marc gasol grizzlies
Basquete NBA

Marc Gasol anuncia sua aposentadoria após 20 temporadas; Grizzlies aposentarão seu número em abril

O pivô Marc Gasol está pendurando os tênis depois de uma carreira de 20 temporadas pela NBA, onde passou por Memphis Grizzlies, Toronto Raptors e Los Angeles Lakers. O espanhol de 39 anos anunciou a decisão nesta quarta-feira (31) através de seu perfil no Instagram.

Irmão mais novo de Pau Gasol, Marc esteve nas últimas duas campanhas atuando no basquete de seu país pelo Girona Basquet, equipe fundada por ele e seu irmão em 2014.

Curiosamente, ele estreou na NBA pelos Grizzles após uma troca que levou seu irmão para os Lakers na trade deadline de 2008. Na ocasião, Marc havia sido escolhido pelos angelinos no Draft mas seguia jogando na Espanha. Ele voltaria a Los Angeles em seu último ano na NBA, disputando 52 partidas na temporada 2020/2021.

Carreira expressiva nos Grizzlies

Em Memphis, Marc disputou 11 temporadas e foi três vezes All-Star e escolhido para o Time Ideal da NBA em 2015, sendo o primeiro na história da franquia a obter tal façanha. Na história da franquia, ainda se tornou o líder em rebotes (5.952), tocos (1.135), jogos disputados (762) e minutos jogados (25.917), além de ser o segundo maior pontuador ficando atrás de Mike Conley, seu companheiro em Grind City. Em 2013, Gasol foi escolhido o Defensor do Ano e se tornou o primeiro europeu a faturar a premiação.

Número será retirado

Os Grizzlies inclusive anunciaram nesta quinta-feira que farão uma cerimônia de retirada do número 33 utilizado pelo espanhol na equipe no próximo dia 06 de abril em partida contra o Philadelphia 76ers. Ele será o segundo jogador a ter o número no teto do ginásio, se juntando a Zach Randolph.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *