Juventude e Corinthians
Futebol Brasileirão

Cássio falha em dois gols e Juventude vence Corinthians em casa pelo Brasileirão

Em Caxias do Sul, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, Juventude e Corinthians entraram em campo no Alfredo Jaconi buscando sua primeira vitória na competição. Ambos iniciaram o Brasileirão com resultados de alerta e mostraram o possível em busca dos três pontos na noite desta quarta-feira. Os Jaconeros iniciaram o campeonato com empate fora de casa contra o Criciúma no último sábado, e o Timão, empatando com o Atlético Mineiro em Itaquera no último domingo.

A partida na serra gaúcha era crucial para os times engatarem na Série A, e se afastarem da parte de baixo da tabela. E diante de um começo tímido de jogo, e dos visitantes ameaçando, o Juventude a partir do segundo tempo construiu uma vitória importante diante de seu torcedor, deixando o Corinthians, sem António Oliveira na área técnica devido a expulsão no jogo anterior, em maus lençóis após um novo tropeço fora de casa. Confira agora um resumo do confronto.

Como foi Juventude e Corinthians?

A partida no Alfredo Jaconi começa com uma primeira etapa de certo domínio do Corinthians no ataque, e com o Juventude respondendo a partir dos contra-ataques. Yuri Alberto e Romero perdem uma sequência de jogadas que poderiam ter colocado o Timão à frente do marcador, e a equipe não aproveita as finalizações que possuiu no decorrer do primeiro tempo com seus outros jogadores. Além das tentativas frustradas de ambas as equipes de tirar o primeiro zero do placar, faltas e impedimentos também marcam o jogo, porém, não atrapalham tanto o desenrolar dos primeiros 45 minutos, pois as equipes repõem a bola rapidamente a cada nova jogada. E a etapa inicial termina 0 a 0.

O segundo tempo começa em Caxias com o Corinthians buscando sair na frente, mas não tendo a sorte a seu favor. Comandado pelo auxiliar técnico Bruno Lazaroni, o Timão começa o período final com Maycon entrando no lugar de Wesley, e perdendo uma chance crucial de gol. Yuri Alberto recebe de Rodrigo Garro e arrisca do meio da área, mas a bola para nas mãos do goleiro Gabriel. E aproveitando erros da defesa corintiana na saída para o meio de campo, o Juventude marca o primeiro aos 8 minutos com Jean Carlos, de fora da área, num chute de pé esquerdo que enganou Cássio e põe os donos da casa na frente do placar.

Seguindo o velho ditado do futebol de “quem não faz, acaba tomando”, seis minutos depois do primeiro gol jaconero, o Corinthians mais uma vez bobeia defensivamente e deixa o Juventude aumentar sua vantagem. Mesmo depois das substituições duplas realizadas por Bruno Lazaroni no ataque, os alvinegros veem o Ju marcar o segundo gol com Lucas Barbosa, que recebeu do autor do primeiro gol Jean Carlos para deixar o seu na partida e dar os primeiros três pontos para a equipe gaúcha no Brasileirão. Final, Juventude 2, Corinthians 0.

O Juventude passa para a terceira colocação com 4 pontos e encara o Botafogo no próximo domingo (21), às 18h30 no Nilton Santos. Já o Corinthians, cai para décimo quinto lugar com 1 ponto, e pode entrar na zona de rebaixamento nesta quinta-feira. O Timão joga novamente fora de casa, agora contra o Red Bull Bragantino, às 18h30 do sábado (20), no Nabi Abi Chedid.

Análise final

Além do caminhão de lances perdidos pelo Corinthians no primeiro tempo, o resultado negativo desta quarta se deve também ao sistema defensivo da equipe comandada nesta noite pelo auxiliar de António Oliveira, Bruno Lazaroni. Os gols do Juventude que consolidaram sua vitória em casa, podem ser colocados na conta do goleiro Cássio, pelo fato do arqueiro ter errado na saída de bola dos dois lances e deixado o coletivo adversário trabalhar livremente para construir o resultado, e assim, concretizar a primeira derrota corintiana no Brasileirão.

Juventude e Corinthians, segunda rodada do Brasileirão 2024.
Foto: Fernando Alves/E.C. Juventude

O Juventude, recém promovido à primeira divisão, deve dar ainda mais canseira aos times considerados da “prateleira de cima”. Méritos para o time de Roger Machado, que após iniciar o campeonato com um empate em Santa Catarina, no qual buscou o resultado frente ao Criciúma, soube trabalhar no erro do adversário desta quarta, que apesar de inicialmente ter se imposto, se perdeu no decorrer do confronto, e mereceu sair derrotado de campo. O Corinthians ainda tem muito a evoluir se quiser sonhar alto nesse campeonato, mas em primeiro plano, deve colocar como objetivo principal, se distanciar da zona de rebaixamento da Série B, depois sonhar com as competições CONMEBOL.

Foto: Fernando Alves/E.C.Juventude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *