Botafogo
Futebol Libertadores

Botafogo vence LDU por 2 a 1 e se recupera na Libertadores

Nesta quarta-feira (8), o Botafogo recebeu em casa a LDU, em jogo válido pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores e venceu seu oponente por 2 a 1. O jogo foi marcado por uma paralisação do VAR na primeira etapa. A equipe carioca chegou ao resultado com gols de Hugo no primeiro tempo e Júnior Santos na etapa final, enquanto os equatorianos descontaram com Estrada ainda no primeiro tempo.

O Botafogo alcançou sua segunda vitória na competição e soma seis pontos após quatro jogos na Libertadores, dividindo a liderança do grupo com o Junior Barranquilla. A equipe comandada por Arthur Jorge reage na competição na briga pela vaga na próxima fase. Apesar dos desfalques no ataque, o time carioca marcou seu sexto gol na fase de grupos e contou com o bom desempenho de Óscar Romero e Júnior Santos para buscar a vitória.

Empate demorado

Ambas as equipes começaram o jogo partindo para cima, sem muitas preocupações defensivas. Apesar disso, a equipe carioca tinha mais posse de bola, porém, enfrentava dificuldades em finalizar as jogadas, que eram criadas principalmente pelo lado direito com Dámian Suarez e Luiz Henrique, que tiveram um bom primeiro tempo. Apesar dos mandantes estarem melhores, o jogo ficou muito travado no meio-campo, com ambas as equipes incapazes de criar oportunidades claras de gol, resultando em muitos lances laterais ao longo da partida.

O Botafogo tentava gerar jogadas usando velocidade, enquanto a LDU apostava em cruzamentos buscando Arce, o seu pivô. Desta forma, ambas as equipes conseguiam realizar seu plano de jogo. Após uma bola perdida de Luiz Henrique na defesa, os visitantes roubaram a bola e cruzaram na área. Arce cabeceou na trave e na sobra a defesa ficou confusa, sobrando para Julio, que finalizou contando com um desvio de calcanhar de Estrada para abrir o placar.

Neste momento, a confusão da partida começou. O VAR analisou três lances: a possível falta em Luiz Henrique, um impedimento no cruzamento e um impedimento no momento da cabeçada de Arce, de Estrada, que estava levemente à frente. O problema ocorreu quando o árbitro foi chamado para verificar o último lance, houve uma falha no equipamento e chegamos a marca de 10 minutos de paralisação no VAR, batendo a marca da terceira maior intervenção do VAR na história de equipes brasileiras.

Após tudo isso, o gol foi anulado, e o Botafogo acordou no jogo, melhorando as jogadas e buscando seu gol. Em bela jogada de Luiz Henrique, que cruzou para a área e achou Hugo sozinho do outro lado, o lateral dominou e chutou forte no canto esquerdo do gol, abrindo o placar do jogo e marcando seu segundo gol na Libertadores. A LDU pareceu sentir o gol sofrido e se desestabilizou, forçando cruzamentos e chutões para cima.

Em uma falta cometida por Lucas Halter no lado esquerdo da defesa, a LDU teve outra chance nos acréscimos. Em bela cobrança de Quiñonez no segundo pau, o atacante Estrada apareceu sozinho dentro da área e cabeceou no canto direito de Jhon, que não teve chances de defender. O jogo estava empatado e tudo aberto logo na primeira etapa. O VAR ainda gastou três minutos para confirmar o gol equatoriano.

Mudanças pontuais no Botafogo

Bons técnicos ganham jogo, e parece que hoje foi exatamente o que aconteceu com o Botafogo. Arthur Jorge tirou Jeffinho no intervalo, que não estava fazendo um bom jogo, e colocou Óscar Romero, que entrou muito bem no jogo. Com o paraguaio em campo, foi possível Savarino ficar na ponta, o que abriu grandes possibilidades. Taticamente, o Botafogo estava bem melhor em campo, apesar de enfrentar muitas dificuldades para finalizar. Entretanto, criava mais que os equatorianos, que apenas forçavam bolas longas em uma jogada que ficou fácil de se marcar com o tempo.

Os ajustes de Arthur Jorge foram certeiros, e a equipe carioca viu grandes reforços vindos do banco fazerem a diferença. Diego Hernandez, Tchê Tchê e Gregore entraram bem no jogo. O gol da vitória saiu de uma bela troca de passes pelo lado esquerdo entre Damián, Diego e Óscar Romero, que dominou e tocou entre a linha de zagueiros para Júnior Santos, artilheiro da equipe, marcar mais um belo gol ao dominar e chutar do lado esquerdo do goleiro. 2 a 1 Botafogo.

Com o gol carioca, a LDU tentou acelerar o jogo e buscar o empate após perder muito tempo na segunda etapa no que parecia uma satisfação com um possível empate. Porém, não conseguiu criar chances reais de perigo ao gol de Jhon na segunda etapa, mostrando dificuldade em travar o meio de campo carioca. No fim, o Botafogo saiu vitorioso.

FT: Botafogo 2-1 LDU

Análise final

Tivemos um bom jogo no Nilton Santos, em que ambas as equipes buscaram o resultado a todo momento, com poucas chances de gols claras. No entanto, não podemos deixar de criticar a dependência e ineficiência do VAR. A má atuação da arbitragem atrapalhou o andamento de toda a partida, que por muitas vezes foi bastante travada em cruzamentos e laterais longos sem resultados. O Botafogo agora sobrevive na briga pela vaga na próxima fase e terá um trabalho árduo pela frente, mas com boas expectativas adiante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *