20240405 014155
Futebol Libertadores

São Paulo sofre com lesões e perde para Talleres na Argentina pela Libertadores

Nesta quinta-feira (4), o São Paulo viajou até a Argentina para enfrentar o Talleres em jogo válido pela primeira rodada da Libertadores. A equipe brasileira conheceu sua primeira derrota nesta edição do torneio, após sofrer com as lesões de Rafinha, Lucas e Wellington Rato. Com um jogador a menos nos minutos finais da primeira etapa, o time acabou sofrendo o primeiro gol do jogo. Logo no início do segundo tempo, levou o segundo gol, mas conseguiu descontar com Luciano em um jogo sem brilho da equipe paulista.

O Talleres sai na frente no grupo e agora é o líder isolado devido ao empate entre Barcelona e Cobresal. Os argentinos fizeram um belo jogo em casa e se impuseram aos visitantes. A equipe deve brigar pela liderança do grupo sem muitas dificuldades. A equipe vice-campeã argentina no ano passado deve complicar a vida dos tricolores no restante da campanha. Para o São Paulo, que somente treinava após eliminação precoce no Campeonato Paulista há 17 dias, a pressão sobre o técnico Thiago Carpini deve aumentar após a decisão polêmica na primeira etapa.

Primeira etapa de lesionados

A Libertadores sempre é uma competição perigosa, principalmente em sua primeira fase. As equipes “cabeças de chave” jogam sempre fora de casa e, como normalmente estão em começo de temporada, a imprevisibilidade torna a primeira jornada imprevisível. Nesta edição, apenas o Atlético Mineiro venceu na primeira rodada, com os empates de Flamengo e Palmeiras, Fluminense e as derrotas de Grêmio e Botafogo. O São Paulo foi até Córdoba ser o último brasileiro a estrear nesta edição e com uma tarefa complicada, pois a equipe argentina é um oponente bem organizado, principalmente em casa.

Ambas as equipes começaram em ritmo devagar. As primeiras chances foram argentinas e somente após a marca de 10 minutos, a equipe do Talleres tinha mais posse e dominava os brasileiros. Porém, ambas erravam muitos passes, e o São Paulo tinha grande dificuldade em se organizar em campo, sentindo a falta de Calleri e sem boa partida de James e Lucas, além da estreia apagada de André Silva.

Aos 16 minutos da primeira etapa, após dividida, Rafinha caiu em campo, e Carpini foi obrigado a tirá-lo para entrada de Wellington, gastando sua primeira janela de substituição aos 19 minutos. O que já parecia não ser o cenário ideal piorou quando, em uma disputa de bola, Lucas sentiu lesão muscular aos 28 minutos e também saiu para entrada de Ferreirinha, era a segunda janela. Então, após mexer na equipe obrigado, o São Paulo até equilibrou mais a partida aos 40 minutos, e o jogo ficou mais aberto, até que ocorreu a polêmica decisão.

Aos 44 minutos, Wellington Rato sentiu dores no pé e caiu em campo. Carpini se viu em um dilema: tirar o lateral e gastar sua terceira janela e somente poder modificar durante o intervalo, ou tirar Rato da partida e esperar o intervalo para mudar a equipe e guardar sua última janela de substituição. O técnico optou por retirar Rato, que foi carregado para o lado de fora e por lá ficou. Sendo assim, o São Paulo jogou os 8 minutos de acréscimos com um jogador a menos, esperando o intervalo para mexer. Porém, foi aí que o Talleres partiu para cima e primeiro perdeu uma chance incrível com Ramiro Ruiz (que também entrou na primeira etapa por lesão de Sosa), que isolou uma tentativa de voleio aos 47.

Então, aos 50 minutos, após uma bola roubada em uma saída errada do São Paulo, Catálan tabelou e entrou na área tocando para o próprio Ramiro Ruiz, que girou e chutou forte no canto direito, a bola bateu nas duas traves e entrou, em um belo gol. Os argentinos usaram a superioridade numérica e abriram o placar, 1×0, e fim da primeira etapa.

São Paulo tenta buscar o resultado

No intervalo, Carpini finalmente tirou W. Rato, porém, já era tarde, e o resultado já não era favorável. Teriam que ir buscar o resultado e, desta forma, Erick entrou para tentar ser mais ofensivo. Porém, o

tiro saiu pela culatra, e logo aos 7 minutos, após um lançamento longo da defesa do Talleres, Rúben Botta pegou um rebote de Diego Costa, fintou Arboleda e bateu rasteiro no canto esquerdo de Rafael para ampliar o placar para os donos da casa, 2×0 Talleres.

Havia muita expectativa pela partida de estreia de James na Libertadores pelo São Paulo, com a notícia de última hora de sua titularidade aumentando a pressão no meia. Ele até tentou em alguns momentos, porém o coletivo do São Paulo não estava em seu melhor dia, e assim ele saiu para entrada de Luciano aos 18 minutos. Aquela última janela guardada por Carpini ao tirar Rato e deixar a equipe com um jogador a menos, podemos dizer que fez efeito porque apenas 3 minutos em campo foram suficientes para Luciano marcar o gol que deu esperanças à torcida tricolor, aos 20 minutos. Galoppo, que entrou junto com Luciano, arriscou um chute de longa distância rasteiro na esquerda, a bola bateu na trave e voltou no pé de Luciano, que só empurrou para o gol, 2×1 Talleres.

O São Paulo tentou correr atrás do empate, porém encontrou uma defesa bem postada e forte. Apenas conseguiu outra chance aos 82 com Luciano, que foi parada na saída do goleiro. A equipe se desorganizou e cansou, abrindo espaços para os perigosos contra-ataques do Talleres. Não demonstrava sinais que iriam buscar o empate, e aos 94 minutos, no último minuto de jogo após um escanteio, o estreante André Silva teve a chance do empate tão esperado. Apareceu sozinho na área e cabeceou firme para o canto direito do gol, era o roteiro perfeito, estragado por Guido Herrera que defendeu na linha e salvou a vitória dos argentinos.

FT: Talleres 2-1 São Paulo

Análise do jogo

O São Paulo entra em sua pior fase na temporada, eliminado no Paulista, acabou caindo na armadilha da primeira rodada fora de casa da Libertadores, que sempre é cruel com as equipes com falta de ritmo. A equipe treinou por 17 dias e pelo que mostrou em campo precisaria de mais 17 para poder ter bom nível de jogo, foi dominado pelo Talleres e apesar de ser a primeira vez que tem três atletas lesionados na primeira etapa pagou caro pela falta de ritmo de jogo, se mostrou cansar facilmente e sofrer bastante sem Lucas e Calleri, faltou James também que em meio a polêmica de sua quase saída ficou e teve um voto de confiança de Carpini, confiança essa que o próprio treinador começa a perder após ter uma escolhido errado a abordagem ao fim da primeira etapa ao jogar 8 minutos com um jogador a menos, a torcida agora volta a criticar o promissor técnico, agora é corrigir rota pra a estreia do brasileirão e a segunda rodada da Libertadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *