3474518 70837528 2560 1440
Automobilismo

Chefe de equipe da McLaren acusa Red Bull de trapaça em carta para a FIA

(por Mattheus Prudente)A polêmica por conta da quebra das regras financeiras por parte da Red Bull continua, com algumas equipes, como a Mercedes, criticando publicamente. No entanto, a maior crítica talvez tenha partido da McLaren, já que, em uma carta para a FIA que acabou sendo vazada, o chefe da equipe, Zak Brown, acusou seus rivais de trapaça. “Uma quebra de regras financeiras por gastos acima do permitido e a possibilidade de outras quebras constituem trapaça por oferecer uma vantagem técnica, esportiva e financeira. A FIA vem fazendo um processo muito aberto e bom, nos dando um ‘ensaio’ em 2020 do que aconteceria no ano seguinte para clarificar qualquer dúvida das equipes. Não tem razão para nenhuma equipe dizer que estão surpresos. O que podemos dizer é que qualquer gasto a mais dá um ganho injusto para este ano e o próximo ano de desenvolvimento dos carros. Nós não sentimos que apenas uma penalidade seja justa para essa quebra de regras. Claramente, é preciso ter uma penalidade esportiva, como determinado pela FIA.” Escreveu Brown. Recentemente, a FIA confirmou que a Red Bull passou do limite de gastos em 2021, com a equipe austríaca negando que isso tenha acontecido em uma nota oficial. A quebra das regras financeiras é considerada “pequena”, o que incentivou a FIA a não tomar ações graves contra a equipe. A Aston Martin também foi acusada, mas, em seu caso, acredita-se que foi algo relacionado com papeladas. Continuando em sua carta, Brown deu uma sugestão de uma punição que a McLaren acharia justa para o caso da Red Bull: “Nós sugerimos que a punição para passar do limite de gastos deve ser uma diminuição do limite de gastos dessa equipe na próxima temporada, e essa diminuição deve ser igual à quebra da temporada passada e uma multa adicional. Se uma equipe ultrapassou US$ 2 milhões em um ano, a redução para o próximo deve ser de US$ 4 mi. Além disso, algumas coisas técnicas, como a CFD e o tempo de túnel de vento também deve ser diminuído. Isso deve ser aplicado na próxima temporada, como uma forma de mitigar a vantagem injusta das equipes.” Completou Brown. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *