portugal eslovenia eurocopa
Futebol Eurocopa

Eurocopa: Portugal vence Eslovênia com brilho de Diogo Costa nos pênaltis e avança às quartas

Em duelo pelas oitavas de final da Eurocopa, Portugal derrotou a Eslovênia com atuação inspirada do goleiro Diogo Costa, após três pênaltis defendidos, na tarde desta segunda-feira (01), na Frankfurt Arena, após o empate sem gols no tempo normal e prorrogação.

Durante o jogo, os portugueses dominaram as ações, porém em alguns momentos pecaram bastante na variação das jogadas, usando e abusando das bolas alçadas na área (ao todo, 39 cruzamentos). Em outros momentos, os lusitanos deixaram os eslovenos “gostar do jogo”, dando brecha para investidas. Confira abaixo um resumo da classificação portuguesa.

Portugal investiu pesado em cruzamentos no primeiro tempo

Logo aos 3 minutos, Bruno Fernandes cruza da ponta-direita, a bola cai nos pés de Cristiano Ronaldo, que acionaria Rafael Leão, porém Drkusic apareceu para interceptar. Quatro minutos mais tarde, o próprio Rafael Leão recuperou a bola no ataque e acionou o camisa 7 português, mas ele dominou mal e a perdeu. Aos 31, mais uma jogada similar a muitas tentativas portuguesas na partida: João Cancelo faz bela jogada na direita e aciona Cristiano Ronaldo, mas ele cabeceia fraco e facilita a vida de Jan Oblak. Aos 47, uma exceção em meio ao chuveirinho: Rafael Leão desce pela esquerda, ingressa na área e rola para João Palhinha, que finaliza e acerta a trave.

Segundo tempo

No primeiro minuto da etapa final, João Cancelo desce pela direita e cruza no meio da área. A defesa eslovena rebate e a bola sobra pra Bernardo Silva, que chuta por cima do gol. A primeira chance da Eslovênia aconteceu aos 16 minutos: Sesko saiu em velocidade e finalizou da entrada da área, porém pegou mal demais e desperdiçou. Aos 44, Diogo Jota faz belo passe e acha Cristiano Ronaldo, que acaba chutando em cima de Oblak.

O drama da prorrogação

Aos 5 da etapa inicial, a defesa de Portugal rebateu mal e a bola sobrou pra Stankovic, que finalizou de primeira e mandou pra fora. Aos 12, Diogo Jota fez fila e trombou com a defesa eslovena, e o árbitro marcou a penalidade máxima. Cristiano Ronaldo cobrou e Jan Oblak caiu no canto esquerdo para defender.

Posteriormente, CR7 chorou copiosamente depois da penalidade perdida. Vale salientar que ele ainda não balançou as redes nesta Eurocopa. Aos 5 da etapa final, o técnico Matjaz Kek é expulso na Eslovênia. Quatro minutos depois, Pepe falha de maneira bisonha e Sesko sai cara a cara, mas para em Diogo Costa.

Nos pênaltis, brilhou a estrela de Diogo Costa

A Eslovênia perdeu os três penais que cobrou, sendo eles batidos por Ilicic, Balkovec e Verbic, todos eles defendidos por Diogo Costa. Pelo lado português, Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva converteram, dando a vaga nas quartas a equipe de Roberto Martínez.

Final: Portugal 0x0 Eslovênia (3×0 nos pênaltis)

Com a vaga conquistada de modo dramática, Portugal terá um confronto difícil e paralelo a isso, uma reedição de uma final de Euro ainda nas quartas: a França. O duelo entre portugueses e franceses será na próxima sexta-feira (05), no Volkspark, às 16h.

(Foto: Getty Images)