Treino F1 Austrália Ferrari
Automobilismo Fórmula 1

F1: Charles Leclerc lidera o segundo treino livre do GP da Austrália

O segundo treino livre do GP da Austrália na Fórmula 1 terminou com boas notícias para a Ferrari na competição, a escuderia italiana conquistou uma importante dobradinha nas prévias do Grande Prêmio a ser disputado neste domingo (24), às 01h (de Brasília), com Charles Leclerc à frente e Carlos Sainz em terceiro. O francês ficou com o melhor tempo do último treino desta sexta-feira, seguido por Max Verstappen, da Red Bull, que trouxe uma atualização de assoalho para esta corrida. Na terceira colocação tivemos o espanhol e também piloto da Ferrari Sainz, que está de volta após perder o GP de Jidá por um problema de saúde, mostrando que está recuperado e pronto para a corrida de domingo.

A baixa do treino foi a ausência de Alexander Albon que bateu no primeiro treino e o carro não ficou pronto para a segunda sessão. Alguns jornalistas pontuaram que a equipe da Williams não dispõe de todas as peças para a troca e o piloto tailandês pode não conseguir correr. O chefe da equipe James Vowles disse ainda que se for necessário, Logan Sargeant poderá ceder seu carro para que Albon corresse no fim de semana.

 

Primeira metade do treino arriscada em Albert Park

O Treino Livre 2 começou de forma bem agitada, já que os pilotos perderam um tempo importante com uma bandeira vermelha causada por Alexander Albon no final do TL1. E a grande maioria foi pra pista já no acender da luz verde.

Ainda nos primeiros minutos a Aston Martin já mostrou que pode incomodar no final de semana, com Fernando Alonso e Lance Stroll assumindo a liderança. Logo em sequência tivemos muitos pilotos sofrendo com a pista do circuito australiano. Logan Sargeant mostrou que as Williams estão com uma maré de azar, e quase ocasionou uma bandeira vermelha ao passar na brita e quase bater. Depois Pierre Gasly quase tocou a proteção de pneus após perder a traseira na curva cinco, e George Russell também passou bem perto de uma Ferrari que estava em volta lenta.

Com 20 minutos rodados, o líder do campeonato Max Verstappen foi para a pista pela primeira vez na segunda sessão e com um assoalho novo, fez algumas voltas de aclimatação da pista, sentindo a pista e a nova peça. Ao mesmo tempo as duas Aston Martin fizeram os dois melhores tempos novamente, desta vez com Stroll ficando 0.090s mais rápido que Alonso, com o tempo de 1:17.822, e tirando a liderança da sessão de Leclerc, que durou poucos minutos, pois o monegasco calçou os pneus macios e cravou 1:17.423.

 

Segunda metade do treino bem quente

Abrindo os últimos 30 minutos tivemos alguns incidentes que quase ocasionaram em colisões, com Yuki Tsunoda passando por muito tráfego, logo em sequência Max Verstappen tendo uma Kick Sauber pelo caminho, e também Charles Leclerc sendo atrapalhado pela Racing Bulls do piloto japonês.

Todos os pilotos foram para a pista com pneus macios para realizarem testes para a qualificação de amanhã (23), já que as duas sessões são no mesmo horário, e com isso os pilotos puderam fazer voltas rápidas, o que fez com que Max Verstappen pulasse para a segunda colocação, entre as duas Ferraris, ficando 0.381s atrás de Leclerc

Nos últimos minutos sem muitas movimentações, somente simulações de corrida, alguns stints maiores, mas como surpresa Lewis Hamilton não conseguiu cravar nenhuma volta muito rápida e ficou somente em 18º, à frente de Kevin Magnussen e Albon que não pode correr pelos danos do carro.

Classificação da Sessão:

  1. Charles Leclerc (Ferrari)
  2. Max Verstappen (Red Bull)
  3. Carlos Sainz (Ferrari)
  4. Lance Stroll (Aston Martin)
  5. Fernando Alonso (Aston Martin)
  6. George Russell (Mercedes)
  7. Oscar Piastri (McLaren)
  8. Sergio Pérez (Red Bull)
  9. Lando Norris (McLaren)
  10. Yuki Tsunoda (VCARB)
  11. Zhou Guanyu (Kick Sauber)
  12. Daniel Ricciardo (VCARB)
  13. Logan Sargeant (Williams)
  14. Valtteri Bottas (Kick Sauber)
  15. Pierre Gasly (Alpine)
  16. Nico Hulkenberg (Haas)
  17. Esteban Ocon (Alpine)
  18. Lewis Hamilton (Mercedes)
  19. Kevin Magnussen (Haas)
  20. Alex Albon (Williams)

Foto: XPB Images.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *