1969 monaco hill lotus 01
Automobilismo

Triple Crown: o que significa e quão relevante é a Tríplice Coroa do Automobilismo?

(por Wilson Machado)Assim como no Futebol, no Ciclismo e no Baseball, o automobilismo também tem a sua Tríplice Coroa, mas, diferente das outras modalidades, a Tríplice Coroa do Automobilismo tem uma peculiaridade ímpar que a torna extremamente complicada de se alcançar: são três categorias diferentes. Assim como as outras tríplices, ela é um “título não oficial”, significa que é uma conquista que não vai lhe existir nenhum troféu fora o reconhecimento das multidões apaixonadas pelo automobilismo. Porém, como mencionado no primeiro parágrafo, o maior encanto da Tríplice Coroa do automobilismo, é o fato dela juntar três categorias completamente diferentes, em três traçados extremamente distintos cada qual com suas características únicas, sendo esses os formadores da Tríplice: O Grande Prêmio de Mônaco, representando a Fórmula 1, desde sempre considerado o GP mais glamuroso do calendário, corta as ruas do principado de Mônaco e é um final de semana ímpar por si só.  O circuito de rua mais tradicional do mundo cruza por 3,337kms do principado, sendo a pista com menor comprimento e também menor velocidade média, circuito onde Ayrton Senna é Rei e venceu por seis vezes, e o local onde os oito postulantes a Tríplice (pilotos que ganharam 2 dos 3 eventos) mais tem triunfos, sendo sete pilotos com vitórias e três deles com mais de uma vitória. O representante da categoria de Endurance, hoje representada pelo WEC, são as 24 Horas de Le Mans. Disputada no circuito de La Sarthe, cortando a Cidade de Le Mans, a pista semi permanente (parte circuito fechado, parte rodovias abertas) é o mais longo dos três, contando com incríveis 13,626kms, divididos em 38 curvas e várias retas. O circuito sempre é palco de momentos memoráveis e até cruciais para a história não só do automobilismo esportivo, mas da evolução dos carros como conhecemos hoje. Por serem diversas categorias correndo literalmente ao mesmo tempo, às vezes soa de forma meio confusa os rankings, mas uma coisa é fato, o Rei da pista se chama Tom Kristensen. A lenda dinamarquesa soma incríveis 9 vitórias, todas elas vindo nas categorias principais dos protótipos, e, assim como Mônaco, dos oito postulantes, sete já venceram em Le Mans, sendo que apenas Fernando Alonso venceu mais de uma vez. A última e nenhum pouco menos importante prova, vem da Fórmula Indy, que são as 500 Milhas de Indianápolis. Situado em Speedway, no estado de Indiana, o Indianapolis Motor Speedway, ou “The Brickyard” para os íntimos, é um circuito com características marcantes dos circuitos da categoria, porém ímpar da sua forma. Com suas 2,5 Milhas, sendo 4 km com a conversão, possui 4 curvas como todo bom oval, porém é um circuito chamado de “plano”, contando com baixíssimas inclinações nas curvas e as três retas são muito bem definidas, não sendo as “Retas Curvas” tradicionais em ovais. Nessa prova, os maiores vencedores, com quatro vitórias cada, são o brasileiro Hélio Castroneves, AJ Foyt, Rick Mears e Al Unser. É a menos popular entre os oito postulantes, sendo que apenas três venceram a corrida. Falando agora sobre os postulantes a Tríplice Coroa, são sete os pilotos que venceram duas das três provas, e apenas um piloto em toda a história do automobilismo conseguiu vencer as três, como podemos mostrar na tabela abaixo: Piloto Vencedor em Indianápolis Vencedor em Le Mans Vencedor do Grande Prêmio de Mônaco   Graham Hill 1966 1972 1963, 1964, 1965, 1968 e 1969 Os pilotos listados abaixo conseguiram dois dos três títulos  Juan Pablo Montoya 2000 e 2015 — 2003  Tazio Nuvolari — 1933 1932  Maurice Trintignant — 1954 1955 e 1958  A.J. Foyt 1961, 1964, 1967 e 1977 1967 —  Bruce McLaren — 1966 1962  Jochen Rindt — 1965 1970  Fernando Alonso — 2018, 2019 2006 e 2007 Entre as equipes, por sua vez, apenas a McLaren conseguiu vencer as três provas, ganhando o GP de Mônaco em incríveis 15 oportunidades, as 500 milhas três vezes e as 24 Horas de Le Mans, na sua primeira tentativa, em 1995.Um feito extremamente raro, e secretamente cobiçado por muitos, ainda podemos no futuro ver mais pilotos postulantes a obtê-lo e até mesmo pilotos a conquistar a tão almejada e até mesmo folclórica, Tríplice Coroa do Automobilismo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *