Richarlison volta a ser convocado para a Seleção Brasileira
Futebol Seleção Brasileira

Richarlison volta à Seleção Brasileira e enfatiza importância da terapia para a saúde mental após um 2023 turbulento

O atacante da Seleção Brasileira Richarlison, concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira em Londres, onde o Brasil dá início a temporada de 2024 e enfrenta a Inglaterra no próximo sábado (23), em Wembley. O atleta abriu o coração durante a sonora ao relatar seus momentos de angústia e sofrimento desde a perda da Copa do Mundo em 2022, uma série de lesões e outros fatores que refletiram em suas atuações dentro de campo.

Richarlison enfatizou a importância de cuidar da saúde mental e destacou o quanto a busca por uma terapia lhe influenciou nos últimos tempos. Em setembro do ano passado, o atacante procurou ajuda após lidar com cobranças dentro de campo e problemas na vida pessoal.

Além de utilizar a entrevista para falar sobre sua batalha para se recuperar emocionalmente, Richarlison manifestou sua alegria de voltar a atuar com a camisa da Seleção Brasileira após desfalcar a equipe em jogos contra Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias, ocasião na qual o atleta não havia sido convocado pelo então treinador Fernando Diniz. O atacante também agradeceu a motivação dada pelo ex-técnico da amarelinha Tite durante a Copa do Mundo de 2022, e elogiou a postura demonstrada pelo novo comandante brasileiro Dorival Júnior a partir dos primeiros contatos que teve com ele nos treinamentos.

No início do ano, Richarlison também esteve fora de seu clube, o Tottenham, desfalcando os Spurs em virtude de uma cirurgia no púbis, que o deixou de fora da lista de relacionados de Ange Postecoglou, técnico da equipe londrina, mas retornou antes do esperado e tem apresentado grandes atuações.

Aspas de Richarlison durante a coletiva da Seleção Brasileira: 

“Minha fala foi muito importante até para o pessoal da Seleção. Quando cheguei aqui já vi a psicóloga, nunca teve isso antes aqui. Foi importante. E o carinho que recebi das pessoas, a gente sabe o preconceito que tem quando a pessoa fala que está procurando ajuda, eu mesmo tinha esse preconceito, graças a Deus não tenho mais.”

Ao falar sobre sua volta para a Seleção Brasileira e a vinda de uma psicóloga para auxiliar a delegação.

“Salvou minha vida de uma hora para a outra, estava no fundo do poço mesmo, sabe? É importante a seleção ter um psicólogo para ajudar os atletas. Só a gente sabe a pressão que sofre, não só dentro, mas também fora de campo. Eu mesmo sofri mais fora de campo. É importante ter um psicólogo perto da gente.”

Sobre sua busca por um tratamento após os problemas dentro e fora de campo a partir da perda da Copa de 2022.

“A gente é ser humano, vê as coisas, vê a maldade no olhar das pessoas. Chegou um ponto em que até o professor Tite veio me chamar no avião e veio falar comigo. Antes de ir para a Copa no Catar, ele me chamou no avião e falou: “não precisa se preocupar com as críticas, você é meu camisa 9 e eu confio em você.” Isso foi fundamental para eu chegar na Copa confiante, com liberdade, só tenho a agradecer ao Tite, foi o cara que confiou em mim, mesmo com as pessoas vindo criticar, rebatê-lo.”

Citação de Richarlison agradecendo Tite pela confiança e incentivo dado pelo treinador durante a Copa de 2022.

“Falei isso porque sei meu potencial, sei como é vestir a camisa da Seleção, nunca deixei de sonhar para conquistar meus objetivos. Foi um momento em que eu estava passando por dificuldades, mas nunca deixei me abalar. Sabia que meu momento era difícil no clube e na Seleção, mas decidi trabalhar calado, recebendo críticas, mas sempre trabalhando. A cirurgia deu certo, voltei antes do esperado, trabalhei firme e hoje estou colhendo os frutos. Sou um cara trabalhador, quando venho para a Seleção dou minha vida, sei como é vestir a camisa da Seleção, o peso que carrego.”

Novamente sobre seu retorno para a Seleção Brasileira.

“Ele esteve no CT do Tottenham, viu como é a estrutura lá, conversou com nosso treinador. O estilo de jogo do Dorival e do nosso treinador é parecido, um estilo agressivo, ele gostou muito. Essa aproximação com jogadores daqui, da Europa, nos dá uma confiança também. Ele veio, conversou com a gente olho a olho, eu falei para ele que a seleção, para mim, vem em primeiro lugar.”

“A gente já pegou um pouco o esquema dele, é um pouco parecido com o do professor Tite, o perde pressiona, as movimentações… Ele me explicou também como quer que um camisa 9 jogue com ele. A gente está se aproximando. Como falei, estou aqui para ajudar a Seleção e a comissão no que for possível.”

As primeiras impressões do técnico Dorival Júnior e suas semelhanças táticas com Tite.

Richarlison e a Seleção Brasileira treinam até quinta feira no CT do Arsenal, em Londres, e no sábado (23), enfrentam a Inglaterra no Estádio de Wembley, às 16h (de Brasília). No dia 26, uma terça-feira, o Brasil encara a Seleção da Espanha no Santiago Bernabéu, em Madri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *