dgoacura
Automobilismo Fórmula 1 WEC

Honda no WEC? Montadora deixa no ar futuro do projeto para focar em parceria com a Aston Martin

Após conseguir anos de glória na Fórmula 1, a Honda agora almeja alçar novos voos em sua divisão de corridas.

A entrada da montadora japonesa no WEC (Campeonato Mundial de Endurance) seria através da Acura, com o primeiro teste de seu hipercarro acontecendo nesta semana, nas 24h de Daytona nos EUA.

Projeto para 2026

O braço norte-americano da divisão de corridas da Honda, a Honda Racing Corporate (HRC), se envolveu recentemente no desenvolvimento das novas unidades de potência da Fórmula 1, que entrarão em vigor a partir de 2026, mesmo ano em que começa a parceria da marca japonesa com a Aston Martin. E, devido ao tamanho do trabalho, a Honda pode repensar em outros programas nos quais está envolvida, como o WEC.

Presença em Daytona

No atual momento, a Honda mantém os planos de participar do WEC com o hipercarro Acura ARX-06, trabalhando em uma estreia colab com a equipe WTR Andretti e alinhando dois carros da classe para as 24 Horas de Daytona do próximo fim de semana.

Porém, a empresa japonesa precisa acelerar o processo de desenvolvimento da nova unidade de potência da F1 para 2026 e, neste contexto, a sede da Califórnia já está dando o melhor de si.

“Estamos com a Fórmula 1 agora, então temos que garantir que estamos cuidando disso”, disse o presidente David Salters ao site SportsCar365. “Veremos. Todas essas coisas serão avaliadas”.

Nossa primeira responsabilidade é a América do Norte, a Honda americana e a Acura. Mas isso abre mais possibilidades. Alguns de nossos homens e mulheres talentosos podem ajudar com coisas da F1 se necessário”.

Pode haver ainda mais. Veremos. Essa é outra oportunidade. Se o WEC entrar na conta também, então teremos o poder de cuidar também, o que nos permite fazer coisas globais”.

“As coisas aqui são constantemente questionadas e discutidas, porque são decisões de alto nível. Podemos fazer bem e isso faz sentido? Vamos seguir fazendo essas perguntas e revisá-las”.

David Salters evitou falar mais a fundo sobre um programa do WEC com a Acura em 2025, reafirmando que “tudo é avaliado constantemente”.

Vamos avaliar. No ponto em que fizer sentido para nós, vamos descobrir. Estamos avaliando constantemente. Todos sabemos que é bem difícil de prever o futuro. Vamos ver onde chegaremos. Mas, a responsabilidade nº1 é fazer um bom trabalho aqui para a Acura. É isso que mais me preocupa”.

“E aí vamos olhar para o resto e ver onde queremos chegar, o que faz sentido para a Honda, para a Acura”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *