f1 austin gp sprint race shootout results v0 0YpPA0WbdZCukRFgxmb9ZnydxVr 36K UwIOZ2ikk14.jpg
Automobilismo Fórmula 1

Equipes de F1 apoiam ajustes no fim de semana da corrida Sprint

O chefe da Ferrari, tradicional equipe equipe de F1, Frederic Vasseur, apoiou uma mudança importante no regulamento para os finais de semana de corrida Sprint na Fórmula 1.

Charles Leclerc foi expulso do Grande Prêmio dos Estados Unidos junto com Lewis Hamilton por desgaste excessivo dos blocos de derrapagem, causado pelo acidentado Circuito das Américas.

O Parc Ferme limita a quantidade de vezes que as equipes podem alterar suas configurações entre as sessões e, se uma equipe decidir fazer alguma alteração, deverá partir do pit lane.

Tanto a Ferrari quanto a Mercedes apostaram depois de perceberem o problema após a única sessão de treinos livres de sexta-feira, optando por não fazerem mais alterações na configuração.

A FIA apontou este como um dos principais fatores que levaram à violação das regras técnicas, resultando na desclassificação de Hamilton e Leclerc.

Ferrari quer que a F1 flexibilize as regras

Com os toques de recolher limitando o tempo que as equipes podem trabalhar nos carros, para os quais recebem duas isenções em 2024, e um limite de custos introduzido em 2021, existe agora a possibilidade de flexibilizar algumas das regras em torno do Parc Ferme.

Vasseur apoiaria um ajuste no conjunto de regras para os finais de semana de corrida de Sprint, em grande parte devido à quantidade de tempo que eles têm para trabalhar nos carros antes de serem enviados para a qualificação.

“Posso dizer que estou muito feliz por bloquear o Parc Ferme quando fui desclassificado em Austin”, disse ele à mídia.

“O problema é que você tem apenas o TL1 para fazer a configuração do carro, para o resfriamento, para a altura do passeio. Às vezes, no TL1, se você tiver um pequeno problema ou mesmo se os pilotos não estiverem seguindo a linha que seguirão mais tarde, o fim de semana se torna muito difícil e você fica cego.”, explicou.

“É uma boa ideia abrir o Parc Ferme, mas talvez possamos discutir sobre qual parâmetro será aberto. Mas pelo menos para resfriamento e altura de rodagem, é a decisão certa fazê-lo.”, concluiu o ferrarista.

Aston Martin: F1 precisa de ajustes no Sprint

O Diretor de Desempenho da Aston Martin, Tom McCullough, acha que deveria haver alguma flexibilidade para as equipes adaptarem seus carros às mudanças nas condições.

“É uma questão de evoluir as regras para alcançar o que todos nós estamos tentando alcançar. Permitimos que certas coisas sejam alteradas. Você pode mudar o material dos freios, pode fazer várias coisas”, disse McCullough.

“Obviamente, não podemos mudar as derrapagens e a prancha do carro, portanto, é preciso tomar algumas decisões sobre corridas muito limitadas muito cedo.”, seguiu.

“Há coisas como os efeitos climáticos que, um vento contrário a um vento favorável e uma grande reta podem influenciar isso e prever isso com três dias de antecedência é difícil.”, explicou.

“Portanto, acho que ajustes nos regulamentos são sempre bem-vindos do lado da engenharia, mas não acho que devemos nos livrar disso”., finalizou o diretor da equipe britânica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *