Itália
Eurocopa Futebol

Com gol relâmpago e virada, Itália vence Albânia por 2 a 1 pelo grupo B da Euro

Na tarde deste sábado (15), teve prosseguimento o grupo B da UEFA Euro 2024. No Signal Iduna Park, em Dortmund, a Itália enfrentou a Albânia e venceu pelo placar de 2 a 1. Antes mesmo do relógio bater 1 minuto, Bajrami abriu o placar. Porém, em 5 minutos, os italianos viraram com Bastoni e Barella.

Durante a partida, a Itália foi superior aos visitantes, porém, o selecionado de Luciano Spaletti enfrentou um sério problema de não conseguir converter a sua superioridade em gols, parando no placar construído ainda na primeira etapa. Abaixo você pode conferir um resumo de como foi a partida.

 

Primeiro Tempo: gol relâmpago albanês, virada italiana

Logo aos 22 segundos de partida, após um lateral cobrado de maneira errada por Dimarco, a bola sobrou para Bajrami, que não desperdiçou, soltando uma bomba sem chances pra Donnarumma, e fazendo o gol mais rápido da história da Eurocopa. A alegria albanesa durou muito pouco: exatos 10 minutos. Em uma cobrança curta de escanteio, Pellegrini alçou na segunda trave, onde estava Bastoni, que subiu mais alto que a zaga adversária, testando na diagonal, contrapé de Strakosha e empatando a partida em Dortmund.

Cinco minutos mais tarde, a virada veio: em um cruzamento da direita, a defesa albanesa rebateu muito mal, e a bola sobrou para Barella, que finalizou de primeira e com estilo para virar o jogo. Aos 33, Scamacca faz bela enfiada no meio da defesa para Frattesi, que sai de frente para Strakosha, e tenta encobri-lo, mas para na trave. Aos 39 minutos, nova chegada da Azzurra: Pellegrini ajeita de cabeça para Scamacca, que solta o chute, mas o goleiro albanês defende de novo. Quatro minutos mais tarde, é a vez de Asani experimentar de fora da área, com a bola raspando a trave de Donnarumma e indo fora.

 

Segundo Tempo levado em banho-maria

A etapa final foi bem morna e deixou evidente a superioridade da Itália em posse de bola, e a dificuldade dos comandados de Spaletti de converter os números em bolas na rede. Aos 10, Frattesi sai cara a cara com Strakosha, com finalização defendida por ele, porém, o impedimento é assinalado. 4 minutos depois, Chiesa recebe, corta pro lado esquerdo e manda uma batida colocada que passa raspando a trave e vai fora.

Na metade final, o que se viu foi os donos da casa “cozinhando o galo”, ou seja: tocando a bola e deixando o relógio correr, não criando muitas chances. Nesse meio tempo, Djimsiti acionou Manaj na área, que tocou por cobertura, mas a bola não entrou graças a um toque dela na costela do arqueiro italiano. A última chance albanesa foi aos 49 minutos, com Manaj, que recebeu na entrada da área e bateu cruzado, mas a bola foi a esquerda.

F.T.: Itália 2-1 Albânia

 

Análise Final

A Itália foi superior durante boa parte do jogo, diante de uma Albânia com muitas limitações técnicas. Para esta edição da Euro, Sylvinho terá um desafio: o de surpreender e conseguir uma vaga para a próxima fase da competição em meio ao “grupo da morte” dela. Os números da primeira etapa apontavam uma posse de bola de 72% para os italianos, que não souberam convertê-la da maneira ideal: em gols, parando nos dois tentos em um espaço cinco minutos (aos 11 e aos 16 da primeira etapa).

Com o resultado, Espanha e Itália estão empatados na pontuação no grupo B da Euro 2024, com a Fúria a frente pelos critérios de desempate. Tido como “O Grupo da Morte”, espanhóis e italianos se enfrentam na próxima quinta-feira (20), na Arena Schalke, em Gelsenkirchen, às 16h (de Brasília). Os albaneses, por sua vez, enfrentam a Croácia, na próxima quarta-feira (19), às 10h, no Volkspark, em Wolfsburg.

(Foto: Leon Kuegeler/Reuters)