John Textor Botafogo Fortaleza
Futebol Brasileirão

John Textor é multado e suspenso pelo STJD por 45 dias

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) definiu nesta sexta-feira (26) uma suspensão de 45 dias para John Textor. O dono da SAF Botafogo não sofreu punição exatamente por conta das alegações de manipulação de resultados pois o julgamento em relação à essa questão específica foi adiada por tempo indeterminado.

A punição nesta sexta-feira (26) consistiu nas declarações do pós-jogo de Botafogo 3-4 Palmeiras válido pelo Brasileirão Série A. Na ocasião, John Textor proferiu diversas ofensas ao tribunal e às instituições do futebol brasileiro acusando Ednaldo Rodrigues de comandar uma “CBF corrupta” sem nenhum material em mãos. Além da suspensão, o empresário pagará multa de R$100 mil.

Punição reduzida

No entanto, cabe ressaltar que Textor cumprirá apenas 17 dos 45 dias de suspensão pois já havia sido punido anteriormente com 30 dias (os quais aumentaram para 35 dias) em julgamento ocorrido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O empresário norte-americano já havia cumprido parte da pena total considerando os 35 dias determinados em 2023. Na época, o Botafogo entrou com pedido de efeito suspensivo e Textor acompanhou a equipe na reta final do Brasileirão 2023, mas o processo voltou a ser julgado nesta sexta-feira (26). Com isso, o dono da SAF alvinegra não poderá frequentar jogos do clube, inclusive o clássico deste final de semana diante do Flamengo.

Mais sanções possíveis para John Textor

John Textor é alvo de mais dois processos no STJD. Um deles consiste em falsas acusações por não apresentar provas sobre supostos casos de corrupção no futebol brasileiro. Outro processo consiste nas acusações de participação de jogadores do Fortaleza e do São Paulo em supostas manipulações de resultados em jogos contra o Palmeiras.

“Ele continua falando e não prova absolutamente nada. Eu acho isso uma aberração, uma vergonha. Muitas pessoas ficam pensando: por que ele está falando isso? Romário perguntou se ele não queria vender o Botafogo. Não adianta ficar elucubrando, esse senhor é um idiota. Ele não quer nada,” disse a presidente do Palmeiras, Leila Pereira.

Imagem: Divulgação/Botafogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *