Jorge Sampaoli Santos
Futebol Série B

Jorge Sampaoli presta homenagens ao Santos em seus 112 anos e se declara ao Peixe

O ex-técnico do Santos, Jorge Sampaoli, utilizou as redes sociais para homenagear o Peixe em seu aniversário de 112 anos. O treinador argentino que comandou o alvinegro praiano por uma temporada, desejou ao clube uma reconstrução digna para 2024 e fez declarações sobre sua passagem.

Contratado pelo Santos em dezembro de 2018, Sampaoli comandou a equipe até dezembro do ano seguinte, e levou o Peixe ao vice-campeonato brasileiro na Série A, conquistada pelo Flamengo de Jorge Jesus. Conhecido por implantar um estilo de jogo ofensivo por onde passou, o treinador rapidamente conquistou o torcedor santista, e produziu mais um elenco marcante dentre os que pisaram na Vila Belmiro na década de 2010.

Jorge Sampaoli prestando homenagem ao Santos
Jorge Sampaoli prestando homenagem ao Santos em seu perfil no Instagram – Foto: Reprodução.

Além do texto escrito em que se declara ao clube, Jorge Sampaoli divulgou um vídeo no qual lê um texto destacando a importância do Santos em sua carreira profissional. O argentino relembrou o estilo de vida que teve no litoral paulista, sobre o quanto foi abraçado pelos santistas durante sua passagem, e a força da Vila Belmiro.

Texto de Jorge Sampaoli em vídeo de homenagem ao Santos

O Santos foi fazer um pedido e realizá-lo.

Acho que os clubes servem para praticar um esporte e construir uma família. Em 2019, foi isso e muito mais. O Santos me convidou a conhecer o futebol de uma forma diferente. Permitiu que eu pegasse uma bicicleta e chegasse ao treino, acenando para os vizinhos.

É estranho se sentir parte de um lugar sem ser daquele lugar. Eu nem mesmo falava o idioma deles. Mas eles me abraçaram e não me largaram mais. Ver as crianças subindo em árvores para assistir aos treinos foi muito emocionante. Um desejo tão genuíno se torna uma força imbatível.

A Vila Belmiro é uma fortaleza. Como explicar um lugar que é impenetrável quando é pequeno? A resposta está no sentimento. No amor pela bola. Na convicção do bom gosto. Em fazer a alegria tomar a forma de uma bola futebol.

Agradeço ao Santos. Muito obrigado. Porque em sua imensa história guardou um lugar para eu ser feliz. E ser feliz no futebol é muito mais do que ganhar o campeonato.

Ao longo de sua passagem pelo Santos, Jorge Sampaoli comandou o Peixe durante 63 jogos, tendo vencido 35 partidas, empatado 13 e perdido 15. Sob seu comando, o alvinegro praiano marcou 102 gols e sofreu 55. Tendo assinado contrato para duas temporadas, Sampaoli deixou o clube em dezembro de 2019 ao pedir demissão, e moveu um processo na justiça, onde recebeu R$ 4,4 milhões referentes a férias, 13º salário, Fundo de Garantia e premiação pela classificação da equipe à CONMEBOL Libertadores de 2020.

Depois de deixar a baixada santista, Sampaoli teve outros desafios no Brasil, o Atlético-MG, onde conquistou seu único título no país, o Campeonato Mineiro, e o Flamengo, de onde saiu após polêmicas envolvendo sua comissão técnica e jogadores do elenco rubro-negro. Além da passagem pelo Rio de Janeiro, antes dela, o argentino também comandou o Olympique de Marseille na França, e o Sevilla na Espanha. Atualmente, se encontra sem clube.

Fundado em 14 de abril de 1912, o Santos completa hoje 112 anos de história, e é considerado um dos principais clubes da história do futebol brasileiro. Celeiro de craques como Pelé, Neymar e tantos outros, o Peixe vive nesse momento um período de reconstrução, buscando o acesso no Brasileirão Série B 2024. Na atual temporada, o Santos começa o ano com um vice-campeonato paulista diante do Palmeiras, oito anos depois de seu último título, e aposta no trabalho de Fábio Carille para voltar à primeira divisão nacional.

Foto: Maurício Rummens/Estadão Conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *