Lando Norris Miami
Automobilismo Fórmula 1

Lando Norris aproveita Safety Car e garante primeira vitória da carreira em Miami

O impossível aconteceu, meu Deus do céu! Neste domingo (5), foi realizado o GP de Miami de Fórmula 1, e, de forma surpreendente, o vencedor foi Lando Norris, da McLaren. Norris se aproveitou de um Safety Car no meio da corrida e dos problemas vividos pela Red Bull de Max Verstappen para garantir a primeira vitória de sua carreira na F1.

Em mais uma corrida que parecia desenhada para Verstappen, um incidente envolvendo Logan Sargeant e Kevin Magnussen trouxe um Safety Car para a pista, dando a liderança para Norris, que esticou o seu primeiro stint. Desde então, o britânico nunca olhou para trás, espantando os “fantasmas” do GP da Rússia de 2021 e vencendo a primeira em Miami.

A Red Bull teve um desempenho abaixo do esperado na corrida, e, desde o começo, viu Verstappen reclamar bastante. No entanto, o holandês garantiu a segunda colocação, com Charles Leclerc levando a sua Ferrari azul para a terceira posição.

(Foto: Twitter Fórmula 1)

Mais do mesmo no começo da prova

A largada trouxe um pouco de emoção quando Sergio Pérez perdeu o ponto de frenagem e quase colidiu com Verstappen, que estava na liderança. O holandês continuou a sua caminhada tranquila para a vitória em Miami, enquanto Carlos Sainz, Oscar Piastri e Leclerc brigavam por posições no pódio. Enquanto isso, Norris estava preso atrás de Pérez, numa disputa pela quarta colocação.

Enquanto Piastri mantinha as suas chances de vitória intactas ao manter as duas Ferraris atrás dele, com uma pressão quase insuportável de Leclerc, Norris buscava atacar Pérez, o que afetou um pouco os seus pneus. No entanto, quando todos eles pararam nos boxes, apenas o britânico continuou na pista, significando que ele assumiria a liderança naquele momento.

Tudo parecia andar nos conformes até que, na volta 28, Sargeant e Magnussen colidiram, causando o fim da corrida da casa para o estadunidense e gerando mais punições para o dinamarquês. Norris conseguiu parar nos boxes e fazer a sua troca com uma perda de tempo menor, o mantendo na liderança na frente de Verstappen e Leclerc com pneus mais novos.

Seguro, Norris navega para a vitória

Lando Norris
(Foto: Twitter McLaren)

Quando o Safety Car saiu da pista na volta 32, Norris recebeu um ataque imediato de Verstappen, mas conseguiu se manter na liderança. Enquanto isso, a briga no pódio ficou ainda mais intensa, com Leclerc tendo que segurar Sainz e Piastri por algumas voltas. Mais rápido e com pneus mais novos, o britânico conseguiu acabar com a ameaça do “Super Max”, abrindo vantagem na ponta.

Brigando pela quarta colocação, Sainz e Piastri entraram em um pequeno desentendimento quando o espanhol achou que uma manobra de defesa do garoto australiano deveria ter sido punida, mas não foi. Algumas voltas depois, Sainz fez uma arriscada ultrapassagem, gerando um toque entre os dois e causando danos no carro de Piastri, que teve que parar nos boxes.

Indo para o final da prova, as posições de ponta estavam praticamente decididas, com Norris aumentando a sua vantagem em relação a Verstappen a cada volta. Sem muitos problemas e com uma pilotagem segura, o britânico segurou a emoção e, dessa vez sem sustos, garantiu a sua primeira vitória na Fórmula 1, seguido por Max e Leclerc, fechando o pódio.

A quarta posição ficou com Sainz, que não foi punido pela manobra em Piastri, enquanto Pérez, se livrando das emoções, ficou em quinto. Lewis Hamilton reclamou bastante do carro, mas conseguiu ficar com uma sexta posição para a Mercedes, seguido por um ótimo Yuki Tsunoda, que completou um final de semana muito consistente com uma sétima colocação.

Fechando o top 10, nõs tivemos a outra Mercedes guiada por George Russell, que ficou com a oitava posição, seguido por Fernando Alonso com um batalhado nono lugar. Esteban Ocon conseguiu o primeiro ponto da temporada para a Alpine, terminando em décimo.

Confira o resultado final do GP de Miami:

  1. Lando Norris (McLaren)
  2. Max Verstappen (Red Bull)
  3. Charles Leclerc (Ferrari)
  4. Carlos Sainz (Ferrari)
  5. Sergio Pérez (Red Bull)
  6. Lewis Hamilton (Mercedes)
  7. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
  8. George Russell (Mercedes)
  9. Fernando Alonso (Aston Martin)
  10. Esteban Ocon (Alpine)
  11. Nico Hulkenberg (Haas)
  12. Pierre Gasly (Alpine)
  13. Oscar Piastri (McLaren)
  14. Zhou Guanyu (Kick Sauber)
  15. Daniel Ricciardo (Racing Bulls)
  16. Valtteri Bottas (Kick Sauber)
  17. Lance Stroll (Aston Martin)
  18. Kevin Magnussen (Haas)
  19. Alex Albon (Williams)
  • DNF – Logan Sargeant (Williams)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *