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Automobilismo

FIA vai usar inteligência artificial para ajudar no monitoramento dos limites de pista

(por Mattheus Prudente) Os problemas com os limites de pista têm sido uma pauta recorrente neste ano, e, recentemente, elas voltaram à tona durante o GP do Catar. Com a pressão dos pilotos e dos chefes de equipes por uma solução rápida da FIA, a entidade anunciou que vai utilizar inteligência artificial para ajudar no monitoramento dos limites. Ainda segundo a FIA, isso é apenas uma das propostas de melhoria para os limites de pista a partir da próxima temporada, e vai ganhar os seus primeiros testes durante o GP de Abu Dhabi neste final de semana. A entidade acredita que a tecnologia será muito mais efetiva para diminuir o número de incidentes que precisam ser checados por humanos. Isso quer dizer que a maioria dos incidentes não precisarão ser analisados centro de operações remotas da Fórmula 1, diminuindo o tempo entre o incidente e a punição, que foi uma das maiores reclamações dos pilotos durante a temporada. Essa tecnologia foi amplamente elogiada pelo diretor do centro de operações, que acredita numa melhora considerável dessse tempo. “No momento, nós ‘forçamos brutalmente’ a situação, dizendo ‘precisamos fazer milhares de verificações, como fazemos isso?’. Bem, colocamos as pessoas nisso, porque essa é a solução mais precisa. O que pretendemos fazer agora é introduzir um nível acima do ROC, e isso é software de IA. Mais uma vez, pode parecer estranho, mas a metodologia com esta IA tem muitos paralelos com as discussões em curso na medicina neste momento e com o uso da Visão Computacional, por exemplo, para digitalizar dados de ressonância magnética.  O que eles concluíram é que não querem usar a Visão Computacional para diagnosticar o câncer, o que eles querem fazer é usá-la para descartar 80% dos casos em que claramente não há câncer, a fim de dar o bem- pessoas treinadas tiveram mais tempo para olhar para os 20%. E é isso que estamos almejando,” afirmou o diretor. Como a tecnologia funciona? A tecnologia de IA consiste, principalmente, em análise de formas, ou seja, o programa analisa os pixels de um vídeo para entender se os pilotos ultrapassaram ou não os limites de pista. Isso quer dizer que os casos claros onde há ou não esses incidentes serão excluídos diretamente dessa equação, deixando apenas os casos duvidosos para análise humana. Isso vem depois de uma conclusão do centro de operações, que viram que o olho humano era mais eficiente pra detectar quando algum piloto ultrapassa os limites de pista do que sistemas de detecção. Tendo um analista de vídeo, os casos em que humanos precisam agir diminuem drasticamente, segundo eles. Problemas com limites de pista As duas pistas em que os limites de pista se mostraram mais problemáticos foram na Áustria e no Catar. Em Spielberg, a FIA registrou mais de 400 casos de pilotos ultrapassando os limites de pista, causando uma reformulação completa do resultado final da corrida na ocasião. Em Losail, no entanto, o problema foi além. Ao ultrapassar os limites de pista, os pilotos entravam agressivamente nas zebras, e a Pirelli começou a identificar rasgos nos pneus durante a corrida Sprint. Para a prova principal, os pilotos tiveram um limite de voltas nos pneus, o que fez com que eles guiassem ainda mais intensamente, encerrando a prova com vários pilotos passando mal e sendo levados ao hospital. 

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