Fórmula 1 Madri
Automobilismo Fórmula 1

Fórmula 1 vai realizar corrida em Madri a partir de 2026

A Fórmula 1 anunciou, na manhã desta terça-feira (23), uma nova corrida. Após muitas especulações, a categoria finalmente anunciou a realização do GP da Espanha em Madri a partir da temporada 2026, substituindo o atual e tradicional circuito da Catalunha.

O circuito de Madri, segundo informações divulgadas pela Fórmula 1, será um misto de uma corrida de rua com um circuito comum, que será construído numa área ao redor do prédio da IFEMA, um centro de exposições muito famoso no país. O layout do circuito possui 5.474 km, e tem um tempo médio de volta estimado em 1:32:04 com os carros atuais, que não serão utilizados em 2026.

O GP da Espanha tem sido realizado na Catalunha desde 1991, mas vinha sendo ameaçado de sair do calendário nos últimos anos. O tradicional traçado “venceu” uma disputa contra o circuito de Paul Ricard, na França, para ficar na Fórmula 1 no ano passado, mas perdeu espaço para 2026. No entanto, segundo informações, os organizadores do circuito ainda estão em discussões com a F1, e a realização de duas corridas na Espanha não está descartada.

Por muito tempo, a Fórmula 1 se acostumou a realizar duas corridas no mesmo país, e isso já aconteceu na Espanha, quando 0 GP da Europa acontecia nas ruas de Valencia e o GP da Espanha era na Catalunha. Hoje em dia, os únicos dois países que têm pelo menos duas provas são os Estados Unidos (Austin, Miami e Las Vegas) e a Itália (Monza e Imola).

A história do GP da Espanha na Fórmula 1

A adição de Madri no calendário significa que o GP da Espanha vai para o seu sexto circuito na história. A categoria chegou no circuito em 1951, com o circuito de rua de Pedralbes, em Barcelona. Depois disso, a Fórmula 1 veio para Madri pela primeira vez, no circuito de Jarama, além de ter uma tentativa falha no perigoso traçado de rua em Montjuic, que não durou muito.

Depois de um hiato de corridas na Espanha, a Fórmula 1 retornou para lá nos anos 80, com a chegada do circuito de Jerez de la Frontera, um dos traçados mais desafiadores da história, antes de chegar na Catalunha de vez a partir de 1993.

(Foto: Divulgação/Fórmula 1)

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