Paulistão quartas de final
Futebol

Guia do Paulistão 2024: expectativas para o maior estadual do Brasil

Os estaduais voltam a rolar em 2024 e não é novidade nenhuma a enorme chance para todas equipes testarem elencos, garantirem vagas em Copa do Brasil 2025, ajustarem suas ideias e verem jogadores surgindo para os grandes palcos do futebol nacional. No estado de São Paulo não é diferente, e a partir deste sábado, dia 20, a bola vai rolar para o Paulistão desta temporada.
Além da busca pelo titulo, o grande prestígio referente ao estadual mais difícil do Brasil, por conta de tantas equipes presentes nas séries A,B, C e D do campeonato brasileiro estarem presentes, é de muita importância para os clubes e jogadores.
Com 4 grupos de 4 times na primeira fase, os dois melhores em cada grupo avançam para as quartas, onde o tradicional mata-mata determina o campeão ao final da disputa. A seguir vamos analisar as possibilidades de cada equipe no estadual de 2024.

Confira o Guia Playmaker Brasil do Paulistão 2024:

Grupo A

Fábio Carille Santos
Fábio Carille, novo técnico do Santos – Foto: Divulgação/Santos FC
Ituano
O galo de Itu fez uma temporada excelente no paulista de 2023, mas com a venda de vários jogadores importantes após o campeonato estadual, oscilou na série B e lutou apenas pela manutenção na segunda divisão nacional. O que ajuda no momento é um grupo teoricamente mais fraco, em que até o clube grande (Santos) não vive grande fase. Detalhe curioso é que o time apostou na contratação do ex-grêmio Jean Pyerre, que após ter tido câncer e anunciado o fim da carreira, está de volta para buscar o brilho que um dia demonstrou em Porto Alegre.
Expectativa: classificação para as quartas
Portuguesa
Com um calendário curto na temporada e um orçamento bem abaixo de outras equipes do interior que estão se consolidando, a tradicional Lusa do Canindé pode sofrer no estadual. Após escapar milagrosamente do rebaixamento na última rodada do campeonato de 2023, a equipe aposta no experiente Gilson Kleina como treinador para evitar nova descida para a segundona estadual.
Expectativa: briga contra o rebaixamento
Santo André
A tradicional equipe do ABC paulista vive situação semelhante à Portuguesa em relação ao calendário e orçamento. A equipe de Fernando Marchiori terá um campeonato complicado no ano de 2024 para se manter na elite do paulista. A equipe vê seus concorrentes subirem de nível com o passar dos anos e não tem tido um crescimento da mesma forma, e terá de surpreender para conseguir algo positivo.
Expectativa: briga contra o rebaixamento
Santos
O momento do peixe é de reconstrução. A histórica e dura queda pra a série B em um ano 2023 terrível já ficou para trás. O time tem novo presidente, Marcelo Teixeira, que teve glórias no passado no comando do alvinegro praiano, contratou Fábio Carille para iniciar um novo projeto, e reformulou seu elenco de forma drástica, deixando sair Marcos Leonardo, Soteldo, Jean Lucas entre os mais badalados, e buscando jogadores como Diego Pituca, Gil, Giuliano, William Bigode, Rômulo Otero, Casares e Guilherme.
Um elenco recheado de jogadores experientes para a série B que terá um teste no paulista e também tentará se redimir com seu torcedor já no estadual, garantindo uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem, algo antes tido como simples, mas que escapou do clube na última temporada, culminando no time fora da Copa do Brasil 2024.
Expectativa: chegar até a semifinal

Grupo B

Abel Ferreira Palmeiras
Abel Ferreira e Leila Pereira após o título brasileiro – Foto: Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras
Guarani
Em um “grupo da morte”, com os dois últimso finalistas do torneio, bem estruturados e um rival histórico em sua chave, o Bugre de Campinas vem de bons resultados recentes, estável no estadual e brigando na parte de cima da tabela da série B, o Guarani vai tentar fazer bonito com Umberto Louzer como treinador e Régis, meia-atacante, como grande nome dentro de campo, trazendo bons números da segundona nacional para levar a equipe de campinas para a próxima fase.
Expectativa: brigar pela classificação às quartas
Palmeiras
O alviverde dispensa apresentações. A equipe de Abel Ferreira, atual campeã estadual e nacional, tenta o tri campeonato, com um elenco recheado de ótimos jogadores e sempre brigando pela melhor campanha, o Palmeiras vem para 2024 ainda mais embalado, com as contratações de Bruno Rodrigues e Caio Paulista, mostrando que poderá ser mais um grande ano não apenas no estadual.
Expectativa: título
Ponte Preta
Após anos em melhor situação que seu principal rival, o Guarani, a Macaca Querida caiu em 2022 para a segunda divisão estadual e oscilou na última temporada. Fez ótima campanha na A2, conquistando o título e retornando ao primeiro escalão paulista, mas penou na série B se salvando nas últimas rodadas.
O ínicio do ano será um bom termômetro para a equipe nessa temporada. Nomes como Elvis e Éverton (ex-Flamengo, São Paulo e Grêmio) são a esperança do time para o Paulistão.
Expectativa: brigar pela classificação às quartas
Água Santa
Após ser a grata surpresa do último estadual, tornando-se vice-campeão paulista, a equipe de Diadema não vem só entusiasmada por seu status, mas também pela grande reformulação em seu estádio, por ter tido acesso à serie D nacional pela primeira vez.
Mesmo sem seu ex-treinador Tiago Carpini, que após acesso na segunda divisão nacional pelo Juventude chegou ao São Paulo, tentará fazer com que 2023 não tenha sido atípico e tem tudo para passar de fase. Com a volta do trio Luan Dias, Gabriel Inocêncio e Bruno Mezenga, após pssagem apagada no rebaixado Santos, o time tentará repetir a dose e fazer um ótimo estadual para sua empolgada torcida.
Expectativa: classificar para as quartas

Grupo C

Corinthians Gustavo Henrique
Corinthians apresentando Gustavi Henrique – Foto: Ag. Corinthians
Red Bull Bragantino
O massa bruta se transformou desde a chegada da Red Bull. Já se provou no cenário nacional, irá novamente disputar a Libertadores e será um candidato cascudo ao titulo. A equipe do técnico português Pedro Caixinha vêm de um brasileirão onde brigou pelo título até poucas rodadas do fim.
Com campanhas consistentes em praticamente todas as competições desde a chegada do touro vermelho, esse pode ser o ano da equipe “colher os frutos”. Dito isso, nada melhor do que o prestigiado e charmoso Paulistão como primeiro troféu da equipe sob nova direção.
Expectativa: Semifinal, podendo surpreender
Corinthians
Mesmo que os alvinegros não venham de um bom campeonato brasileiro, amargurando o meio da tabela, além de enxugar o seu elenco com muitas saídas, entre elas de nomes históricos como Renato Augusto e Gil, o Corinthians sempre foi uma força em campeonatos paulistas, isso não há dúvidas.
Porém, o time está dessa vez em nível abaixo de Palmeiras, São Paulo e Bragantino. Mano Menezes terá como trabalho inicial encaixar a modificada equipe, encontrando uma forma de jogar na fase de grupos. Com a chegada de nomes como Félix Torres e Rodrigo Garro, podem ser velhos conhecidos como Ángel Romero, Fágner e Yuri Alberto que continuarão carregando as maiores esperanças da fiel torcida.
Expectativa: Semifinal
Inter de Limeira 
A equipe do interior ao longo dos últimos estaduais conseguiu se firmar na serie A1 do paulista, mesmo com baixo orçamento e um calendário curto. Não há duvidas que isso possa ser fruto de uma boa gestão, pois sempre caminhou com as próprias pernas, mas não tira o fato de ser também um aspecto preocupante diante de tantos adversários que vem ganhando forma e aumentando suas premiações com calendários o ano todo nas divisões nacionais. A equipe de Limeira tem em seu grupo um time de série A e dois de série B, sendo complicado pensar em classificação, e ligando o alerta para um possível rebaixamento.
Expectativa: briga contra o rebaixamento
Mirassol
Uma das equipes mais bem estruturadas do interior de São Paulo, o Mirassol vem de fim de temporada com aquele gosto amargo de bola na trave, com o quase acesso inédito para a série A do Brasileirão, ficando apenas 1 ponto atrás do quarto colocado, Atlético-GO.
Um futebol organizado e uma boa estrutura de anos pra cá estão dando frutos à equipe. Apesar da dura disputa que terá esse ano no estadual para classificar no “grupo da morte”, a equipe pode surpreender e brigar até o fim por uma vaga no mata-mata do Paulistão.
Expectativa: brigar pela classificação

Grupo D

Thiago Carpini São Paulo
Thiago Carpini em entrevista coletiva pelo São Paulo – Foto: Reprodução/São Paulo
Grêmio Novorizontino
O tigre do interior têm um projeto sensacional. A equipe foi vice-campeã da A2 em 2023, perdendo a final para a Ponte, retornando à elite no Paulistão. Teve ótima campanha na série B, ficando por um ponto do acesso, na 5ª colocação. E vêm bem na Copa São Paulo de Futebol Júnior, mostrando a força de sua base, que será de grande importância para a continuidade do projeto no longo prazo. O time terá briga boa pela vaga nas quartas, mas é favorito para o segundo lugar no grupo.
Expectativa: chegar às quartas
Botafogo-SP 
Atualmente o time de Ribeirão Preto vem fazendo uma grande reformulação no seu elenco após uma Série B fora do que se esperava, brigando para não cair e se contendo apenas com o meio de tabela. Com o técnico português Paulo Gomes tem chances de brigar pela classificação, mas o foco será acertar o time, se manter longe da briga pelo rebaixamento no Paulistão, e se preparar bem para a série B 2024.
Expectativa: não sofrer sustos e se manter na primeira divisão
São Bernardo
A edição passada do paulistão foi de encher os olhos para a equipe, com a segunda melhor campanha na fase de grupos e caindo para o campeão Palmeiras. O time teve um desmanche muito forte de jogadores importantes, como Barletta, vendido ao Corinthians. Independente disso o time foi até a fase final da série C, mas sucumbiu, e não conseguiu o acesso para a segundona nacional.
O Paulistão será de retomada, para o time mostrar que a campanha no estadual 2023 não foi acaso, e que o acesso para a série B do campeonato brasileiro pode ser realidade.
Expectativa: brigar pela segunda vaga de classificação
São Paulo
O tricolor do Morumbi vem ao paulistão com a missão de sustentar o projeto com um novo técnico, após a saída de Dorival Júnior para a seleção brasileira. Esse é o objetivo de Thiago Carpini, atual vice-campeão do campeonato estadual com o Agua Santa, e também vice-nacional com o Juventude. Mostrar que consegue sim fazer outro ano espetacular agora em uma equipe de elite, na Libertadores, recheada de jogadores badalados.
Vale ressaltar também a oportunidade de James Rodriguez fazer a pré-temporada, pois o colombiano chegou no meio do ano e não se adaptou bem ao time. Agora com a chegada de Carpini em meio aos elogios do craque Lucas Moura, o São Paulo tem dúvidas, mas também esperança de que o título da Copa Sul-Americana em 2023, será apenas o início de um ciclo vitorioso para o time tricampeão mundial.
Expectativa: chegar à final

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *