Croácia e Albânia, Euro 2024
Futebol Eurocopa

Albânia vai do céu ao inferno com herói improvável, e empata nos acréscimos com a Croácia

Pela segunda rodada do Grupo B, Croácia e Albânia fizeram nesta quarta-feira (19) um duelo nervoso em busca da primeira vitória no torneio. Ambos se revezaram no domínio do jogo e em cada etapa estiveram pressionando seu adversário com intensidade na briga pelos três pontos e uma das vagas diretas da chave para as oitavas de final. O empate prevaleceu após uma virada croata e um empate heróico dos albaneses nos acréscimos, que deram contextos dramáticos ao confronto, disputado no Volksparkstadion, em Hamburgo.

Os albaneses assim como na estreia contra a Itália no último sábado, saíram na frente do marcador, porém, não mantiveram consistência e deixaram os croatas virarem a partida, na qual por pouco não conquistaram sua primeira vitória na Euro após uma goleada sofrida contra a Espanha. O time liderado pelo treinador brasileiro Sylvinho se recuperou nos minutos finais e obteve um empate suado, se colocando de maneira mais estável numa chave com fortes rivais. Confira agora um resumo do jogo.

Como foi Croácia e Albânia?

O jogo começou com a Albânia à frente do marcador logo aos 11 minutos do primeiro tempo com Laçi, que num cabeceio na grande área testou firme e não deu chances para o goleiro Livakovic. A equipe mantém o resultado ao longo da etapa inicial e se fecha buscando administrar a vantagem nos últimos 45 minutos de partida, porém, encontra uma Croácia totalmente oposta ao que apresentou inicialmente e buscando reagir.

Após quase sofrer o segundo gol no finalzinho do primeiro período, os croatas aproveitam a Albânia totalmente retrancada e conseguem furar o bloqueio aos 28 minutos da etapa complementar com Kramarić, que finalizou de dentro da área para colocar igualdade no marcador e enfim dar início a reação no jogo. Dois minutos depois do empate, a seleção de Zlatko Dalic segue na pressão e conquista o segundo gol, com o volante Gjasula marcando contra a própria meta e pondo a Croácia de virada na frente do placar.

O resultado que dava aos croatas um respiro maior depois de uma derrota na estreia se confirmava até os acréscimos quando numa pressão ofensiva a Albânia conquistou o empate com o mesmo Gjasula, agora marcando um gol a favor de sua equipe. Aos 50 minutos do segundo tempo, o volante deu números finais ao emocionante duelo em Hamburgo e colocou os albaneses de volta ao jogo numa chave apontada como difícil e que terá uma disputa acirrada pelas duas vagas diretas às oitavas da Euro, junto de Itália e Espanha. Final, Croácia 2, Albânia 2.

A Albânia é a terceira colocada do Grupo B com 1 ponto, enquanto a Croácia está na última colocação com 0. De olho no mata-mata, na última rodada da fase inicial os croatas encaram a Itália, enquanto os albaneses vão enfrentar a Espanha, em jogos a serem realizados na próxima segunda-feira, às 16h (de Brasília).

Análise Final

Assim como Turquia e Geórgia disputado na última terça-feira, Croácia e Albânia fizeram um jogo de emoções acima do esperado pela opinião pública, que aponta estas seleções como meras coadjuvantes numa competição com países como Alemanha, França, Inglaterra, Espanha e Holanda.

Os albaneses assim como no duelo contra a Itália no último sábado, saíram na frente, mas ao inventar de se fechar em busca de impedir o adversário de penetrar sua área, colocaram sua conta em risco e por pouco não viram a Croácia vencer. Até o momento, tem garantido sua classificação às oitavas como terceiro colocado, porém, caso vençam a Espanha na última rodada, farão história nesta que é apenas sua segunda participação na Euro.

Da mesma forma como na estreia diante dos espanhóis, onde foram goleados pela equipe de Luis de la Fuente, os croatas fizeram uma partida boa apenas no segundo tempo, e dessa vez, ao menos estiveram próximos de conquistar uma vitória importante para seguir sonhando com uma vaga direta na próxima fase. A partida final contra a Itália na próxima semana será uma prova de fogo para a seleção de Modric seguir sonhando com uma classificação pelo menos como um dos melhores terceiros colocados, mas, a combinação de resultados deve ser um peso imenso para que seu possível triunfo na rodada final não seja em vão.

Croácia e Albânia, Euro 2024
Kristjan Asllani, da Albânia, e Luka Modric, da Croácia, durante o duelo desta quarta-feira na Euro 2024 — Foto: GABRIEL BOUYS / AFP
Foto: Marko Lukunic/Getty Images