corinthians santo andré paulistão
Futebol Brasileirão

Dez anos depois, Corinthians é eliminado na primeira fase do Paulistão

Depois de um início desastroso, com direito a cinco derrotas seguidas, demissão de treinador e até de auxiliar (que chegou a ser interino), o Corinthians foi eliminado na primeira fase do Paulistão 2024. Mesmo vencendo o lanterna e já rebaixado Santo André neste sábado (02) por 3×2, com direito a gol no último minuto, o Timão torcia por tropeços de seus rivais para se manter na briga pela classificação às quartas de final.

A primeira “secada” corintiana deu certo: o Mirassol perdeu por 1×0 para a Portuguesa no Canindé, e deu uma leve esperança ao alvinegro. Porém, a Inter de Limeira venceu o Ituano por 2×0 em casa e acabou com o sonho. Pela primeira vez em dez anos, o Corinthians fica fora da fase decisiva do Campeonato Paulista, do qual é o maior campeão com folga: 30 títulos conquistados.

Em 2014, Corinthians também caiu na fase de grupos

Na ocasião, os quatro grupos tinham cinco times cada, totalizando 20 participantes no estadual. Treinado pelo mesmo Mano Menezes que iniciou o Paulistão de 2024, o Corinthians terminou na terceira colocação de sua chave, atrás de Botafogo-SP e Ituano, que acabou sendo o campeão daquela edição ao vencer o Santos na final após disputa de pênaltis.

Dez anos depois, o cenário foi até pior. Cinco derrotas seguidas depois de começar vencendo o Guarani em Itaquera. Após perder do Novorizontino em casa, Mano foi demitido. Então auxiliar da comissão fixa, Thiago Kosloski seria o interino no clássico diante do Santos. Derrota por 1×0, e mais uma demissão, agora do auxiliar. O presidente Augusto Melo contratou o português António Oliveira, que até conseguiu melhorar o rendimento do time, mas pesou o começo péssimo sob o comando do antecessor.

E pode ficar pior

Para piorar a situação, o Corinthians pode ficar de fora até da Copa do Brasil de 2025. Para garantir vaga, o alvinegro terá quatro meios: terá que vencer a competição de 2024 (já está na segunda fase, onde enfrenta o São Bernardo). Caso não consiga, terá que conquistar o título da Copa Sul-Americana.

Se falhar, terá outras duas chances: se classificar para a Libertadores 2025 via Brasileirão, ou jogar e conquistar a Copa Paulista, torneio que garante vaga na competição nacional e que tem a Portuguesa Santista como atual campeã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *