Santos Paulistão
Futebol

Opinião: Santos 1-0 Palmeiras deixa importantes pontos de observação

O Santos demonstrou mais uma vez espírito de competitivdade para arrancar uma grande vitória diante do Palmeiras no início das finais do Paulistão. A partida disputada na Vila Belmiro demonstrou várias camadas importantes que podem servir para o futuro de todo o restante da temporada. Por outro lado, o alviverde demonstra que precisa ajustar pontos importantes.

O alto nível de competitividade do Santos chama atenção

A primeira delas consiste na versatilidade tática do técnico Fábio Carille, que segue surpreendendo no comando do Santos após deixar o futebol japonês de modo controverso. Acostumado com a montagem de grandes defesas, o treinador está demonstrando que consegue executar um bom plano de jogo quando sua equipe precisa ser efetiva e impor as ações ofensivas.

Outro ponto importante que fica para o Peixe é a força de sua torcida, que certamente precisará encontrar maneiras para “lidar” com a punição de oito jogos de portões fechados na Vila Belmiro durante o primeiro turno da Série B. Os torcedoes precisam demonstrar apoio de todas as aformas possíveis e a maior delas consiste em lotar os arredores do estádio em todos esses jogos.

Por fim, o que fica para o Santos é a competitividade e a força física do elenco, dois pontos muito essenciais para lidar com a segunda divisão do futebol brasileiro, buscando o acesso à elite, sendo este o principal objetivo e não a conqusita do torneio em si para clubes gigantes.

Palmeiras está mais uma vez sendo desafiado

Por outro lado, a primeira final levantou preocupações essenciais no Palmeiras. O desempenho abaixo do esperado de Endrick nesta primeira partida da decisão acabou afetando diretamente o desempenho de outros jogadores do setor ofensivo, com diversos jogadores atuando abaixo do esperado.

Abel Ferreira reclamou muito do calendário mais uma vez por conta da realização de dois jogos em um intervalo menor do que 72 horas. Ou seja, o desgaste físico mais uma vez é motivo de preocupação no alviverde, que terá a estreia pela fase de grupos na Conmebol Libertadores nesta semana em jogo fora de casa.

Tudo indica que a competitividade será alta no Allianz Parque e o alviverde estará em condições de virar a situação no Paulistão, mas desta vez, contra o Santos, a tarefa será mais complicada do que em decisões anteriores. Por fim, o alviverde venceu apenas um dos últimos cinco clássicos, precisando reverter esse histórico recente negativo.

Imagem: Ag. Paulistão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *