San Lorenzo racismo Libertadores
Futebol Libertadores

Libertadores: Torcedor do Palmeiras é alvo de racismo na Argentina

Nesta quinta-feira (4) tivemos a confirmação do primeiro registro de ato racista na temporada 2024 da Conmebobl Libertadores. Imagens compartilhdas nas redes sociais mostram uma torcedora do San Lorenzo fazendo gestos racistas em direção à torcida do Palmeiras nas arquibancas do Nuevo Gasómetro.

O momento do ato racista ocorreu enquanto a torcida alviverde comemorava o gol de empate marcado por Piquerez, na partida San Lorenzo 1-1 Palmeiras, válido pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. Um torcedor do Palmeiras estava gravando o momento do gol e virou a câmera para a arquibancada argentina, quando registrou o momento.

O Palmeiras confirmou para a imprensa que realmente houve um ato racista durante sua estreia na Libertadores e acionou o departamento jurídico para tomar providências. Tudo indica que haverá a divulgação de uma nota oficial em breve para condenar essa situação.

San Lorenzo: Torcida volta a ser racista com brasileiros

Cabe ressaltar que este não consiste no primeiro caso de racismo envolvendo o San Lorenzo contra uma equipe brasileira nas últimas temporadas. Em 2023, Matias Ezequiel Ramirez e David Emanuel Benedetto foram presos de forma preventiva em São Paulo após imitarem um macaco em direção à torcida do tricolor paulista no Morumbis. A ocorrência aconteceu na Conmebol Sul-Americana.

Após o registro dos atos racistas, os dois torcedores foram detectdos pela Polícia Militar e encaminhados para a 6ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Direitos de Intolerânncia Esportiva, o chamado DRADE.

Libertadores e Sul-Americana com vários casos

O futebol sul-americano ficou marcado por diversos casos de racismo e confusões envolvendo confrontos de equipes brasileiras com adversários estrangeiros durante toda a temporada de 2023 na Libertadores e na Sul-Americana, incluindo os diversos enfrentamentos entre torcedores de Fluminense e Boca Juniors nas ruas do Rio de Janeiro, em plena semana de decisão.

No início desta semana, a cidade carioca voltou a ser palco de violência nas areias de Copacabana, quando torcedores do Junior Barranquilla brigaram com vendedores de quiosques no Rio de Janeiro.

Imagem: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *