Thiago Monteiro Roland Garros
Tenis Notícias Roland Garros

Roland Garros: mais três brasileiros garantem vaga na chave principal do torneio

O tênis brasileiro celebra uma conquista incrível no qualipara Roland Garros, com três tenistas garantindo suas vagas na chave principal do torneio. Thiago Monteiro foi o último a se classificar, após vencer o espanhol Daniel Rincón em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/2, em um confronto de 1h13.

Com a vitória de Monteiro, o Brasil assegurou a presença de três tenistas na chave masculina principal em Paris. A última vez que o país teve quatro tenistas homens em um Grand Slam foi no US Open de 2011, com Thomaz Bellucci, Rogério Silva, Ricardo Mello e João Souza.

Embora Monteiro não tenha anotado nenhum ace e tenha cometido quatro duplas faltas, seu desempenho no serviço foi sólido, vencendo 75% dos pontos disputados, comparado a 62% de Rincón. Monteiro também compensou seus 14 erros não forçados com 21 bolas vencedoras, superando os 13 do adversário.

Felipe Meligeni também brilhou ao vencer o português Jaime Faria, atual 183 do mundo, com um placar de 6/4 e 6/2 em apenas 65 minutos. Será a segunda participação de Meligeni, atual 136 do mundo, na chave principal de um Grand Slam e a primeira em Roland Garros. Ele teve um bom desempenho com o serviço, com 74% de aproveitamento, dois aces e nenhuma quebra sofrida.

No lado feminino, Laura Pigossi garantiu sua vaga na chave principal ao superar a romena Cristina Dinu com um duplo 6/2 em 1h14 de partida. Esta será a terceira participação de Pigossi em um Grand Slam, juntando-se a Beatriz Haddad Maia e marcando a primeira vez desde 1990 que duas brasileiras estarão na chave principal de Roland Garros. Pigossi demonstrou domínio ao perder apenas um ponto em cada um dos primeiros três games e fechou o jogo com uma paralela de direita no oitavo game do segundo set.

Além dos três garantidos nesta sexta-feira (24), o Brasil também tem Gustavo Heide, que se classificou pela primeira vez em Roland Garros nesta quinta-feira (23), Thiago Seyboth Wild, que já tinha vaga garantida pelo ranking, e Bia, atual semifinalista do torneio e tenista de maior ranking. Seis representantes brasileiros em um Grand Slam é o maior número em 36 anos, quando tivemos sete na chave de Roland Garros.

Conheça os adversários dos brasileiros em Roland Garros:

Como já havia sido definido anteriormente, Wild terá o seu primeiro confronto na chave principal de Roland Garros contra o dono da casa Gael Monfils, e vai tentar repetir o resultado do ano passado, quando chegou à terceira rodada do torneio, eliminando, inclusive, o russo Daniil Medvedev. Bia, atual semifinalista, vai estrear contra a italiana Elisabetta Cocciaretto.

Também foram definidos os adversários dos brasileiros que vieram do quali, e eles não terão vida fácil. Meligeni terá pela frente o três vezes finalista de Grand Slam e duas vezes finalista de Roland Garros Casper Ruud, que hoje em dia ocupa a sétima posição do ranking. Enquanto isso, Heide fará seu primeiro jogo em uma chave principal de Major contra o argentino Sebastian Baez, atual número 20 do mundo.

O adversário mais acessível veio para Monteiro, que vai pegar o sérvio Miomir Kecmanovic, que já foi derrotado pelo brasileiro em Roma neste ano. Pelo lado feminino, Pigossi terá parada dura ao enfrentar a ucraniana Marta Kostyuk. A chave principal de Roland Garros já tem jogos marcados para o próximo domingo (16).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *