Premier League
Uncategorized

Premier League pode ter mudança importante para os próximos anos

Nos últimos dias, os principais clubes da Premier League podem aderir a uma mudança significativa em relação a parte financeira do futebol inglês. Os rumores apontam que alguns dos grandes times da Inglaterra estão interessados em adotar o Fair Play Financeiro, hoje exercido pela UEFA, no Campeonato Inglês.

Atualmente a Premier League possui as Regras de Lucro e Sustentabilidade (PSR). Uma das características dessa norma seria o fato das equipes do Futebol Inglês não poderem ter certo valor de prejuízo (cerca de 105 milhões de libras). Caso isso aconteça, os times sofrem punições.

Recentemente, Everton e Nottingham Forest foram duas equipes punidas por conta da regra. Outras equipes, como Chelsea e Newcastle, estão próximas de também serem punidas futuramente.

Segundo o ‘World Soccer Talk’, os Blues registraram cerca de 90 milhões de libras em prejuízo na temporada 2022-23. Já Darren Eales, CEO do Newcastle, afirmou em entrevista que a equipe deverá vender jogadores importantes para melhorar a sua situação financeira.

Outros projetos financeiros que podem ser adotados na Premier League seriam parecidos com os já usados na NBA e na MLB, ambas ligas esportivas dos Estados Unidos.

De acordo com o jornalista Mike Keegan, “uma das outras propostas é um imposto de luxo que existe na MLB e na NBA, onde você recebe um limite, para que você saiba quanto pode perder.

“Se você quiser gastar mais do que isso, se disser: ‘Bem, isso não é suficiente, quero que minha equipe gaste uma quantidade ‘x’ de espaço para garantir que sejamos competitivos. O dinheiro é meu e por que eu não deveria ser capaz de fazer isso?’ Então, se você gastar mais do que lhe é permitido, se para cada quantia x de milhões que você ultrapassar o que é permitido, você será atingido pelo que eles chamam de imposto de luxo.”

Pep Guardiola, Manchester City, ao conquistar a Premier League na temporada passada (Foto: Visionhaus/Getty Images Europe)
Pep Guardiola, Manchester City, ao conquistar a Premier League na temporada passada (Foto: Visionhaus/Getty Images Europe)

Premier League

Ainda segundo o jornalista Mike Keegan, a PSR não deveria atuar em times como Everton ou Nottingham Forest, servindo mais para “monitorar” as principais equipes da Premier League.

“Quando essas regras foram introduzidas, não acho que alguém teria dito que ‘estes são os tipos de clubes que iremos perseguir’”, afirmou Keegan. “Alguém me perguntou em relação a Forest, parece que o único dano que seu dono está causando é à sua própria carteira e quem precisa impedi-lo de fazer isso?”

(Foto: Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *