Gustavo Heide Rio Open
Tenis Outros Torneios

Gustavo Heide perde para Barrios Vera e cai na primeria rodada do Rio Open

O Rio Open viu o primeiro representante brasileiro cair na primeira rodada do torneio. O convidado Gustavo Heide, atual número 236 do mundo, acabou derrotado pelo chileno Tomás Barrios Vera em dois sets e deu adeus precocemente do aberto do Rio de Janeiro. A partida teve parciais de 7/5 e 6/3 a favor de Barrios Vera.

Haide, de 21 anos e convidado do torneio, até jogou bem, dando trabalho no primeiro set principalmente com saques precisos, mas Barrios Vera jogou melhor nos momentos decisivos. Depois disso, o brasileiro apresentou uma queda de ritmo na segunda parcial, e, mesmo tentando retornar após esse momento de baixa, não conseguiu reagir e viu o seu adversário fechar a partida com certa facilidade.

O que foi decisivo para a vitória de Barrios Vera no confronto foi o aproveitamento em break points. Enquanto o chileno aproveitou três dos seis que teve, Heide só conseguiu uma quebra em quatro tentativas. Essa foi a segunda derrota sofrida por Heide contra o chileno em três jogos, sendo ambas em torneios jogados no saibro. Gustavo havia vencido o último confronto no Challenger de Brasília, no ano passado.

Barrios Vera agora espera o confronto entre o atual campeão Cameron Norrie e o boliviano Hugo Dellien para saber quem será o seu adversário na próxima fase do torneio.

Heide joga bem, mas não consegue capitalizar chances

O começo do jogo mostrou os dois tenistas nervosos em seus games de saque, rapidamente cedendo chances de quebras. O primeiro foi Heide, que começou errático, mas salvou três break points para a irritação do chileno, que, no seu segundo game de serviço, também abriu portas para uma possível quebra do brasileiro, que não foram aproveitadas.

Daí em diante, os dois sacaram muito bem, não dando mais oportunidades de break. Heide estava utilizando muito bem o saque aberto em momentos decisivos, o que o ajudou a ser consistente na partida. Quando parecia que o set ia ser decidido no tiebreak, Barrios Vera começou a ser muito agressivo nas devoluções e complicou o brasileiro, que acabou sendo quebrado para finalizar a parcial.

As coisas ficaram ainda mais complicadas para Heide quando, logo no início do segundo set, ele foi quebrado pela segunda vez, e Barrios Vera abriu uma vantagem importante. Após a quebra, a partida começou a ser completamente dominada pelo chileno, que conquistou mais um break para ter a oportunidade de sacar para o jogo no sétimo game do set.

Também sendo muito agressivo nas devoluções nesta situação, Heide surpreendeu seu adversário e conquistou uma quebra que colocou de volta a torcida no jogo. Após também ganhar o seu game de saque, o brasileiro não conseguiu repetir a quebra, e, dessa vez, Barrios Vera fechou o jogo em um consistente 6/3.

FT: Gustavo Heide 0-2 Tomás Barrios Vera (5-7; 3-6)

(Foto: Divulgação/Rio Open)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *