Cuiabá 5x0 Fortaleza, BR 2024
Futebol Brasileirão

Cuiabá atropela Fortaleza e deixa Z-4 do Brasileirão

Um massacre. Foi o que se viu na Arena Pantanal na noite deste domingo (16), na partida entre Cuiabá e Fortaleza, válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O Dourado não teve pena do Tricolor e aplicou um sonoro 5 a 0, com gols de Clayson, Ramon, Jonathan Cafu, Isidro Pitta e Fernando Sobral.

Os mato-grossenses foram superiores durante todo o jogo, e construíram boa parte do placar logo na primeira etapa (4 dos 5 gols), diante de um Fortaleza completamente atordoado e descontrolado. Abaixo você pode conferir um resumo da partida disputada na noite de ontem.

Goleada construída na primeira etapa

A sonora vitória do Cuiabá começou logo aos 2 minutos de jogo: Tomás Cardona falhou, e Jonathan Cafu pressionou, com a bola sobrando para Clayson no lado esquerdo, que só bateu sem chances para o goleiro João Ricardo e abrindo o placar na Arena Pantanal. E aos 4, quase o marcador aumenta, após bate-rebate na área. A bola sobrou para Denílson, que finalizou, porém parou em João Ricardo.

A pressão foi tanta que sete minutos depois, o Dourado ampliou: em cobrança de escanteio curta de Clayson e Denilson, Tinga afastou, mas a bola sobrou para o lateral Ramon, que pegou de primeira e fez um belo gol. Uma das poucas chances do Fortaleza na partida foi aos 15 minutos, em cruzamento de Bruno Pacheco e cabeçada de Brítez, com a bola passando a direita da meta.

Aos 18, Isidro Pitta faz a parede, gira e aciona Clayson que bate rasteiro e obriga João Ricardo a trabalhar para evitar um 3 a 0 com menos de 20 minutos. Aos 21 minutos, o paraguaio saiu em disparada e encontrou Jonathan Cafu livre, mas ele erra finalizando por cima do gol. Sete minutos depois, Yago Pikachu arrisca de fora da área, porém a bola passa longe do gol cuiabano.

Aos 33, Denílson recebe de Jonathan Cafu e serve Max, que bate de chapa no lado esquerdo, mas a bola passa raspando a trave. No minuto 36, depois de pressionar muito, o terceiro gol sai: com uma jogada oriunda do meio-campo, Denílson aciona Jonathan Cafu, que sai cara a cara com João Ricardo. O arqueiro leonino falha, e o camisa 7 mato-grossense aproveita pra fazer 3×0 Cuiabá. Aos 40 do primeiro tempo, o quarto gol quase sai através de Pitta: o paraguaio vê João Ricardo adiantado e tenta encobri-lo, mas o goleiro faz a defesa.

Aos 46 minutos, Renato Kayzer se descontrola, derruba Petit após tentar pegar a bola para uma cobrança rápida de lateral e recebe o cartão vermelho direto. Por reclamação, Brítez, que já tinha o cartão amarelo, também é expulso. Após revisão no VAR, Petit também é expulso sob a justificativa de que ele escondeu a bola. Aos 53, após erro de passe de Tinga, Ramon manda um chutão e encontra Pitta. O paraguaio ganha de Cardona e toca na saída de João Ricardo pra fazer 4×0.

Segundo Tempo

Com o placar dilatado e construído na primeira etapa, o segundo tempo acabou ficando morno e com poucas chances criadas. O Cuiabá chegou ao quinto gol aos 9 minutos do período final, com Fernando Sobral, deslocando o goleiro João Ricardo. Aos 11, Alan Empereur acionou Clayson, que dominou e saiu de frente para o arqueiro do Fortaleza, mas nessa ele conseguiu defender. Aos 40, Filipe Augusto recebeu na entrada da área, limpou o marcador e finalizou, para mais uma boa defesa de João Ricardo, evitando o sexto gol do Dourado. Aos 43, foi a vez de Lucas Fernandes finalizar, e parar no arqueiro leonino.

F.T.: Cuiabá 5-0 Fortaleza

Análise Final – Cuiabá 5×0 Fortaleza

O que se viu, foi um jogo de um time só. O Cuiabá dominou as ações e soube impor o seu jogo, diante de um Fortaleza apático e completamente inerte. Com a derrota, o Tricolor ficou em 12° lugar, com 10 pontos ganhos. Com a vitória, o Dourado ganhou um respiro e saiu do Z-4, indo para 14°, com 7 pontos.

Na próxima quarta-feira (19), o Fortaleza recebe o Grêmio, às 20h, na Arena Castelão. No mesmo dia e horário, o Cuiabá vai ao Estádio do Morumbis enfrentar o São Paulo.

Foto: AssCom Dourado