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Automobilismo

Verstappen passeia em casa, num domingo de sol e retoma a liderança do campeonato

(por Bruno Braz) Foi um GP morno, não é, meus amigos? Não chega a ser surpresa pelas características da pista e o melhor momento do conjunto Red Bull-Verstappen comparado ao Mercedes-Hamilton. A gente já sabia que Max estava uns três décimos mais rápido por volta, mas sempre fica aquela expectativa de disputa mais franca, que  acabou não acontecendo entre os três primeiros. Na volta de apresentação, a torcida já dava seu espetáculo, com sinalizadores laranjas, deixando também o ar, sobre a reta, colorido. Dos boxes, sairiam Latifi e Pérez.A largada até foi interessante. Para variar, Alonso achou seus próprios caminhos e pulou bem. É muito bom esse tal de Alonso. Houve pressão das Ferraris para cima de Gasly, Alpines superando Giovinazzi, Ricciardo se movimentando bem e, por incrível que pareça, nenhum toque.Daí para frente, tivemos uma prova perfeitamente controlada por Max Verstappen e pela Red Bull.Max colocou os velhos e bons 3 segundos de vantagem sobre Lewis e passou a controlar a prova.O restante do pelotão, exceto Pérez, foi fazendo uma prova, diria, conservadora. Talvez pelas características da pista, mas acabou sendo meio “monótono”.Até tivemos algumas ações, como Ocon tentando ultrapassar Alonso, sem conseguir, além da prova de recuperação de Pérez, que veio escalando o pelotão até o oitavo lugar, depois de largar em último e ter estragado seus pneus ainda nas primeiras voltas, numa tentativa frustrada de ultrapassar Mazepin. Fez boas ultrapassagens sim, a maioria por fora. A mais intensa, contra Norris, onde ambos se tocaram, faltando cinco voltas para o fim, em espalhada questionável do inglês, mas de mais movimentos mesmo, daqueles que a gente gruda na tela da televisão, não tivemos muitos.Foi uma prova muito tranquila para Max Verstappen. Sem riscos e muito bem controlada. Até pensamos na possibilidade de Hamilton tentar um ataque em prova, mais para a parte final, mas realmente não dava.A Mercedes tentou complicar a vida de Max, principalmente após a segunda parada de Lewis, seguido de imediato por Max, a exemplo da primeira. A ideia foi segurar Bottas na pista, mesmo sabendo que Max o alcançaria, mas que ao menos, fizesse Verstappen perder o cerca de 3 segundos de vantagem, entrando na alça de mira de Lewis. Não deu. Até pareceu que o plano da equipe teria alguma chance de funcionar, mas Max se resolveu na pista mesmo, depois de ver seus 3 segundos virar pouco mais de 1: entrou colado em Bottas na reta e despachou. O ponto extra de melhor volta ainda foi para Lewis, mas não sem emoção. A Mercedes chamou Bottas para um novo pneu no final, mas pediu para que ele não fizesse a melhor volta da prova, que estava, naquela altura, com Lewis. Mas Bottas foi lá e fez a melhor volta, tirando o ponto extra de Lewis naquele momento. Como não tinha nada a perder, a Mercedes puxou Hamilton e deu novos pneus também para o inglês, que recuperou a volta mais rápida na última passagem, enquanto recebia a bandeira quadriculada.O traçado curto trouxe coisas diferentes do que estamos acostumados neste ano: apenas os 3 primeiros colocados chegaram na mesma volta. Do quarto colocado em diante, todos levaram volta de Max Verstappen. Considerando o atual nível de desenvolvimento das equipes, talvez vejamos esse fenômeno se repetir no GP do São Paulo.Depois da vitória, Max pegou a bandeira da Holanda e exibiu para seu público, que foi ao delírio! A festa da torcida foi fantástica!Na entrevista pós corrida, Max foi extremamente saudado por seus torcedores. Lewis foi bem aplaudido, encerrando a questão de vaias. Lewis é um dos fora de série da história. Merece respeito. Ele em segundo, valoriza muito a vitória de Max.Se a prova não foi sensacional do ponto de vista do espectador, o campeonato está sim sensacional de assistir. Tivemos mais um capítulo dessa temporada fora de série, a melhor dos últimos anos, sem dúvida.Os abandonos? Apenas dois: Mazepin e Tsunoda, com ambos recolhendo antes do fim para o box. Destaques negativosColocaria Pérez. Em que pese a escalada de pelotão, errou no começo ao tentar ultrapassar Mazepin, sendo forçado a parar muito cedo para troca de pneus, ainda no começo da prova. Tem cometido erros capitais. Aquele piloto seguro, de tocada limpa e que leva o carro muito bem para casa, está meio sumido na Red Bull. Fez falta hoje, deixando Max contra a estratégia da Mercedes, com dois carros contra um.Vettel também não mostrou nada parecido com suas recentes performances. Chegou a rodar no curvão e quase causou um acidente com Bottas, que vinha perto de aplicar uma volta no alemão. Menção também para Ricciardo, que chegou atrás de Lando, mesmo com o inglês largando atrás do australiano e tendo enfrentado aquela fila de carros em que ninguém consegue ultrapassar. Destaques positivos Max, claro. Senhor da situação. Muito maduro e tranquilo. Ferrari com bons 5º e 7º lugares, abrindo um pouco para a McLaren na disputa de construtores, que também deve ser mencionada, assim como a Alpine, que fez ótimos pontos, com 6º e 9º. E Gasly? Mais uma prova muito sólida, fechando em 4º lugar. Está merecendo um lugar melhor, não é de hoje. Alonso também foi bem com seu sexto lugar.Vale também destacar o hino da Holanda sendo cantado. Ficou bonito. No fim, o resultado da prova foi:Verstappen, Hamilton e Bottas fechando o pódio. Quarto para Gasly, quinto para Leclerc, sexto para Alonso, sétimo para Sainz, oitavo para Pérez, nono para Ocon e Norris, fechando os que marcaram pontos.Na sequência vieram Ricciardo, Stroll, Vettel, Giovinazzi, Kubica, Latifi, Russell e Schumacher, fechando os 18 carros que completaram a prova.Até a próxima.

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