Nesta terça-feira (14), João Fonseca (45º) fez a sua estreia no ATP 250 de Bruxelas. Essa é a primeira vez que o brasileiro é cabeça de chave em um torneio, sendo o cabeça de chave 7. No entanto, não fez uma excelente partida e sofreu, principalmente, com o seu saque durante todo o confronto.
Como já perdeu na estreia, não joga mais nessa semana e volta às quadra apenas no ATP 500 de Basileia.
Estreia de João Fonseca
Em seu retorno às quadras, após mais de um mês de pausa, João Fonseca enfrentou Botic van de Zandschulp (86º). Fazendo um jogo abaixo do esperado, o 45º do ranking teve grande dificuldade com o serviço. Em todo o confronto, apenas 58% do 1º saque entrou em quadra, ganhando somente 66%.
Não só isso, mas também teve problemas na devolução. Nesse caso, o holandês esteve muito bem e, apesar de ter se perdido em alguns momentos, logo conseguia voltar. Assim, buscou viradas dentro dos sets e ficou com a vitória, com parciais de 5/7 e 6/7 (2).
No primeiro set, os três primeiros games foram tranquilos para o sacador, com o tenista que devolvia somando apenas um ponto ou nenhum. Mas o carioca começou a ter problema no quarto game. Apesar de não enfrentar break points, houve dois deuce, chegando a assustar um pouco.

João não se abalou e fez ótimo game na sequência, buscando a primeira quebra e ficando na frente. Sem fazer uma partida de todo ruim, se mantinha vivo nas trocas de bola. Contudo, nenhum tenista na ATP consegue algo sacando mal, e esse foi o caso do n.º 1 do Brasil.
No oitavo game, foi quebrado de zero e o placar ficou empatado. Precisando vencer o último game, João se complicou, mais uma vez, com o seu serviço. Com nove situações de 40-40, ainda chegou a salvar cinco set points. Entretanto, no sexto, veio nova quebra e o primeiro set foi para o adversário.
Sempre desconfortável ao sacar, Fonseca ainda se segurava na troca com o oponente. Contudo, jogar ‘sem saque’ em um confronto de hard indoor fica quase impossível. E o serviço do brasileiro em nada machucava Van de Zandschulp, que conseguiu alguns winners de devolução.
Mesmo assim, João Fonseca aproveitou um momento abaixo do holandês para quebrar primeiro. O problema é que, chegando a desperdiçar um set point, foi quebrado mais uma vez. No segundo set, no entanto, a disputa foi para o tie break, onde o serviço é de extrema importância. Sem conseguir calibrar o saque, ficou 5 a 0 atrás e sofreu a derrota.

Fonseca na gira indoor
No fim da temporada, João Fonseca só terá torneios em quadra duras fechadas. A gira europeia hard indoor ainda conta com o Masters 1000 de Paris, onde o brasileiro já está confirmado. Com a derrota na estreia do ATP 250 de Bruxelas, agora parte para a preparação do ATP 500 de Basileia.
Na Suíça, a chave principal começa a ser disputada na próxima segunda-feira (20). Ainda não foram feitos os sorteios, mas já conta com a confirmação de diversos tenistas do top 20 do ranking da ATP. Uma semana depois, inicia a última disputa de um Masters 1000 em 2025, em Paris.
Por fim, Fonseca irá terminar seu calendário no ATP 250 de Atenas. Novak Djokovic, um dos responsáveis pela realização do torneio na Grécia, também já está confirmado na competição.
Foto: Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images



