Nova regra para marcação de pênalti no Futebol Brasileiro
Futebol Brasileirão Copa do Brasil

Brasileirão 2024: Futebol Brasileiro passa por alterações na regra de pênalti; confira mudanças

O futebol brasileiro terá nova regra para marcações de pênalti em lances de toque na mão. A mudança promovida pela International Football Association Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras da modalidade mundialmente, será colocada em prática a partir do Campeonato Brasileiro, que inicia neste sábado (13).

Durante reunião da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, realizada na última terça-feira (09), árbitros de todo o país receberam instruções sobre a nova regra, a ser aplicada a partir do Brasileirão e de outras competições que estão prestes a iniciar ou em andamento. A partir de agora, o jogador de defesa que impedir o ataque adversário dentro da área com a mão, mas de forma involuntária, não será advertido com o cartão. Além dessa nova orientação, o defensor que impedir uma clara chance de gol dentro da área com as mãos, será advertido com um cartão amarelo.

A IFAB também traz mudanças sobre a invasão de área no momento da cobrança da penalidade máxima. Nenhum companheiro de equipe do jogador que estiver cobrando o pênalti poderá invadir a área para ter vantagem no lance de ataque. Caso haja invasão, será marcado um tiro livre indireto. Caso a invasão interfira no goleiro e seja marcado um gol, a cobrança será refeita. No caso da defesa adversária, caso invada a área durante o pênalti, a cobrança também será repetida.

Quando as alterações da regra entram em vigor no Futebol Brasileiro?

De acordo com a IFAB, as alterações da regra estão previstas para iniciar em julho, porém, com o início de várias competições no calendário do futebol brasileiro neste mês de abril, como as quatro divisões do campeonato nacional masculino, poderá ser antecipada. As medidas entram em vigor a partir deste sábado (13), quando começa o Brasileirão da Série A, e entrarão em vigor também nas competições já em andamento, a partir da próxima fase em disputa.

Anderson Daronco, árbitro da CBF
O árbitro Anderson Daronco, um dos juízes mais atuantes no futebol brasileiro dos últimos anos. Foto: Wagner Meier/Getty Images
Campeonatos a receberem as alterações em andamento:

As competições da CBF a receberem as alterações da regra já em andamento são as seguintes: Copa do Brasil – 3ª Fase; Copa do Nordeste – Semifinal; Copa Verde – Final; Feminino A1 – 2ª Fase; Brasileirão Sub-20 – 2ª Fase; Brasileirão Feminino Sub-20 – 2ª Fase; e Copa do Brasil Sub-17 – Semifinal. Os jogos em sistema mata-mata dos torneios citados acima, serão utilizados como laboratório para a IFAB.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *