Borussia Dortmund
Futebol UEFA Champions League

Dortmund faz grande jogo defensivo, vence PSG e vai à final da Champions League

O Borussia Dortmund chegou à sua terceira final da UEFA Champions League após derrotar mais uma vez o Paris Saint-Germain pelo placar de 1 a 0. Mats Hummels, que já tinha feito uma grande partida em Dortmund, foi o autor do gol dos aurinegros em Paris.

Agora, o Borussia Dortmund aguarda o vencedor entre o Bayern de Munique e o Real Madrid, que disputam o segundo jogo da outra semifinal na próxima quarta-feira (8) em Madrid. O primeiro jogo terminou em empate em 2 a 2 em Munique.

O Borussia Dortmund alcançou a final da UEFA Champions League em 1997 quando foi campeão sobre a Juventus, em 2013 quando perdeu para o Bayern de Munique e agora em 2024.

(Foto: Twitter)

PSG domina, mas Dortmund tem as melhores chances

O jogo no Parc des Princes começou com o Paris Saint-Germain dominando, porém, muito nervoso, não conseguia criar chances claras de gol contra o gol defendido por Kobel. Por outro lado, o Borussia Dortmund se defendia bem, com destaque especial para Hummels.

Aos 6 minutos, o PSG teve sua primeira finalização, com Mbappé chutando de primeira, aproveitando um rebote pelo lado esquerdo, mas Kobel defendeu. O Dortmund era perigoso nos contra-ataques, especialmente com Adeyemi. O ponta do Borussia recebeu na entrada da área, finalizou, mas foi bloqueado por Beraldo.

Aos 18 minutos, o Dortmund teve sua primeira grande chance de perigo. Julian Reyerson chutou após receber a bola, mas a bola foi para fora. Aos 30 minutos, Mbappé passou para Gonçalo Guedes, que tocou para Dembélé, o camisa 10 do Paris, finalizou com força, mas a bola saiu.

Aos 34 minutos, Donnarumma salvou o PSG. Julian Brandt iniciou um contra-ataque e passou para Adeyemi, que disparou em velocidade e finalizou na entrada da área, mas Donnarumma defendeu. Aos 44 minutos, Fabian Ruiz chutou de fora da área, mas a bola bateu em Schlotterbeck e foi para escanteio.

Com poucas chances claras de gol criadas por ambos os times, o primeiro tempo terminou em 0 a 0, favorecendo o Borussia Dortmund.

PSG fica na trave e Dortmund se classifica

O PSG teve uma grande chance de perigo logo no início do segundo tempo. Mbappé cruzou, Gonçalo Ramos desviou e a bola sobrou para Zaire-Emery, que chutou, mas a bola acertou a trave e ainda bateu em um jogador do Paris antes de sair.

Aos 50 minutos, gol do Borussia Dortmund! Julian Brandt cobrou escanteio e Hummels subiu sozinho para cabecear e abrir o placar em Paris. Um a zero para o Borussia Dortmund, para desespero do PSG e da torcida no Parc des Princes.

Após o gol do Dortmund, o PSG partiu para cima com tudo. Luis Enrique colocou Lee Kang-in no lugar de Zaire-Emery e Asensio no lugar de Fabián Ruiz. Aos 61 minutos, Nuno Mendes finalizou, mas a bola acertou a trave esquerda de Kobel. Depois disso, Barcola entrou no lugar de Gonçalo Ramos.

Aos 64 minutos, o árbitro quase marcou pênalti de Hummels em Dembélé, mas após revisão, foi marcada apenas falta, que Asensio cobrou mal, acertando Marquinhos. Aos 67 minutos, Terzic substituiu Sancho pelo zagueiro Sule.

Aos 76 minutos, Hummels marcou novamente, porém, estava impedido. O Borussia Dortmund se fechava bem defensivamente e saía bem nos contra-ataques. Mbappé quase empatou após uma rebatida na grande área, mas a bola desviou em Kobel, tocou na trave e saiu.

O Paris Saint-Germain teve outra chance com um chute de Vitinha de fora da área que acertou o travessão e não entrou. Apesar do esforço e das diversas chances criadas, o PSG esbarrou na excelente defesa do Borussia Dortmund e amargou mais uma eliminação na UEFA Champions League.

Festa dos jogadores do Borussia Dortmund que, após o apito final, correram para comemorar com sua torcida presente em peso em Paris. Festa aurinegra no Parc des Princes, o Borussia Dortmund está na final da Liga dos Campeões.

Final: Paris Saint-Germain 0-1 Borussia Dortmund

Análise final

Excelente jogo do Borussia Dortmund, que fez o necessário e dentro do esperado. Defensivamente, foi uma partida quase perfeita dos comandados de Edin Terzic, que marcaram bem e fecharam os espaços para os jogadores do PSG. Hummels foi o grande destaque, mas a trave também salvou o time alemão em diversas ocasiões.

Já o PSG pecou nas finalizações. Foram 6 bolas na trave, considerando os dois jogos, e em ambos o Paris desperdiçou muitas oportunidades de gol. Fica a frustração para o clube, que mais uma vez vê o sonho da primeira “orelhuda” ser adiado. Para piorar, essa possivelmente foi a última noite europeia de Mbappé vestindo as cores do PSG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *