Yuri Alberto Corinthians
Copa Sul-Americana Futebol

Carlos Miguel brilha e Corinthians vence o Nacional-PAR pela Copa Sul-Americana

Buscando a classificação, o Corinthians viajou até Assunção, no Paraguai, para enfrentar os donos da casa, o Nacional, pela 4ª rodada do grupo F da Copa Sul-Americana, e saiu com a vitória por 2 a 9.

No primeiro tempo, o Nacional ditou o ritmo, pressionando a defesa do Timão, mas sem conseguir abrir o placar. No segundo tempo, foi o Timão quem abriu o marcador com Yuri Alberto, após assistência de Romero. O Nacional tentou responder, mas esbarrou na grande atuação de Carlos Miguel, mostrando por que hoje é considerado pela comissão técnica a melhor opção para o gol corinthiano. O Timão ainda teve um gol anulado por toque de mão de Romero, mas Matheuzinho ampliou a vantagem nos minutos finais.

Tudo igual na etapa inicial

Foi o time paraguaio que tomou as rédeas no primeiro tempo, deixando o Timão em compasso de espera.

Desde o apito inicial, o Nacional-PAR impôs seu ritmo, controlando a posse de bola e tecendo sua teia ao redor da defesa corintiana, que se via enredada em seus movimentos calculados. Os donos da casa deslizavam pela grama como quem dança uma coreografia ensaiada, enquanto o Corinthians parecia descompassado, lutando para encontrar seu espaço.

Aos oito minutos, Meza desferiu dois golpes certeiros, primeiro barrado pela zaga, depois pelas mãos firmes do goleiro Carlos Miguel, que se erguia como um muro impenetrável. Mas a pressão paraguaia não cessava, e aos 21 minutos, Diego Duarte deixou os corações alvinegros aos pulos ao acertar a trave com um chute cruzado, como um aviso silencioso do perigo iminente.

Enquanto o Nacional desfilava suas investidas, o Corinthians buscava se encontrar na partida. Porém, sem muita criatividade, os contra-ataques eram escassos, e a melhor oportunidade surgiu timidamente em uma cobrança de falta de Romero, que parou na barreira paraguaia.

Carlos Miguel fecha o gol e Corinthians aproveita as oportunidades

Corinthians x Nacional-PAR
(Foto: Twitter CONMEBOL Sudamericana)

No segundo tempo, logo nos primeiros minutos, Romero, com sua precisão, cobrou falta colocada no canto direito, buscando abrir o placar na partida. No entanto, Antony Silva, estava atento e realizou uma defesa magistral, espalmando a bola para longe.

Os donos da casa responderam logo em seguida quando Juan Luis Alfaro, com ótima visão de jogo, cobrou lateral para a grande área do Timão, onde a bola sobrou para Diego Duarte. Com um chute rasteiro, porém, Carlos Miguel defendeu o chute e manteve a igualdade no jogo.

O goleiro gigante seguiu salvando o Corinthians em seguida. Quando Diego Duarte recebeu um cruzamento e desviou de cabeça, parecia certo o gol do Nacional, mas o goleiro estava lá para fazer mais uma defesa impressionante. O jogo parecia um duelo entre o ataque do Nacional e a muralha chamada Carlos Miguel.

Se existe uma velha lei que funciona no futebol, é a lei do “quem não faz, toma”. E os donos da casa, após desperdiçar gols no começo do segundo tempo, foram penalizados quando Romero, incansável, recebeu um passe de Matheuzinho e fez um cruzamento perfeito para a cabeceada de Yuri Alberto. O camisa 9 não desperdiçou a chance e, com um toque sutil, deslocou Antony Silva, abrindo o placar para os brasileiros.

A muralha corintiana ainda entrou em ação novamente aos 37 minutos. Após uma jogada ensaiada pela esquerda, o cruzamento perfeito chegou até Juanfer Alfaro, que apareceu livre na grande área. Com precisão, Alfaro cabeceou em direção ao gol, buscando o empate para sua equipe. No entanto, mais uma vez, o goleiro Carlos Miguel se destacou com uma grande defesa.

Com o Nacional buscando desesperadamente o gol de empate, Alan Gómez recebeu a bola fora da área e decidiu arriscar tudo em um chute poderoso. A bola partiu como uma verdadeira bomba em direção ao gol corinthiano. No entanto, mais uma vez, Carlos Miguel esticou-se ao máximo para espalmar a bola para escanteio.

O Timão ainda aumentou sua vantagem quando Yuri Alberto protagonizou uma bela jogada individual pela direita, driblando seus marcadores com habilidade e cruzando com precisão para Romero. O atacante, mesmo caído após dividir com o zagueiro, conseguiu alcançar a bola e finalizar para o gol, porém o VAR identificou um toque na bola com a mão pelo paraguaio.

Nos momentos finais da partida, Tiago Cabalero, do Nacional, foi expulso após chutar as costas de Hugo. Com um jogador a menos, as chances de reação dos paraguaios se tornam ainda mais difíceis, enquanto o Corinthians busca aproveitar a vantagem numérica para consolidar sua vitória.

E foi exatamente isso que aconteceu no apagar das luzes. Com os donos da casa desorganizados e buscando desesperadamente uma última investida, os brasileiros encontraram a oportunidade perfeita para matar a partida. Matheuzinho, aproveitando um passe preciso de Hugo, invadiu a área e, com um chute cruzado de canhota, colocou a bola no fundo das redes, tirando completamente Antony Silva da jogada.

FT: Nacional 0-2 Corinthians

Situação das equipes

O Corinthians alcançou a vice-liderança do Grupo F, somando agora sete pontos. Enquanto isso, no outro embate da rodada, o Racing-URU avançou para o topo com oito pontos ao derrotar o Argentinos Juniors, que agora ocupa o terceiro lugar com seis pontos.

O próximo desafio do Corinthians na Copa Sul-Americana está marcado para a terça-feira da próxima semana (14), contra o Argentinos Juniors, na Neo Química Arena, em partida válida pela quinta rodada da fase de grupos. Antes disso, porém, a equipe volta a campo no sábado (11) para enfrentar o Flamengo, em confronto válido pela sexta rodada do Brasileirão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *