OKC e Pelicans, jogo 1 dos playoffs da NBA
Basquete NBA

OKC vence o Pelicans em partida emocionante e sai na frente na série de playoffs

No confronto deste domingo (21) no Paycom Center, Thunder e Pelicans se enfrentaram no jogo 1 da fase de playoffs da NBA entre o primeiro e o último colocado da Conferência Oeste da liga. Em uma partida emocionante do primeiro ao último quarto, o OKC fez valer o mando de quadra e garantiu uma vitória espetacular, abrindo 1-0 na série.

O jogo teve destaque para o excelente trabalho defensivo da equipe vencedora, com Chet e Shai brilhando nos dois lados da quadra. Por outro lado, o Pelicans, apesar da derrota e do desfalque de Zion, realizou uma partida elogiável, com Trey Murphy, Jonas Valanciunas e CJ McCollum brilhando individualmente. Confira a seguir um resumo do duelo realizado em Oklahoma.

Como foi OKC e Thunders?

Tensão e equilíbrio no primeiro tempo

O início da partida no Paycom Center é marcado por equilíbrio, sem que uma equipe consiga abrir uma grande vantagem sobre a outra. Os Pelicans vencem a maior parte do primeiro quarto, mantendo apenas uma posse de vantagem sobre o Oklahoma City Thunder. Enquanto isso, os donos da casa continuam pressionando, com Chet Holmgren se destacando e sendo uma presença marcante no garrafão, contribuindo significativamente para o desempenho da equipe em quadra.

Possivelmente refletindo a pressão típica de uma partida de pós-temporada entre duas equipes jovens, o jogo nos primeiros momentos apresentou um alto número de erros por parte de ambos os times. A cerca de três minutos do fim do quarto inicial, o Thunder tinha apenas 35% de aproveitamento nos arremessos de quadra, enquanto o New Orleans registrava 29%. Essa baixa eficiência ofensiva destacou a intensidade defensiva e a tensão do confronto ainda no primeiro quarto.

É possível que haja um certo nervosismo em jogo, mas é importante destacar que tanto o Oklahoma City Thunder quanto o New Orleans Pelicans possuem duas das melhores defesas da liga. E o final do primeiro período terminou com tudo empatado em Oklahoma, OKC 17 x 17 Pelicans.

Para os fãs de NBA que acompanharam todos os jogos deste domingo, a espera pelo confronto entre Oklahoma City Thunder e New Orleans Pelicans definitivamente valeu a pena. A partida se mostrou incrivelmente emocionante, recusando-se a ter uma equipe dominante dentro de quadra. No segundo quarto, as duas equipes travaram um duelo extremamente equilibrado, com várias mudanças na liderança, mas sem que nenhuma delas se destacasse claramente. Um ponto positivo foi o bom aproveitamento nos arremessos de três pontos por ambas as equipes, contribuindo para a intensidade e competitividade do jogo.

Jonas Valanciunas destacou-se desde o início, sobretudo pela sua contribuição nos rebotes, especialmente no lado ofensivo. Antes mesmo do término do segundo quarto, o experiente pivô já havia acumulado nove rebotes, dos quais quatro foram na área ofensiva, resultando diretamente em 10 pontos adicionais para o New Orleans Pelicans. E o segundo quarto terminou com tudo empatado novamente, OKC 47 x 47 Pelicans.

Destaques do Primeiro Tempo

Jonas Valanciunas: 10 Rebotes e 3 Pontos

Shai Gilgeous-Alexander: 11 Pontos, 4 Rebotes e 1 Assistência

Chet Holmgren: 7 Pontos, 7 Rebotes e 3 Bloqueios

Segundo tempo emocionante

No segundo tempo, a partida manteve-se equilibrada, com ambas as equipes disputando cada rebote e ponto. O terceiro quarto foi uma verdadeira aula para quem quer aprender a ter uma defesa sólida na NBA: Herb Jones, Lu Dort, Jalen Williams, Chet Holmgren e Jose Alvarado oferecem exemplos brilhantes de defesa individual. Com poucos pontos marcados, o destaque recai sobre as excelentes jogadas defensivas desses atletas. Analisando cada posse de bola, fica claro o que é necessário para defender no mais alto nível do basquete profissional.

Nos instantes finais do terceiro período, o OKC até conseguiu abrir uma vantagem de 9 pontos com ótimas jogadas de Shai e Chet, mas os Pelicans não se deram por vencidos e empataram novamente a partida. Faltando apenas alguns segundos para acabar o terceiro quarto, já tínhamos registrado um total de 12 trocas de liderança, demonstrando o equilíbrio acirrado do primeiro confronto entre as equipes nos playoffs da NBA.

Faltando 8 segundos, Isaiah Joe acertou um arremesso sensacional de três pontos, ampliando a vantagem do OKC para 6 pontos e dando à equipe a oportunidade de tentar administrar o jogo no último quarto. O OKC parecia ter o controle nos primeiros minutos do último período, abrindo uma vantagem de 11 pontos após uma sequência impressionante de 9 a 1. No entanto, o New Orleans não se deixou abater e continuou pressionando, com destaque para Trey Murphy e CJ McCollum. Isso resultou na redução da liderança para apenas uma posse de bola, intensificando ainda mais uma partida que se recusava a ter um time dominante.

O Pelicans conseguiu virar a partida a três minutos do fim, colocando o Thunder atrás no placar depois de muito tempo e causando um verdadeiro caos na partida. Naquele momento, já havíamos registrado um total de 18 trocas de liderança no marcador. A partida então ficou totalmente maluca, com as duas equipes errando cestas, mas brigando bravamente por cada rebote.

O Pelicans permanecia na frente do placar por uma posse. Shai conseguiu empatar faltando 1 minuto e alguns segundos. Após isso, os visitantes tiveram uma sequência de 3 bolas de três desperdiçadas, mas conseguiram 3 rebotes defensivos. Foi então que Chet Holgren apareceu com um toco sensacional em Larry Nance Jr e Shai, na sequência, converteu os dois pontos e ainda sofreu falta, colocando o OKC na frente e fechando a partida com a vitória. Final, Oklahoma 94, New Orleans 92.

Destaques da partida

Jonas Valanciunas: 20 rebotes, 13 pontos e 02 assistências;

Shai Gilgeous-Alexander: 28 pontos, 06 rebotes e 04 assistências;

Chet Holmgren: 15 pontos, 11 rebotes e 05 bloqueios;

Trey Murphy: 21 pontos, 04 assistências e 03 rebotes;

CJ McCollum: 20 pontos e 06 assistências;

 Jalen Williams: 19 pontos, 07 rebotes e 04 assistências;

Oklahoma City Thunder 94 x 92 New Orleans Pelicans (1-0)

O Thunder sai na frente na série, abrindo 1×0 e dando o primeiro passo em busca de uma vaga no segundo round dos playoffs da NBA. A próxima partida será novamente no Paycom Center em Oklahoma na próxima quarta-feira (24) às 22h30 (de Brasília).

Foto: Getty Images.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *