Luís Castro - Grêmio
Futebol Copa Sul-Americana

Grêmio novamente tem atuação ruim em casa, e Luís Castro parece perdido

Na noite de terça-feira (27), o Grêmio teve um empate decepcionante com o Montevideo City Torque, por 2 a 2, na Arena, em jogo válido pela sexta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Com o resultado, o Imortal ficou na segunda posição do Grupo F, sendo obrigado a disputar os playoffs do torneio continental.

No entanto, mais do que estragar os planos do Grêmio, a partida também deixou exposto o quanto o técnico Luís Castro segue perdido no comando do Tricolor. Desta forma, a situação é bastante preocupante, enquanto a equipe segue sob forte ameaça no Campeonato Brasileiro.

Grêmio segue sendo um time inconfiável

O Grêmio dependia apenas de si para garantir a liderança do Grupo F da Copa Sul-Americana. Jogando em casa, o time gaúcho precisava de uma vitória simples para ultrapassar o Montevideo City Torque. No entanto, a equipe foi incapaz de conquistar o resultado necessário.

Após ter perdido para o time uruguaio no primeiro turno do grupo, o Imortal tropeçou novamente diante de uma equipe de menor expressão. Desta forma, podemos concluir que o City Torque mereceu a classificação através da primeira posição da chave, o que diz muito sobre o momento atual vivido pelo Grêmio. Afinal, o time não deveria apresentar dificuldades para superar os concorrentes em um grupo considerado fraco.

E, neste cenário, o jogo na Arena serviu para gerar ainda mais preocupações na torcida gremista. Mais uma vez, o desempenho foi decepcionante, e o Imortal passou boa parte da partida perdido em campo, como se não soubesse o que fazer para buscar o resultado necessário.

É verdade que o Tricolor sofreu apenas uma derrota, para o Flamengo, nos últimos 11 jogos. Assim como também é verdade o fato de o time ter deixado a zona de rebaixamento na última rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, o resultado contra o Torque volta a deixar claro que não existe nenhuma certeza de que o clube está voltando aos trilhos.

Embora tenha apresentado uma evolução notória em partidas recentes, como nos duelos contra Bahia e Santos, o Grêmio segue sendo uma equipe inconfiável e muito instável. Neste caso, o técnico Luís Castro aparece como um dos grandes responsáveis pelo momento de instabilidade total.

Grêmio não tem uma proposta definida com Luís Castro

Castro ainda não definiu uma equipe titular, mudando a formação com frequência a cada partida. Além disso, o Imortal sequer tem um esquema para chamar de seu. Alternando táticas e escalações, o treinador português demonstra falta de convicção. E, neste cenário, é muito evidente o quanto o time gaúcho está sendo prejudicado pela ausência de uma proposta definida.

Desde o começo da temporada, o Grêmio parece não saber como jogar. Não é possível identificar um padrão, seja para atacar ou para defender, o que faz com que até mesmo grande parte dos bons resultados pareçam mais obra do acaso do que frutos de um trabalho consolidado.

Na partida contra o Montevideo City Torque, a falta de convicção voltou a aparecer. Por exemplo, Luís Castro optou por começar o jogo com Martin Braithwaite atuando atrás de Carlos Vinicius, ocupando a posição que normalmente seria de Gabriel Mec, que ficou no banco.

No segundo tempo, o treinador resolveu colocar o garoto em campo e viu o desempenho ofensivo do Grêmio melhorar de forma considerável. Sendo assim, a partida trouxe a comprovação de que a opção inicial havia sido completamente equivocada.

O grande problema para o Imortal é que a falta de convicção de Luís Castro não se resume a um nome ou posição. O Tricolor alterna constantemente em todos os setores do campo. Em um momento no qual o time têm grandes dificuldades para implementar qualquer estilo de jogo, trocar de esquema e de nomes a todo instante parece ser justamente um dos maiores fatores que impedem o clube de encontrar sua identidade.

No sábado (30), o Imortal recebe o Corinthians, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neste momento, Tricolor e Timão possuem 21 pontos, com o Grêmio levando vantagem nos critérios de desempate. 

No entanto, em campo, a equipe de Diniz parece mais organizada e certamente entende muito mais as filosofias do seu treinador, já que elas estão claras para o grupo. Neste cenário, com apenas três pontos de vantagem sobre o Z4, o Grêmio vê pela frente um desafio enorme enquanto tenta chegar à parada para a Copa do Mundo o menos pressionado possível.

Créditos da foto de capa: Lucas Uebel/Grêmio.