Lando Norris
Automobilismo Fórmula 1

Lando Norris fatura a pole da primeira Sprint Race de 2024 em Xangai

Para surpresa de todos, o piloto pole position do GP da China é Lando Norris. O inglês conseguiu marcar o tempo de 1.57.940 em sua última tentativa, teve seu tempo deletado e depois a volta foi restabelecida após uma verificação dos comissários da prova. Em segundo lugar, teremos o compatriota de Norris, Lewis Hamilton, que ficou pouco mais de 1 segundo atrás.

Em terceiro, Fernando Alonso com sua Aston Martin, que parece estar indicando um bom final de semana. Para completar a segunda fila, temos o piloto holandês Max Verstappen, que não mostrou um bom desempenho com os pneus intermediários, ficando 2 segundos atrás do líder.

Início da sessão

A primeira parte da qualificação começou sem muitas surpresas. Os carros foram para a pista com pneus médios, e a maioria dos pilotos fez voltas na faixa de 1 minuto e 36 segundos, já observando uma possível chuva para o fim de semana.

No final da sessão, todos tentaram uma última chance, e ambas as Williams ficaram na parte de baixo, com seus carros ainda não recuperados dos acidentes das etapas iniciais. Junto com elas, houve a surpresa com Yuki Tsunoda, que obteve bons resultados nos últimos GPs, mas desta vez não conseguiu passar do Q1.

Zhou Guanyu conseguiu avançar para o Q2 em sua última tentativa e eliminou as duas Alpines, que ainda não conseguiram se destacar na temporada. A sessão também contou com uma bandeira amarela devido a um incêndio na lateral da pista, o que atrasou o Q2.

Metade final afetada pela chuva

No Q2, todos os pilotos foram rapidamente para a pista com medo da chuva que se aproximava e que poderia atrapalhar as voltas com pneus mais rápidos. Assim que o pit lane foi liberado, os carros já começaram a registrar voltas rápidas. As McLarens garantiram bons tempos, com Piastri marcando 1.35.853 e Norris logo atrás.

Ambos os carros da Ferrari também foram rápidos, e Leclerc chegou a liderar por alguns segundos, até ser superado por Max Verstappen. Após as primeiras voltas rápidas, ninguém conseguiu melhorar seus tempos, pois a chuva ficou mais forte e as posições se mantiveram.

O ponto negativo foi para George Russell, que foi eliminado por não conseguir um bom tempo, ficando apenas na 11ª posição, seguido por Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg. Daniel Ricciardo, apesar de superar seu companheiro, também parou no Q2, à frente de Lance Stroll, que liderou o treino livre da manhã, mas não conseguiu repetir o desempenho na classificação.

Norris se destaca em Q3 molhado

Lando NorrisA surpresa para o Q3 veio da equipe Kick Sauber, que conseguiu colocar seus dois pilotos na sessão, incluindo o piloto da casa, muito celebrado pela torcida local. Com o cronômetro rodando, não houve muitas voltas, pois a terceira parte da sessão tem apenas 8 minutos, e o tempo de volta na chuva era de quase 2 minutos.

Na primeira volta rápida, os pilotos ainda estavam se adaptando à pista molhada, com muitos deles lutando com o carro para manter o controle nas curvas, devido à falta de aderência. Perez marcou o melhor tempo, com 2.00.455, seguido por Bottas, a 9 décimos de distância. Na segunda tentativa, Hamilton foi o único a baixar o tempo para abaixo de 1 minuto e 59 segundos, e Fernando Alonso conquistou o segundo lugar de Max Verstappen. A McLaren de Norris, por sua vez, parecia fora da disputa.

E quando tudo parecia resolvido, a direção de prova devolveu a volta deletada de Norris, que havia marcado 1.57.940 e garantiu sua pole position com mais de 1 segundo de diferença.

Confira o grid de largada para a Sprint Race em Xangai

1) Lando Norris (McLaren)

2) Lewis Hamilton (Mercedes)

3) Fernando Alonso (Aston Martin)

4) Max Verstappen (Red Bull)

5) Carlos Sainz (Ferrari)

6) Sergio Perez (Red Bull)

7) Charles Leclerc (Ferrari)

8) Oscar Piastri (McLaren)

9) Valtteri Bottas (Kick Sauber)

10) Zhou Guanyu (Kick Sauber)

11) George Russell (Mercedes)

12) Kevin Magnussen (Haas)

13) Nico Hulkenberg (Haas)

14) Daniel Ricciardo (Racing Bulls)

15) Lance Stroll (Aston Martin)

16) Pierre Gasly (Alpine)

17) Esteban Ocon (Alpine)

18) Alexander Albon (Williams)

19) Yuki Tsunoda (Racing Bulls)

20) Logan Sargeant (Williams)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *