Williams Athletic Bilbao
Futebol La Liga

Irmãos Williams resolvem, Athletic Club vence Atlético de Madrid e está na final da Copa do Rei

Nesta quinta-feira (29), o Athletic Club surpreendeu o Atlético de Madrid. O time de Bilbao venceu sem dificuldades por 3 a 0 em um jogo que contou com um show dos irmãos Williams no primeiro tempo. Inaki e Nico marcaram, ampliando a vantagem no agregado e dificultando a vida do Atleti. Com o excelente resultado, a equipe basca enfrentará o Mallorca na grande final da Copa do Rei.

Quando falamos de irmãos com o sobrenome Williams, logo pensamos em Serena e Vênus, que são históricas no tênis. No entanto, no final da tarde de hoje, quem fez história foram Inaki e Nico. Somos viciados em histórias de famílias no esporte, seja Rafael e Fábio no Manchester United, seja Pau e Marc Gasol no basquete, Kurt e Kyle Busch na Nascar, a família Gracie no MMA, entre outros exemplos.

Posso garantir que hoje Inaki e Nico, ao se darem assistência, garantiram seus nomes na história. Oito anos de diferença separam os dois, que jogam por seleções diferentes: Inaki (28, Gana) e Nico (21, Espanha). Ambos saíram da base do Bilbao e só por isso podem representar a equipe, que tem forte política de apenas jogadores bascos ou de sua base, defendendo a camisa da equipe.

Show dos irmãos Williams impulsiona o Athletic Bilbao

Iñaki Williams Athletic Bilbao
(Foto: Twitter Athletic Bilbao)

O jogo de volta da semifinal da Copa do Rei apresentou um cenário diferente. Com a vitória por 1 a 0 do Athletic no jogo de ida no Wanda Metropolitano, os comandados de Ernesto Valverde poderiam perder por 1 gol de diferença. Sabendo da qualidade do Atlético de Madrid, esperava-se que o time de Diego Simeone partisse para o ataque logo no começo do jogo. Ambas as equipes estavam com força máxima na escalação, e o jogo prometia bastante.

Realmente, nos primeiros 10 minutos, o Atlético controlou o jogo com algumas escapadas de Morata. No entanto, o Athletic parecia bastante controlado e com a experiência de 23 Copas do Rei da Espanha no currículo. Aos 12 minutos, após uma possível falta em Samuel Lino na direita que o juiz não marcou, o Athletic puxou um contra-ataque fulminante pela esquerda com Nico Williams, que levou até a linha de fundo e cruzou no meio da área para seu irmão Inaki Williams chegar batendo de primeira em um lindo voleio, marcando um golaço com “G” maiúsculo mesmo. Uma finalização rara no meio do gol, porém sem chances de defesa.

A vantagem antes da partida era de um gol. Com a obra-prima de Inaki Williams, o time de Bilbao ampliaria para dois gols logo no começo do jogo, pressionando os visitantes a buscar um resultado. Conhecendo as dificuldades ofensivas do Atlético de Madrid, cujo esquema foca na sua consistência defensiva, ser obrigado a buscar um resultado negativo de dois gols pode ser muito ruim.

Apesar dos 59% de posse de bola na primeira etapa, os rossoneri desperdiçaram muitas chances de finalizações, principalmente com Llorente aos 23 minutos e Corrêa aos 33.

A equipe do Bilbao mostrou saber controlar bem um resultado em certos momentos. Na primeira etapa, aparentou ser um time bem definido taticamente, sendo melhor em quase todo o tempo. Ou podemos considerar o nervosismo dos visitantes. De qualquer forma, aos 41 minutos, Sancet recebeu uma bola de dividida área sozinho no círculo central, realizou um belo passe em profundidade para Inaki Williams, que entrou na área, levou até a linha de fundo próximo ao gol e cruzou rasteiro para o meio da pequena área. Lá estava o seu irmão Nico Williams, que, cercado por três defensores, apenas escorou para dentro do gol. 2×0 Athletic e a vaga praticamente carimbada para a final.

Segundo tempo protocolar

O Atlético de Madrid, que utilizou um belo uniforme azul e branco remetendo à origem da equipe e seus longos 120 anos, inclusive envolvendo o Athletic de Bilbao nesta história tão rica. No entanto, podemos dizer que a torcida rossonera não estava tão satisfeita, nem mesmo com a bela homenagem. Apostaria inclusive que muitos queriam poder deletar da memória e da história a partida de hoje, se pudessem fazê-lo.

A equipe de Simeone não teve uma performance interessante, com muitos erros de passe, sem conseguir trazer perigo ao gol oponente e sofrendo com contra-ataques. Com direito a uma chance incrível perdida por Sancet, que aos 49 minutos de jogo chutou para a torcida um belo passe de Nico, que arrancou do meio de campo em um contra-ataque perigosíssimo.

Apesar da chance perdida, aos 60 minutos, após cruzamento de De Marcos e uma casquinha de cabeça de Guruzeta, a bola sobrou para Sancet, que sozinho dominou e finalizou rasteiro buscando a direita do gol. Oblak conseguiu defender, porém no rebote, Guruzeta como um clássico camisa nove só complementou para o gol. 3×0 Athletic.

Em uma semifinal que é um clássico e com times de qualidade similar, podemos dizer que ter uma vantagem de 4 gols no agregado é o sonho de toda equipe. Hoje, a bela torcida que encheu o San Mamés viveu este sonho. Vale destacar a boa partida do goleiro basco Agirrezabala, que fez belas defesas nos chutes de Riquelme aos 77 e 83, a última inclusive podemos dizer que salvando o gol. Desta forma, garantiu o placar de 3×0 e deu números finais na partida.

FT: Athletic Bilbao 3-0 Atlético de Madrid

Análise final

Athletic Bilbao
(Foto: Twitter Athletic Bilbao)

Hoje tivemos uma partida um tanto incomum para o Atlético de Madrid. A equipe, que normalmente demonstra ter um futebol bem pragmático, apoiando-se em boas performances defensivas com o comando de Diego Simeone, hoje precisava mostrar algo a mais que o normal e tirar uma vantagem após perder o jogo de ida em casa. Não teve forças ofensivas

para incomodar verdadeiramente a boa equipe de Bilbao, que soube se defender de maneira correta e, em dois lances, contou com o brilho dos irmãos para respirar aliviada na segunda etapa.

Seria correto dizer também que hoje a qualidade individual de Inaki e Nico garantiram mais uma vez a Ernesto Valverde, assim como em diversas partidas, a chance de colocar a sua boa defesa em posição favorável em campo. Este time sabe jogar a Copa do Rei, com 23 vitórias na história e apenas 3 gols sofridos nesta edição.

A equipe eliminou os gigantes Barcelona e Atlético e agora vai encarar o azarão Mallorca na final, como franco favorito a levar para sua torcida a 24ª taça. Em um dia que irmãos encantaram a torcida e colocaram seus nomes na história do Athletic Bilbao novamente, a outra família Williams do esporte chegou em mais uma final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *