real madrid
Futebol La Liga

Com a mão na Taça: Real Madrid vence o Cádiz em casa e pode ser campeão espanhol já nesse sábado

Neste sábado (4), o Real Madrid recebeu o Cádiz no Santiago Bernabeu em duelo válido pela 34ª rodada da La Liga. Em um duelo decisivo pelo título, os merengues fizeram o dever de casa e conquistaram uma vitória por 3 a 0, com todos os gols sendo marcados no segundo tempo. Dependendo do resultado de Girona e Barcelona, os Blancos podem se sagrar campeões espanhóis ainda hoje.

Análise da partida:

No primeiro tempo, o Real teve posse de bola, mas não conseguiu criar muitas chances claras de gol contra a defesa do Cádiz, e o placar ficou empatado. Na segunda etapa, o Real Madrid mudou sua postura, pressionou mais e marcou dois gols, um com Brahim Díaz e outro com Luka Modric. A torcida já comemorava, mesmo sabendo que o título ainda dependia de um tropeço do Barcelona. O goleiro do Cádiz evitou mais gols, mas não conseguiu impedir Joselu de marcar o segundo gol, garantindo a vitória do Real Madrid por 2 a 0.

O técnico Carlo Ancelotti optou por poupar seus principais jogadores, incluindo Vinicius Junior e Rodrygo, em preparação para o jogo de volta da semifinal da Champions League contra o Bayern de Munique, na próxima quarta-feira. No entanto, Éder Militão foi escalado como titular, juntamente com Courtois, que retorna ao campo após nove meses e duas lesões no joelho esquerdo.

O torcedor madrilenho finalmente pôde matar a saudade do goleiro belga. Ele passou por um longo período de recuperação após uma lesão grave no joelho. Voltou aos treinos em março, mas teve azar: machucou o menisco do mesmo joelho logo de cara. Antes disso, sua última vez em campo tinha sido num amistoso de pré-temporada, lá em agosto do ano passado, contra a Juventus.

O Real Madrid tinha a chance de conquistar o título do Campeonato Espanhol já nessa rodada. Bastava ganhar do Cádiz e esperar que o Barcelona, que está em segundo lugar, não vencesse o Girona fora de casa. Os torcedores estavam na expectativa para ver como tudo iria se desenrolar.

Cádiz consegue segurar o ataque dos donos da casa na primeira etapa

O time alternativo escalado por Ancelotti ditou o ritmo do primeiro tempo: muita posse de bola, mas pouca velocidade e poucas chances claras. Jogando em seus domínios e com a possibilidade de ficar com a mão na taça, o Real já começou os trabalhos logo cedo. Fran García recebeu de Ceballos em profundidade e cruzou rasteiro. Joselu se esticou, mas não conseguiu desviar. O Real voltou a levar perigo para o gol de Ledesma aos 9 minutos com uma pancada de Eder Militão.

O goleiro do Cádiz precisou trabalhar para impedir que o placar fosse aberto. O Cádiz teve sua primeira ação ofensiva aos 21 minutos. Navarro fez um passe na frente para Zaldúa, que cruzou rasteiro. Chris Ramos recebeu em condições de finalizar, mas chutou torto, mandando a bola diretamente pela linha de fundo.

Os visitantes então começaram a se arriscaram cada vez mais. O Real, por outro lado, errava passes e não conseguia construir suas famosas jogadas ofensivas. A primeira etapa também foi marcada por uma postura defensiva do Cádiz, que teve posse de bola inferior a 30%.

A equipe comandada por Mauricio Pellegrino, por sua vez, explorava os contra-ataques, mas não era feliz na definição das jogadas. Aos 30 minutos, Sobrino ganhou de Éder Militão pela esquerda, invadiu a área e buscou um espaço para o chute. Nacho acompanhou na marcação e conseguiu fazer o corte na hora certa.

No final da primeira etapa, a principal chance dos primeiros quarenta e cinco minutos apareceu para o Real Madrid. Camavinga fez um passe em elevação para dentro da área. Joselu finalizou de primeira, frente a frente com o goleiro, mas pegou mal demais na bola, mandando para a linha de fundo.

Vitória do Real e festa da torcida no segundo tempo

Na etapa complementar, era possível ver um Real Madrid com uma postura mais assertiva. O clube merengue acionou o senso de urgência na partida, e Brahim Díaz quase abriu o placar aos 2 minutos, com uma cobrança de falta que só não entrou porque o goleiro Ledesma espalmou para linha de fundo. Porém, o marroquino marcou um golaço logo em seguida. A jogada começou com o camisa 21 dominando e tirando da marcação de Chust, abrindo espaço na entrada da área e batendo colocado. A bola entrou no ângulo. Era o primeiro gol dos merengues na partida, e que golaço!

A equipe de Ancelotti seguiu atacando e buscando jogadas para aumentar a vantagem, porém encontrava pouco espaço no ferrolho defensivo armado pela defesa do Cádiz. Aos 20 minutos, o técnico italiano resolveu colocar Bellingham para dar uma oxigenada no Madrid, e a alteração surtiu efeito apenas alguns minutos depois. Bellingham começou a jogada com um desarme e tocou para Luka Modric, que encontrou Brahim Díaz. O marroquino fez um lindo passe rasteiro, e o camisa 5 só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

Com 30 minutos de jogo no segundo tempo, o homem do momento em Madrid foi escalado do banco. Vini Jr entrou no lugar de Brahim Díaz. O camisa 7 teve sua primeira contribuição na partida aos 36 minutos; encarou a marcação, buscou a linha de fundo e tentou o cruzamento para Joselu, que estava pronto para marcar, mas Fali cortou e mandou para escanteio. Na sequência, Vinicius mostrou porque está na discussão de melhor jogador do mundo na atual temporada, ao fazer um lindo cruzamento de letra para Militão cabecear com perigo. Ledesma precisou se esticar todo para impedir o gol do zagueiro.

A verdade é que a festa já estava armada pela torcida em Madrid. Aos 39 minutos, os torcedores não conseguiram mais segurar a ansiedade e soltaram o grito de “campeão”, mesmo que o título nessa rodada ainda dependesse de um tropeço do rival e vice-líder Barcelona.

No final da partida, Ledesma precisou trabalhar mais uma vez para impedir o que seria um golaço de Modric nos minutos finais. O goleiro argentino também defendeu o chute de Vinicius Jr na entrada da área já nos acréscimos.

Joselu, que tinha perdido uma chance incrível no final do primeiro tempo, voltou a desperdiçar uma oportunidade aos 48 minutos; Bellingham cruzou na área para o camisa 14, que finalizou e viu a bola explodir na trave. Depois de tanto tentar, o atacante espanhol finalmente foi presenteado na sequência quando Viní Jr fez um passe na frente para Nacho, que invadiu a área e encontrou Joselu. Com Ledesma batido, o atacante só teve o trabalho de finalizar para o fundo das redes.

Resultado: Real Madrid 3 x 0 Cádiz

A vitória deixa a equipe de Ancelotti ainda mais perto do título. Eles podem ser campeões hoje se o Barcelona tropeçar contra o Girona. Enquanto isso, o Cádiz corre o risco de ficar fora da na La Liga na próxima temporada. Ocupando a 18º colocação e com 05 pontos atrás do Celta, primeiro time fora da zona.

Na próxima quarta-feira, o Real Madrid joga contra o Bayern de Munique em casa, pela partida de volta da semifinal da Liga dos Campeões. Pelo Campeonato Espanhol, eles enfrentam o Granada fora de casa no sábado seguinte. O Cádiz joga em casa contra o Getafe no domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *