Espanha
Eurocopa Futebol

Espanha faz grande primeiro tempo e goleia a Croácia na estreia pela Eurocopa

No Estádio Olímpico de Berlim, a Espanha, tricampeã europeia, goleou a Croácia de Luka Modric e Kovacic por 3 a 0 em suas estreias na Eurocopa. Com gols de Morata, Fabián Ruiz e Carvajal, a la roja construiu sua vitória ainda no primeiro tempo e praticamente só a administrou na segunda etapa.

Fabián Ruiz foi o grande destaque, sendo autor de uma linda assistência para o gol de Morata e também de um lindo gol, o segundo da Espanha. Pelo lado croata, Kovacic foi o melhor em campo, sendo o jogador que conduzia o ataque.

Após vencer na primeira rodada, a Espanha pega a Itália no próximo dia 20 de junho em Gelsenkichen na Veltis-Arena. Já a Croácia terá a Albânia, um dia antes, em Hamburgo.

 

Espanha constrói vitória na primeira etapa

A primeira etapa começou com a Espanha jogando melhor. O time de De La Fuente, pressionava muito a saída de bola croata, e recuperava rápido a posse após a perda. Com isso, os espanhóis conseguiam manter o jogo concentrado no seu campo ofensivo, mas criavam poucas chances de gols. Mesmo assim, a Espanha se mostrava muito perigosa, principalmente pelas pontas, com Nico Williams e Lamine Yamal.

Após a pressão inicial da Espanha, a Croácia aos poucos conseguia respirar e com o passar do tempo foi ficando mais com a bola, trocando passes e tendo em Modric e Kovacic, os principais regentes do time. A Croácia foi desacelerando o jogo com passes e deixando a partida mais ao seu gosto, dominando com uma posse de bola mais defensiva.

Mas aos 29 minutos de jogo, a Espanha abriu o placar. Fabián Ruiz achou um belo passe para Álvaro Morata e que na cara do goleiro Livakovic não desperdiçou. Um a zero para a La Furia em Berlim. E o segundo tento não demorou muito para sair, Fabián Ruiz, recebeu de Pedri e tirou Modric para dançar, e em seguida finalizar sem chances para Livakovic! Dois a zero Espanha, que após o gol passou a ser melhor na partida.

A Croácia quase diminuiu o prejuízo em um lance em que a bola passou por toda extensão da grande área, Kramaric finalizou e por muito pouco a bola não entrou. Mas a Espanha foi mais esperta e fez o terceiro no último lance do primeiro tempo, Lamine Yamal cruzou e Carvajal aproveitou a falha da zaga croata para fazer o terceiro gol. Três a zero para a Espanha.

 

Espanha administra no segundo tempo

A seleção espanhola praticamente só administrou a goleada na segunda etapa. E mesmo assim, logo nos primeiros minutos, quase fez o quarto gol. Pedri fez lindo passe para Lamine Yamal que chutou, mas Livakovic fez uma grande defesa. Essa foi praticamente a única grande chance de perigo dos espanhóis na segunda etapa, que foi mais utilizada por De La Fuente para rodar seu time.

Morata saiu com principio de lesão e deu lugar a Oyarzabal, Pedri deixou o campo para entrada de Dani Olmo e Nico Williams saiu para entrada de Mikel Merino. Pelo lado croata, Kovacic, Modric e Kramaric sairam para os lugares de Sucic, Pasalic e Bruno Petkovic. Com o jogo mais cadenciado e menos intenso, os dois técnicos passaram a rodar seus elencos.

O grande lance polêmico do segundo tempo, foi após aos 30 da segunda etapa. Unai Simon errou um passe na grande área e Petkovic ficou em ótimas condições de fazer o gol, mas foi empurrado por Rodri, que por sorte, só levou o amarelo. Penalidade marcada e o próprio Petkovic cobrou, mas Unai Simon defendeu, porém no rebote, Petkovic fez o gol. Entretanto, o VAR anulou ao dar invasão de campo na cobrança do pênalti.

Ao final da partida o placar se manteve no 3 a 0 para Espanha. O bom e jovem time espanhol faz uma boa estreia na Eurocopa e larga muito bem no grupo B.

Final de jogo: Espanha 3 – 0 Croácia 

(Foto: Kacper Pempel/Reuters)