Endrick, Real Madrid
Futebol UEFA Champions League

Endrick dá receita contra críticas no Real Madrid: “Botão do não interessa”

Endrick fez sua primeira partida como titular pelo Real Madrid nesta quarta-feira, na derrota por 1 a 0 para o Lille, em jogo válido pela Champions League. O jovem atacante teve duas boas oportunidades de gol no primeiro tempo, mas não conseguiu marcar. No início da segunda etapa, Endrick recebeu um cartão amarelo e foi substituído pouco tempo depois. Apesar do resultado negativo, ele deixou uma boa impressão com seu desempenho em campo.

— Ele fez bem (o papel dele), tendo uma oportunidade muito clara (de gol). Faltou acertar, mas é jovem e tem qualidade para estar aqui conosco — comentou o técnico Carlo Ancelotti.

Embora tenha evitado as principais cobranças após a derrota, o atacante de 18 anos, Endrick, reconhece que, no futebol de elite, é fundamental estar preparado para lidar tanto com os bons quanto com os maus momentos.

Após o jogo desta quarta-feira, ele compartilhou sua “receita” para enfrentar possíveis críticas: manter a cabeça erguida, focar no trabalho duro e aprender com cada experiência, independentemente do resultado. Essa mentalidade o ajuda a seguir em frente e aprimorar seu desempenho em campo.

— Para ser sincero, não vejo nada. Futebol é isso: pode fazer um gol hoje, e todo mundo exaltar, mas quando você perde, te jogam lá para baixo. Isso aconteceu comigo, muito tempo, quando estava no Palmeiras. Aprendi a não ver. Aperto aquele botãozinho do “não interessa”. Só sigo os conselhos do meu treinador e dos meus companheiros. Isso que é importante. O que vem de fora, nada me importa — disse Endrick em entrevista à “TNT Sports”.

Apesar da derrota e da fraca atuação coletiva do Real Madrid, os principais jornais esportivos da capital espanhola elogiaram Endrick. O “Marca” destacou sua disposição em disputar cada jogada, ressaltando sua força física e afirmando: “Não dá uma bola por perdida”. Já o “As” observou que, embora o jovem brasileiro tenha trazido “brilho e dinamismo” ao ataque do Real, faltou um pouco de astúcia nas conclusões das jogadas mais perigosas: “Faltou picardia”.

O ex-atacante do Palmeiras expressou sua gratidão ao técnico Carlo Ancelotti por confiar nele, afirmando que está “aprendendo muito” sob a orientação do italiano.

— O Ancelotti sempre me chama para conversar, fala o quanto é importante eu estar aqui. Estou aprendendo com os demais, estou feliz de estar aqui. Ele pede para eu jogar tranquilo, ser feliz, e nessa partida não foi diferente. Quando eu soube que ia jogar, ele me falou para eu ficar tranquilo, fazer meu jogo. Creio que estou feliz de estar treinando com o Ancelotti, que é um grande treinador, como todos sabem. Fico feliz de estar aprendendo muito com ele.

Endrick e Seleção Brasileira

Endrick foi convocado para mais uma rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, onde o Brasil enfrentará Chile e Peru. Com 11 jogos e três gols marcados pela seleção brasileira até agora, o atacante espera contribuir para que a equipe se recupere na competição. Sob o comando do técnico Dorival Júnior, a seleção brasileira ocupa atualmente a quinta posição nas Eliminatórias, com dez pontos conquistados em oito partidas.

— Fico feliz de estar sendo convocado, tem vários jogadores excelentes, vários que foram pela primeira vez ou agora de novo. A gente espera sempre ajudar o Brasil, e vamos buscar ganhar as duas partidas.