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Automobilismo Fórmula 1

FIA: executivos importantes para o Pacto de Concórdia deixam a entidade

O diretor de governança e regulamentação da FIA, Pierre Ketterer, e o chefe de assuntos jurídicos comerciais, Edward Floydd, que vinham participando das negociações do acordo de concórdia em nome da FIA, deixaram a entidade nesta terça-feira (6). Ketterer, que assumirá uma nova função no Comitê Olímpico Internacional, estava na entidade máxima do automobilismo desde 2010.

Pierre é considerado um dos principais intervenientes jurídicos da organização, representando-a em casos disciplinares tanto na F1 como em todo o espectro mais amplo dos esportes, bem como em questões externas. Ele também esteve fortemente envolvido em questões de conformidade.

Sob o comando de Jean Todt, ele liderou as negociações paralelas da FIA para o atual Pacto de Concórdia que vigora até 2026, criou as regras judiciais e disciplinares da FIA em 2011 e foi peça-chave no desenvolvimento do código de conduta que permitiu a retomada da categoria em 2020 após a pausa devido à Covid-19.

Sua saída foi confirmada às equipes em uma reunião realizada nesta segunda-feira (05) em Londres, na Inglaterra.

“Sentirei falta de Pierre pessoalmente e profissionalmente”, disse o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, em entrevista. “Conheço-o há 14 anos, muito antes de ser presidente da FIA. Sempre o achei meticuloso em seu comportamento ao servir à federação e aos nossos membros.

“Ele era uma figura proeminente e respeitada em nossa organização. Gostaria de agradecer pela sua contribuição e pelo seu profissionalismo conosco nesses anos. Estou confiante de que, com a equipe que Pierre montou, os assuntos regulatórios da FIA estão em boas mãos.

“Ele decidiu levar sua carreira para uma nova direção após anos de serviços e desejo felicidade em sua nova função.”

“Sou apaixonado por esportes e ingressar no COI é uma espécie de sonho”, disse Ketterer em entrevista. “Passei 14 anos na FIA e queria buscar novos desafios em outra organização. Queria muito continuar no esporte. É um momento triste para mim, pois estou muito triste de deixar o esporte a motor e deixar vários amigos que fiz nesses anos. Tenho uma relação muito importante com o presidente, sei que é difícil ganhar a sua confiança e passamos bons momentos nos últimos dois anos.”

Edward Floydd também deixa a FIA

Floydd foi o principal consultor jurídico civil e comercial da FIA e foi o principal negociador e consultor para acordos de promotores de campeonatos, também envolvido no Pacto de Concórdia. Ketterer e Floydd são mais dois membros que deixaram a FIA nos últimos meses por razões não relacionadas à categoria, uma lista que inclui o ex-diretor esportivo Steve Nielsen e o diretor técnico Tim Goss.

Goss foi recentemente nomeado como diretor técnico da equipe Red Bull, onde se juntará a outra ex-gerente técnica da Formula E, Alessandra Ciliberti, que se tornou gerente de design da equipe Faenza. Deborah Mayer, que foi presidente da comissão feminina no automobilismo, optou por não renovar seu contrato ao final do ano passado.

Vários outros membros menos importantes da F1 também saíram, mas a FIA também está contratando enquanto passa por uma reestruturação sob o comando de Ben Sulayem. Como parte desse processo, criou um novo cargo de diretor jurídico e recentemente nomeou Paul O’Dowd, que anteriormente era conselheiro geral do grupo McLaren Applied, empresa que utiliza a tecnologia da F1 da equipe irmã em outras áreas.

“A FIA passou por uma transformação em grande escala nos últimos 12 meses, criando 10 novos departamentos e reestruturando a federação para estar mais adequada ao propósito do futuro.

Embora existam pessoas que partem em busca de outras oportunidades, também recebemos com satisfação novas adições, como três novas contratações para a equipe de gestão nos últimos meses. Nomeamos um novo diretor jurídico, diretor comercial e diretor sênior de sustentabilidade e EDI [Igualdade, diversidade e inclusão]. Também adicionamos vários funcionários importantes no esporte e na mobilidade.”

(Foto: Divulgação/FIA)

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