20306 super monaco gp genesis front cover
Automobilismo

Super Monaco GP e a memória do momento que me apaixonei pela Fórmula 1

(por Ricardo Menegueli) Apesar de renegar as vezes, o tempo passou pra mim (e para todos nós) e cá estou eu, 31 anos depois, reverenciando e comentando o jogo que me transformou em um apaixonado pela Fórmula 1.O ano era 1989, Hisao Oguchi dirigiu a criação do jogo, com base em um misto de especulação e alguma nostalgia, com ares de fanatismo ao ano de 1984 (entraremos no detalhe mais pra frente) – nascia o jogo Super Monaco GP, filho mais novo do clássico de 1979 dos fliperamas, Monaco GP. A base do jogo tinha dois modos, sendo um bem simples e o outro um pouco mais complexo: o Monaco GP e o World Championship.O Monaco GP era de funcionalidade simples: você faria uma volta rápida em um trecho da pista completa para se classificar ao GP de Monaco – com um formato “estendido” das ruas do principado. Essa funcionalidade, em níveis bem mais complexos de jogabilidade, também era disponível nos fliperamas (já que o arcade tinha force Feedback, dificuldade maior e não possuía áreas de escape). Conforme você passava pelos “checkpoints” – que eram três ao longo da pista – se mantinha vivo na corrida. Além disso, carros quebravam ao longo da prova, fazendo a pista ficar mais difícil. Confesso que, depois de mais velho, essa versão ficou fácil a ponto de eu simplesmente não mais jogar no console. Já no modo “World Championship”, começa a nostalgia total e a minha memória afetiva:O campeonato tinha 16 etapas (formato da época), replicadas fielmente ao campeonato de 1990 e o “paddock” era dividido entre 16 equipes, que eram sub-divididas em 5 categorias: A, B, C, D.Segue lista com os nomes das equipes e pilotos, e suas respectivas referências – além do nome dos autódromos: Classe A  Piloto                 Equipe             Piloto Referência           Equipe ReferênciaA. Asselin          Madonna              Alain Prost             Honda Marlboro McLarenF. Elsser              Firenze             Gerhard Berger             Scuderia FerrariG.Alberti            Millions            Riccardo Patrese       Williams GP EngineeringA. Picos             Bestowal            Nelson Piquet            Benetton Formula 1 Classe B  Piloto                Equipe            Piloto Referência           Equipe ReferênciaJ. Herbin            Blanche                Jean Alesi           Brabham / Motor Racing DevelopmentsM. Hamano.      Tyrant              Satoru Nakajima            Tyrrell RacingE. Pacheco          Losel               Luis Pèrez-Sala                Team LotusG. Turner            May                Johnny Herbert            March Engineering Classe C  Piloto             Equipe        Piloto Referência           Equipe ReferênciaB. Miller          Bullets          Eddie Cheever              Footwork ArrowsE. Bellini         Dardan      Andrea De Cesaris         Dallara AutomobiliM. Moreau    Linden          Renè Arnoux                     Ligier lotoPlayer           Minarae               N/A                           Minardi F1 Team Classe D    Piloto                Equipe            Piloto Referência           Equipe ReferênciaR. Cotman             Rigel                Nigel Mansell                     Rial RacingE. Tornio               Comet                 JJ Lehto                        Scuderia ColoniC. Techner            Orchis           Stefan Johansson                   OnyxP. Klinger           Zeroforce         Bernd Schneider                Zakspeed * Autódromo Enzo e Dino Ferrari, San Marino. * Jacarepaguá, Brasil. * Paul Ricard Circuit, França.* Hungaroring, Hungria* Hockenheimring, Alemanha* Phoenix Street Circuit, EUA.* Circuit Gilles Villeneuve, Canada.* Silverstone Circuit, Inglaterra* Autódromo Nazionale Monza, Italia.* Autódromo do Estoril, Portugal. * Circuito Permanente de Jerez, Espanha.* Autódromo Hermanos Rodriguez, Mexico. * Suzuka Circuit, Japao* Circuit de Spa-Francorchamps, Belgica* Adelaide Street Circuit, Australia.* Circuit De Monaco, Monaco.  O Jogo por si só pode ser dividido no campeonato mundial em três ou quatro fases: – Quando você começa o jogo, o seu objetivo inicial passa por terminar as duas primeiras corridas para não ser rebaixado para a Rigel. Caso isso aconteça, é “Game Over” e você tem que recomeçar.  – Após garantir a sua permanência no circo da formula 1, você tem que desafiar os pilotos das equipes melhores para conseguir mudar para um time mais forte e, consequentemente, ter mais chances de conseguir pontos. – Ganhar o primeiro título mundial – Bater um personagem especial e ganhar o segundo título mundial.**Importante frisar que as partes 1 e 2 podem ser feitas ao mesmo tempo, você pode correr as duas primeiras corridas já desafiando um rival de equipe melhor, por isso, a divisão pode ser em três ou quatro fases.Na última parte do jogo, o tal “personagem” especial traz um pouco dos anos de 1984/1985 onde você enfrenta um piloto recém chegado ao circo que, já na corrida 1, em San Marino, após o título mundial, te desafia. O nome: G. Ceara – Brasileiro – Piloto da Bullets.Ao olhar a foto, capaz que você fique por uns dois minutos pensando: “esse rosto não me é estranho…”. E não é mesmo.    Piloto          Equipe        Piloto Referência       Equipe ReferenciaG. Ceara       Bullets          Ayrton Senna           Footwork Arrows  Bom, chega de detalhes técnicos do jogo. Vamos falar de paixão.Eu ainda não faço ideia de qual categoria eu poderia considerar este texto, mas, sem dúvidas, o mesmo me traz belas lembranças. A Nostalgia de uma criança de 5 anos de idade esperando pelo dia 25/12/1990 onde viu uma caixa enorme no meio da sala esperando para ser dilacerada às 6 horas da manhã. Naquele ano, eu me lembro de ter sido a primeira vez na vida que não consegui dormir, foi no dia 21 de outubro de 1990. Meu pai esbravejava na sala de casa que Senna estava sendo injustiçado e que o Balestra era “uma pessoa de caráter duvidoso”, digamos assim. Após Senna acertar Prost no meio e sagrar-se bicampeão mundial, meu pai me disse para “esperar pelo natal” – éramos uma família relativamente humilde e os presentes eram quase uma arte de negociação para conseguir. Ele me disse que “se eu aceitasse não ganhar presente de aniversario em abril, eu ganharia o melhor presente que ele poderia me dar” naquele ano.Pois bem, o dia 25 de dezembro chegou, eu praticamente não dormi e, quando abri a caixa: era um Mega Drive, novo, zero. Para quem é nascido na década de 80, isso tem muito valor. Os consoles eram caros e de certo modo difíceis de conseguir. Eu fiquei feliz, mas meio que já esperava esse presente, então não entendi o que tinha de tão especial nele, mas meu pai tirou da cintura uma caixa, do tamanho de um livro pequeno, com um carro vermelho gigante na capa e um amarelo ao fundo. E ele disse: “não sei se o jogo é bom, mas um amigo me disse que era o melhor de corrida”.Olha, eu tenho dificuldade para prender atenção em jogos, mas se teve um jogo que me deixou aprisionado por semanas e até meses, foi esse. Quando “peguei o jeito”, eu lembro exatamente a sequência que fazia para chegar ao topo das equipes: – Em San Marino e Jacarepaguá, desafiava a Tyrant – Paul Ricard e Hungaroring, a Bestowal – Hockenheim e Phoenix, Firenze – Canadá e Silverstone, MadonnaEstava tão bom no jogo que, em 8 corridas, chegava na Madonna e no primeiro campeonato, sendo campeão mundial. O que não é um enorme feito no jogo, mas o que vem a seguir tornava-se uma obsessão a qualquer jogador do jogo: Bater o G.Ceara na Bullets.Sempre tinha o mito do amigo que batia e que, no dia que você chamava ele pra jogar, ele nunca chegava nem perto. E você perdia o carro para ele logo após conquistar o mundial.Eu mesmo levei 24 anos para bater, e após muito video no youtube, confesso. Foi quase como se eu precisasse fazer aquilo. Um emulador e muita vontade me fizeram esse favor.Desde então, Fórmula 1 foi a minha paixão da vida, aquele objetivo que você sonha quando criança, abraçado em um jogo de videogame e pensando como seria se tornar companheiro de equipe de Senna na poderosa McLaren. Todo ano tem uma ansiedade nova, uma expectativa e uma vontade IMENSA de ouvir “ it`s lights out, and away we go!”. Como vocês podem notar, eu não virei piloto de Fórmula 1, acabei rumando mais para o futebol, mas duas “pessoas” são culpadas de todas as sandices financeiras e aventuras relacionadas a velocidade e automobilismo que fiz na minha vida: G. Ceara (Ayrton Senna) e Hisao Oguchi.Aos mais antigos, espero que este texto tenha a ver com a infância de vocês, já aos mais novos, espero que fiquem com a curiosidade do “pai dos simuladores de corrida”, garanto que vale cada segundo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *