2024 01 24T070150Z 2142296453 UP1EK1O0JJ02N RTRMADP 3 TENNIS AUSOPEN
Australian Open Jogos Tenis

Medvedev vence Hurkacz pela primeira vez desde 2021 e avança para semifinal do Australian Open

Daniil Medvedev alcançou sua terceira semifinal no Australian Open, superando Hubert Hurkacz para obter sua 75ª vitória em partidas de Grand Slam, com parciais de 7-6 (4), 2-6, 6-3, 5-7, 6-4. Ex-número 1 do mundo, Medvedev havia perdido seus últimos dois jogos para o cabeça de chave nº 9 e, após um tropeço no segundo set, conquistou sua primeira vitória sobre Hurkacz desde 2021, avançando para sua terceira semifinal consecutiva em Grand Slam em uma emocionante batalha de cinco sets que durou três horas e 59 minutos na Rod Laver Arena.

Depois de eliminar o wild card francês Arthur Cazaux para alcançar sua primeira quartas de Grand Slam desde Wimbledon 2021, onde derrotou Medvedev em cinco sets, Hurkacz parecia ansioso por um déjà vu após uma troca inicial de quebras no início da partida.

Tão notório quanto Hurkacz é no saque, com 71 aces nas quatro primeiras partidas, Medvedev é igualmente formidável no retorno e manteve uma atitude positiva, mesmo perdendo a liderança de 3-1 para jogar um tênis excepcional no tiebreak, conquistando o set point com um winner de forehand.

Apesar de Hurkacz estar atrás, ele começou o segundo set com uma quebra própria e logo liderou Medvedev por 5-2 antes de nivelar o jogo com uma série de winners. Sem se abalar, Medvedev continuou o padrão de quebras precoces com uma vantagem de 3-0 no terceiro set, a qual manteve para assumir a liderança de dois sets a um, apesar de não converter três set points no saque de Hurkacz.

Carta na manga de Hurkacz

O quarto set espelhou o terceiro, e Medvedev estava rapidamente a caminho de uma vitória decisiva ao se colocar a dois games da vitória. No entanto, Hurkacz tinha uma última carta na manga, e uma sólida batida de bola do fundo da quadra o ajudou a vencer quatro dos próximos cinco games, abrindo caminho para uma reviravolta na partida.

Demonstrando fadiga ao iniciar o set decisivo, Medvedev manteve o foco e aproveitou a oportunidade quando ela surgiu, superando Hurkacz para conseguir a primeira quebra. Ao se abaixar para salvar um break point no game seguinte, o cabeça de chave nº 3 consolidou a quebra e logo se viu com um ponto de jogo.

Hurkacz conseguiu salvar um, mas se viu enganado no segundo, com Medvedev acertando um drop shot que o garantiu um lugar na semifinal contra Carlos Alcaraz ou Alexander Zverev. Se Alcaraz vencer, será uma revanche da semifinal do US Open de 2023, que Medvedev venceu em uma das melhores atuações da temporada. Na outra chave, Rublev irá enfrentar Djokovic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *