Nacional Potosí
Copa Sul-Americana Futebol

Nacional Potosí domina e impõe primeira derrota ao Fortaleza na Sul-Americana

Na noite desta quarta-feira (8), o Nacional Potosí enfrentou o Fortaleza pela 4ª rodada da Copa Sul-Americana, em jogo no estádio Victor Agustín Ugarte, em Potosí, na Bolívia. La Banda Roja goleou o Tricolor pelo placar de 4 a 1 e embolou a briga pela vaga nos playoffs das oitavas de final da Sula. Para os bolivianos, Callejo, Prost, Saulo Guerra e William Álvarez marcaram. Juan Martín Lucero marcou o gol solitário do Leão.

Nacional aproveita altitude e começa bem

A primeira investida dos donos da casa foi com 3 minutos de jogo. Prost passou para o lado, Callejo bateu fraquinho para a defesa sem sustos de João Ricardo. Três minutos depois, os bolivianos abriram o marcador: Prost domina, gira, finaliza para a defesa do arqueiro leonino, mas a bola para em cima da linha, facilitando que Callejo toque para o fundo das redes. Aos 12, foi a vez de Cristaldo finalizar, com a bola passando perto da meta tricolor. No minuto seguinte, o atleta do Nacional chegou novamente com perigo batendo cruzado, mas sem sucesso.

Aos 16 o Leão do Pici empatou. Lucero recebeu, tirou da marcação e bateu no alto para fazer um belo gol. O argentino chegou ao seu 12° em 2024, sendo o artilheiro do Fortaleza na temporada e na Copa Sul-Americana, com 5 gols, empatado com Verón e Mastriani, do Racing-URU e Athletico. Aos 25, Prost levou perigo para João Ricardo, com a bola indo na rede pelo lado de fora.

Quatro minutos mais tarde, Martínez passou por boa parte do campo, mas na hora de concluir, desperdiçou. No minuto 31, um cruzamento para a área, Mustafá deu um soco nela e a bola sobrou para Juan Martín Lucero, que desperdiçou. Aos 37, os bolivianos ampliaram: a bola chegou na área, Pedro Augusto não conseguiu afastar, Prost aproveitou e finalizou no canto da meta leonina.

Fortaleza tenta, mas Nacional fecha o placar

Aos 13 minutos, um cruzamento para a área boliviana e a bola passou por todos os atletas tricolores. Quatro minutos depois, Moisés desceu pela esquerda e acionou Machuca, mas ele chutou por cima do gol. Aos 24, a zaga tricolor afastou mal e a bola sobrou para Saulo Guerra, que soltou a bomba para ampliar o marcador.

Aos 36, os bolivianos chegaram a fazer o quarto, mas Álvarez estava em posição irregular. Aos 40, João Ricardo foi obrigado a trabalhar em dobro: Saulo Guerra chutou e ele defendeu. Na sobra, a bola foi levantada para a grande área, o próprio Saulo cabeceou e o arqueiro do Laion pegou sem maiores problemas.

Aos 48, o time de Potosí marcou o quarto gol. William Álvarez recebeu a bola, limpou a marcação de Emanuel Brítez e bateu no canto de João Ricardo.

Final: Nacional Potosí 4-1 Fortaleza

Análise final

O que se viu foi um Nacional que impôs o seu estilo de jogo e acima de tudo, soube ditar o ritmo da partida. Aproveitou o fator casa e altitude, e empilhou chances. Foram 22 finalizações bolivianas contra 10 brasileiras, sendo 12 dos donos da casa em direção à meta. O Fortaleza criou pouquíssimo e não soube ter um poder de reação, sendo dominado a partida inteira.

Com o resultado negativo, o Tricolor segue na liderança do grupo D, com 9 pontos. Com a vitória, o Nacional vai a 4 pontos e embola a briga por uma vaga nos playoffs das oitavas de final, estando a dois do 2° lugar, que é o Sportivo Trinidense/PAR.

Antes do duelo na próxima quarta-feira (15), diante do Boca Juniors na Bombonera, o Laion centra suas atenções ao Brasileirão, onde pega o Botafogo, no domingo (12), às 16h. O Nacional joga no Clausura boliviano diante do The Strongest no sábado (11), às 21h. Na Sul-Americana, o próximo adversário é o Sportivo Trinidense, na terça-feira (14), às 23h.

(Foto: Twitter Sul-Americana)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *