si202306300517 scaled
Automobilismo

Comissários da Fórmula 1 cobram solução rápida para problemas de limites de pista

(por Mattheus Prudente) Os comissários da Fórmula 1 lançaram críticas severas à FIA detonando a “inabilidade” da entidade em policiar adequadamente os limites de pista. Eles chamaram a situação de “completamente insatisfatória” e exigiram uma rápida solução para esse problema que tem sido alvo de controvérsias.Essa avaliação dos comissários veio após uma investigação desencadeada por um protesto da equipe Haas, que contestou a legalidade dos resultados do Grande Prêmio dos EUA. Se tivesse tido sucesso, a equipe americana poderia ter colocado Nico Hulkenberg nos pontos, levantando dúvidas sobre pilotos como Alex Albon, Logan Sargeant, Sergio Pérez e Lance Stroll, que supostamente teriam excedido os limites de pista na curva 6.Embora o protesto da Haas tenha sido rejeitado por falta de evidência “significativa e relevante”, os comissários reconheceram a falha da FIA em policiar consistentemente os limites de pista. Em seu veredito, eles recomendaram uma solução rápida para abordar essa questão “completamente insatisfatória”.O comunicado dos comissários enfatiza: “Eles consideram sua incapacidade de aplicar adequadamente o padrão atual para limites de pista para todos os competidores completamente insatisfatória e, portanto, recomendam fortemente a implementação de uma solução para evitar novos problemas desse tipo”.Um dos problemas identificados é que a câmera posicionada na curva 6 do Circuito das Américas não proporcionou uma visão clara do ápice da curva. Esse incidente é mais uma adição à crescente preocupação com os limites de pista nesta temporada, com mais de 1.200 possíveis violações identificadas no GP da Áustria.Embora a FIA tenha recomendado a instalação de caixas de brita como solução, a direção do Red Bull Ring declarou que isso não pode ser implementado a tempo da etapa de 2024.A questão dos limites de pista voltou à tona no Catar, onde linhas brancas foram redesenhadas em certas curvas à noite, proporcionando aos pilotos mais espaço para erros temporariamente. No entanto, os comissários enfatizam que uma solução abrangente não pode ser implementada este ano.A FIA estabeleceu o Centro de Operações Remotas em Genebra, que atua como um VAR na Fórmula 1, com o objetivo de acelerar a identificação de violações dos limites de pista e suas consequências. A entidade também aumentou o número de pessoas envolvidas na monitorização desses limites.Portanto, embora a FIA e os circuitos tenham feito avanços significativos, os comissários argumentam que soluções adicionais devem ser encontradas antes do início da temporada de 2024, dada a natureza recorrente do problema em diversos circuitos nesta temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *