Há exatamente um ano, Neymar vivia um dos momentos mais desafiadores de sua carreira. Aos 43 minutos do primeiro tempo da partida entre Brasil e Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu, o atacante rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e lesionou dois meniscos, o que o afastou dos gramados desde então.
No entanto, o período de recuperação está prestes a terminar. Em fase final de tratamento no Al-Hilal, da Arábia Saudita, Neymar se aproxima do retorno ao futebol e sonha em voltar a jogar pela seleção brasileira ainda em 2024.
Durante sua ausência, o Brasil disputou 14 partidas, acumulando três derrotas, cinco empates e seis vitórias, o que resulta em um aproveitamento de 54,7% dos pontos.
Desde sua estreia com a seleção em 2010, Neymar participou de 189 jogos, mas não atuou em 62 deles. Com o atacante em campo, o Brasil tem um aproveitamento de 78,6%; sem ele, esse número cai para 63,3%.
Quando Neymar volta?
Neymar está correndo contra o tempo para retornar à Seleção ainda em 2024. O assunto é tratado com cautela por todos os envolvidos, para não apressar sua volta.
A seleção tem mais uma data Fifa a ser disputada neste ano, em novembro, e planeja convocar Neymar apenas se ele entrar em campo pelo Al-Hilal antes disso. No entanto, há apenas uma oportunidade para isso, que ocorrerá na próxima semana.
O atacante não está inscrito no Campeonato Saudita e terá a Liga dos Campeões da Ásia como sua única competição até o final do ano. O próximo jogo do torneio será na segunda-feira, contra o Al-Ain.
Após essa partida, o Al-Hilal voltará a jogar na competição em 4 de novembro, após a convocação de Dorival Júnior. A data para a divulgação dos convocados ainda não foi confirmada, mas a expectativa é que aconteça no dia 1º. Antes disso, uma pré-lista deve ser enviada aos clubes até 27 de outubro.
Para avaliar as condições clínicas e físicas de Neymar, o médico Rodrigo Lasmar, da seleção brasileira e responsável pela cirurgia do jogador, viajará ao Oriente Médio nos próximos dias.
Neymar foi reintegrado aos treinos com o elenco do Al-Hilal em 29 de setembro.
Na data Fifa de novembro, o Brasil enfrentará a Venezuela, fora de casa, e o Uruguai, em Salvador. Depois disso, a seleção voltará a campo somente em março do ano que vem, contra Colômbia e Argentina.