(por Mattheus Prudente)A nova classificação da Sprint Race continua trazendo alguns problemas para a FIA, que, mais uma vez, teve que fazer mudanças nas regras para fechar possíveis brechas no regulamento. A maior delas é a possibilidade de as equipes utilizarem pneus intermediários em uma sessão seca, o que foi visto como uma “farsa” para muitos no Paddock. As regras da classificação da Sprint Race obriga as equipes a utilizarem pneus médios no SQ1 e SQ2 e pneus macios no SQ3. No entanto, as equipes perceberam que não precisavam guardar pneus macios para o quali da Sprint se achassem que eles seriam mais bem utilizados nas sessões de preparação para a corrida principal, como o treino livre e a classificação na sexta-feira. Por isso, em Baku, Yuki Tsunoda e Lando Norris utilizaram todos os seus pneus macios antes do quali da Sprint. Norris, que se classificou para o SQ3, não conseguiu fazer nenhuma volta, já que não tinha macios novos para ir para a pista. No entanto, foi considerado mandá-lo para fazer uma volta com pneus intermediários, que era permitido na regra. Apesar de o britânico não ter corrido de pneus intermediários na pista seca, o fato dessa possibilidade existir incomodou a FIA, que agora permite que as equipes utilizem pneus macios usados no SQ3. Com isso, as equipes podem usar e abusar dos pneus nas sessões anteriores sabendo que ainda podem usá-los novamente no quali da Sprint. A classificação para a Sprint Race é uma novidade trazida pela Fórmula 1 neste ano, acontecendo pela primeira vez no GP do Azerbaijão, no início do ano. O GP da Áustria, nesse final de semana, será o segundo teste para esse formato, e a primeira vez em um circuito misto comum (sem ser de rua).
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