O Liverpool não conseguiu vencer o Newcastle, nesse domingo (23), na estreia do técnico Andoni Iraola pelos Reds. A equipe não teve uma atuação esperada, precisando buscar o empate duas vezes nos acréscimos para garantir o 2 a 2.
Provavelmente o Liverpool tem sorte em não estar perdendo por mais de um gol em nenhum minuto da partida. Em meio ao período estagnado dos Reds na janela de transferências, a frustração da torcida não foi completamente aliviada pelo rendimento dos jogadores disponíveis para Iraola. Confira quatro lições deste empate.
Estilo de jogo possui riscos
Antes da partida contra o Newcastle, Andoni Iraola havia deixado claro que prefere pecar pelo excesso de risco do que pela segurança. O custo desta perspectiva ficou claro logo aos cinco minutos do confronto.
No momento em que Amar Dedic recuperou a posse de bola para o time da casa dentro da área, os volantes Ryan Gravenberch e Dominik Szoboszlai ficaram desprevenidos. O atacante Florian Wirtz foi ultrapassado pelo carrinho de Dedić, fazendo com que os magpies tivessem um campo aberto para correr.
O meio-campo do Liverpool de Andoni Iraola apresentou inconstância durante a pré-temporada. Por sua vez, Gravenberch desviou uma função de volante em certos momentos do período, demonstrando um interesse na disciplina ofensiva, que resultou em um sucesso individual e coletivo na vitoriosa temporada de 2024/25, quando conquistou a Premier League.
Rio Ngumoha ainda não está pronto
O Liverpool já deixou claro que está em busca de um novo ponta. O principal alvo deve ser Bradley Barcola, titular do Paris Saint-Germain para a ala esquerda, mas há boatos de que Yankuba Minteh, do Brighton & Hove Albion, também esteja sendo sondado para o lado direito. Ambas as negociações exigem um grande investimento por parte dos Reds, porém teriam consequências muito diferentes para o jovem Rio Ngumoha.
O jogador de 17 anos mostrou para o que viria justamente contra o Newcastle, marcando o gol da vitória ao receber um cruzamento rasteiro do ídolo Mohamed Salah. Dos 30 primeiros jogos dele pelos Reds, apenas um foi pelo lado direito e a provável contratação de Barcola mostra que o Liverpool ainda tem calma com o desenvolvimento do atleta.
No último jogo, ele atuou por 60 minutos, mas não conseguiu mostrar um futebol envolvente, sendo anulado por Lewis Hall, que manteve Ngumoha preso à linha lateral.
Alexander Isak sucumbiu à pressão
Antes do duelo, Andoni Iraola ironizou que Alexander Isak estaria sentindo as vaias da torcida do Newcastle, seu clube anterior. Mesmo declarando ao jogador que ele gostava daquele tipo de jogo, ele não conseguiu ter uma boa partida pelos Reds.
Em cada toque de bola, eram ouvidos sonoros xingamentos por grande parte dos 52 mil torcedores presentes no St. James Park. O jogador sueco teve pouca participação e não conseguiu ter uma grande importância no empate deste domingo.
A pressão foi sentida pelo jogador, que não se apresentou para cobrar o pênalti nos acréscimos. O encarregado da cobrança foi Szoboszlai, que marcou o gol e tirou um peso das costas do companheiro, que precisava desempenhar um melhor rendimento nos jogos seguintes.
Liverpool ainda espera o brilho das suas estrelas
Enquanto o esforçado Alexander Isak não tinha êxito no ataque, Florian Wirtz também teve uma atuação decepcionante atrás do jogador sueco. O meia tem qualidades em passes curtos e precisos, mas não teve objetividade. Depois de uma temporada de estreia frustrante, a pressão aumentou sobre Wirtz, especialmente pelo alto investimento de US$ 133 milhões.
Ao mesmo tempo que as estrelas do Liverpool vivem momentos conturbados, uma dupla de atacantes discretos gerou um impacto maior. Em meio às crescentes especulações sobre uma provável transferência para o Tottenham. Gakpo teve uma atuação mais destacada, marcando o primeiro gol e criando três chances de gol, todas desperdiçadas pelos seus colegas.
Créditos da foto: Reprodução/Getty Images



