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Automobilismo

Cinco coisas que podemos tirar do GP da Arábia Saudita

(por Pedro Gama)Mais um GP se acaba e a Playmaker Brasil traz pra você uma lista de cinco coisas que podemos tirar da corrida em Jeddah. Aston Martin – hoje não, hoje não, hoje sim…Após mais uma classificação fantástica. a Aston Martin chegou pra corrida com grandes expectativas. Afinal, o bicampeão Fernando Alonso largaria em segundo e o canadense Lance Stroll em quarto, mas, logo na primeira volta, o espanhol foi punido com cinco segundos e foi vendo suas chances de vitória indo cada vez mais pra longe.Apesar de ele mesmo já ter dito em entrevista que as chances de vitória eram quase zero, a equipe acreditava em uma briga pela primeira posição – o que não aconteceu. Stroll abandonou o prova na 18º volta após problemas com o seu motor e o espanhol acabou ficando com a terceira posição, mesmo após ter sido informado de ter ficado em quarto por conta de mais uma punição.Red Bull – o império não sofre ataquesCom um começo de semana um pouco instável, a Red Bull deu alguns sinais que talvez não dominaria o fim de semana. Max Verstappen, com problemas estomacais, quase não treinou na sexta feira e Sergio Pérez teve problemas em seu motor também na sexta. Após um revés, Max largou em 15º, e parecia que a Red Bull teria uma corrida difícil – o que na prática não aconteceu. Com um Pérez amplamente dominante e que em nenhum momento sofreu ataques e um Verstappen que na 18º volta já estava em 4º. A Red Bull deu razão a uma frase do inglês George Russel dita na quinta feira, que afirmou que ninguém seria capaz de alcançar as Red Bulls. Mais uma vez, a equipe austríaca passeia na corrida e parece muito mais uma questão de tempo para Max e a equipe se sagrarem campeões. Ferrari – eu vejo o futuro repetir o passadoApós uma estreia ruim no Bahrein, a equipe italiana tratou de passar panos quentes. Tanto o chefe de equipe quanto o piloto Charles Leclerc deram declarações no sentido de tranquilizar os “tifosi”, afirmando que o problema da equipe era muito mais uma questão de acerto do que de um erro na concepção do carro. Problema que voltou a se repetir na Arábia Saudita. Leclerc foi punido após trocar peças do motor e largou em 12º, enquanto Sainz sequer conseguiu brigar pela pole. Leclerc até escalou o grid, mas, após um erro de conclusão no pit stop, acabou ficando preso atrás de seu companheiro e permanecendo até o fim da corrida. O sinal de alerta na Ferrari está ligado após, em mais um fim de semana, a equipe não conseguir sequer chegar ao pódio com um ritmo muito abaixo do esperado.Mercedes – que fim levou?Bem longe de ser a equipe dominante que outrora foi, a equipe alemã se vê em um limbo que parece não ser capaz de sair. Não conseguindo disputar com a Red Bull e tendo muitas dificuldades pra andar no ritmo da Aston Martin. A Mercedes hoje depende muito mais da resiliência de seus pilotos do que necessariamente do desempenho do seu carro, conseguindo um excelente quarto lugar com Russell, mas sem perspectivas de crescimento. McLaren – de frente para o abismoA grande decepção da temporada fica com a McLaren, que, em mais um fim de semana se mostra incapaz de competir. Após uma estreia desastrosa no Bahrein, Zak Brown e Lando Norris foram bem sinceros ao falar que não sabiam qual era o problema do carro, que a pista não favorecia o estilo deles e que não tinham muita ideia do que precisava ser feito. Após essa declaração nada animadora, o novato Oscar Piastri conseguiu fazer um surpreendente 8º lugar e largou acima das expectativas. Algo que na primeira volta foi por água abaixo após ele perder o bico de seu carro e ir pro final do grid – posição que se manteve até o fim. A McLaren vive uma péssima fase e não demonstra poder de reação, ficando ao Deus dará. Para eles, quanto antes chegarmos a intertempotada, melhor. 

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