Vasco e Cruzeiro, Brasileirão 2024
Futebol Brasileirão

Em jogo tímido de emoções, Vasco e Cruzeiro empatam sem gols em São Januário

Neste domingo (16), Vasco e Cruzeiro empataram sem gols em São Januário, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Ambos buscavam vencer para subir na tabela, porém, não tiveram criatividade o suficiente para abrir o marcador no jogo, e estacionaram na classificação.

O Vasco chegava a esta partida muito pressionado após a goleada sofrida para Flamengo, na estreia do treinador português Álvaro Pacheco, e a derrota pro Palmeiras no meio da semana. O Cruzeiro, em um processo de reformulação com Fernando Seabra e uma nova SAF, busca se manter entre os 10 primeiros da competição. Confira a seguir um resumo do duelo.

Como foi Vasco e Cruzeiro?

O jogo começou com pouquíssimas emoções, e se demonstrou uma partida muito fraca em questões técnicas e animação. Ambos os times demonstraram extremas dificuldades em fazer o simples, o Cruzeiro um pouco mais arrumado, teve alguns bons chutes de fora da área, porém, não levaram perigo ao gol do Vasco.

Na noite deste domingo, diante do atual cenário vascaíno na temporada, esperava-se um clima de guerra em São Januário, mas o que se viu foi exatamente o contrário. A torcida apoiou os jogadores em campo a todo instante, mesmo com o time tendo uma atuação extremamente abaixo do esperado, principalmente na primeira etapa.

No segundo tempo, o Vasco melhorou significativamente, começou a ganhar as segundas bolas, as divididas e teve algumas boas chances de abrir o placar. Aos 8 minutos, Galdames achou um belo passe para Rossi que cruzou para Vegetti, e a zaga cruzeirense fez um belo corte para evitar o ataque.

Os donos da casa seguiram criando boas oportunidades de gol, mas parando sempre em suas limitações técnicas. Aos 36, os jogadores do Vasco reclamaram bastante de um pênalti em que a bola teria batido no braço de um defensor do Cruzeiro, e o árbitro da partida mandou o jogo seguir. O VAR foi chamado para confirmar a decisão, e também não verificou a penalidade reclamada pelos cariocas.

Resumo do primeiro tempo

A etapa inicial de Vasco e Cruzeiro foi marcada por poucas emoções. O primeiro chute a gol aconteceu apenas aos 17 minutos, quando Robert arriscou um chute rasteiro, que foi defendido por Léo Jardim. Também de fora da área, Lucas Silva tentou surpreender, mas o goleiro cruzmaltino fez mais uma boa defesa. A equipe carioca teve sua primeira chance apenas aos 31 minutos, quando Victor Luís arriscou de longe, forçando Anderson a espalmar a bola.

Logo em seguida, Rossi cruzou para a grande área, e Vegetti cabeceou, mas Anderson estava atento e fez mais uma defesa. Sem grandes oportunidades de gol, ambos os times foram para o intervalo com o placar zerado, e os goleiros em evidência por manterem o empate em São Januário.

Resumo do segundo tempo

O jogo que no primeiro tempo foi fraco de emoções, apresentou melhorias a partir da segunda etapa, o ânimo da equipe do Vasco mudou. O cruzmaltino voltou bem melhor e criou algumas oportunidades de gol, a melhor delas foi aos 30 minutos num escanteio cobrado por Galdames, com desvio de Vegetti e encontrando Zé Gabriel na pequena área sem marcação. No chute, o goleiro Anderson conseguiu fazer uma importantíssima defesa para salvar o Cruzeiro.

Aos 36, o lateral-direito Puma Rodríguez, recebeu na quina da grande área e chutou para o gol, a bola pega no braço do zagueiro do Cruzeiro, mas que estava apoiado no gramado e o árbitro mandou o jogo seguir, respaldado pelo VAR. Perto do fim do jogo o defensor dessa vez recebeu na lateral direita, levantou a cabeça e cruzou para David, o atacante dominou a bola e tentou uma bicicleta, que foi totalmente mal executada, levando a torcida vascaína ao delírio em São Januário. Porém, não foi suficiente para dar a vitória aos cariocas. Final, Vasco 0, Cruzeiro 0.

Com o empate, o Vasco chega à 15ª colocação na tabela e segue ameaçado pelo Z-4 no Brasileirão. Com duas derrotas e um empate, Álvaro Pacheco tem um grande desafio no comando da equipe cruzmaltina, e a série de resultados já sinaliza seus primeiros momentos de instabilidade com a torcida vascaína. Já o Cruzeiro, com esse empate, cai para o 8º lugar na classificação e continua perseguindo o G-4, mesmo com um jogo a menos.

Próximos confrontos das equipes

O Vasco vai à Caxias do Sul enfrentar o Juventude na próxima quarta-feira (19), às 20h. O cruzmaltino terá seus dois principais jogadores de fora desta partida, Payet por lesão na coxa direita, e Vegetii, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Já o Cruzeiro recebe no Mineirão também na quarta-feira (19), mas às 21h30, a equipe do Fluminense, que vive um péssimo momento e ocupa a zona de rebaixamento do Brasileirão. O Cabuloso conta com a volta do camisa 10 e craque do time Matheus Pereira.

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro