GDfr9GdXkAIuLqX
Automobilismo Fórmula 1

Haas demite Gunther Steiner e nomeia Ayao Komatsu como novo chefe de equipe

Uma notícia que surpreendeu a todos no universo da Fórmula 1: Gunther Steiner, chefe da equipe Haas, foi demitido nesta manhã e será substituído pelo japonês Ayao Komatsu. A escuderia americana enfrentou um período ruim, com temporadas marcadas por lutas no pelotão de trás. Mesmo com um carro com potencial de desempenho superior, a equipe não conseguiu atingir todo o seu potencial, terminando em última colocação em 2023.

O novo chefe de equipe, anteriormente Diretor de Engenharia, está na equipe desde sua estreia em 2016, acumulando mais de 20 anos de experiência na Fórmula 1, incluindo passagens pela extinta BAR e pela Renault (atual Alpine). Para facilitar a transição, um Diretor de Operações será nomeado, responsável por supervisionar todos os setores que não estão diretamente ligados ao automobilismo.

Pronunciamentos de Gene Haas e Komatsu

Gene Haas, proprietário da MoneyGram Haas F1 Team, escreveu em um comunicado: “Gostaria de começar agradecendo a Guenther Steiner por todo o seu trabalho árduo na última década e desejo-lhe felicidades para o futuro. Avançando como organização, ficou claro que precisamos melhorar nossos desempenhos na pista. Ao nomear Ayao Komatsu como Diretor da Equipe, temos fundamentalmente a engenharia no centro de nossa gestão.”

Tivemos alguns sucessos, mas precisamos ser consistentes na entrega de resultados que nos ajudem a alcançar nossos objetivos mais amplos como organização. Precisamos ser eficientes com os recursos que temos, mas melhorar nossa capacidade de design e engenharia é a chave para o nosso sucesso como equipe. Estou ansioso para trabalhar com Ayao e fundamentalmente garantir que maximizemos nosso potencial – isso realmente reflete meu desejo de competir adequadamente na Fórmula 1.”

Ayao Komatsu também se manifestou pela primeira vez: “Estou naturalmente muito animado por ter a oportunidade de ser Diretor de Equipe da MoneyGram Haas F1 Team. Tendo estado com a equipe desde sua estreia na pista em 2016, estou obviamente investido apaixonadamente em seu sucesso na Fórmula 1. Estou ansioso para liderar nosso programa e as várias operações competitivas internamente para garantir que possamos construir uma estrutura que produza melhores desempenhos na pista.”

Somos um negócio baseado em desempenho. Obviamente, não temos sido competitivos o suficiente recentemente, o que tem sido uma fonte de frustração para todos nós. Temos um apoio incrível da Gene e de nossos vários parceiros, e queremos espelhar seu entusiasmo com um produto aprimorado na pista. Temos uma ótima equipe de pessoas em Kannapolis, Banbury e Maranello e, juntos, sei que podemos alcançar o tipo de resultados de que somos capazes.”

A temporada se inicia em pouco menos de dois meses, e será interessante observar como a equipe se ajustará sob o comando do novo líder, que, aparentemente, traz consigo uma abordagem distinta, seja na comunicação ou nas ações no paddock.

(Foto: Twitter Haas F1 Team)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *