CBF brasileirão
Futebol Brasileirão Seleção Brasileira

Seleção e times brasileiros podem ser suspensos pela FIFA

No último domingo, 24, a FIFA ameaçou suspender a Seleção e todos os times brasileiros das competições internacionais caso a intervenção na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) leve a novas eleições para presidente da entidade.

Em carta, a FIFA afirmou que a CBF poderá ser suspensa se não atender ao seu pedido de espera e, em vez disso, realizar uma eleição rápida para substituir Ednaldo Rodrigues como presidente de qualquer maneira.

Um tribunal do Rio de Janeiro destituiu Rodrigues e todos os seus indicados na CBF do cargo no dia 7 de dezembro devido a irregularidades em sua eleição no ano passado. Os dois tribunais superiores do Brasil mantiveram essa decisão na semana passada.

Historicamente, a FIFA rejeita a interferência governamental e de terceiros nas suas federações-membro, o que, em última análise, poderia deixar o Brasil fora das principais competições até que a crise seja resolvida. Além disso, atrapalha as chances do país sediar a Copa do Mundo feminina de 2027, assim como a possível chegada de Carlo Ancelotti no próximo ano.

Carta

Confira parte da carta assinada por Kenny Jean-Marie, da FIFA, diretor da associação de seus membros, e pelo vice-secretário-geral da CONMEBOL, Monserrat Jiménez Garcia.

“A FIFA e a CONMEBOL gostariam de enfatizar fortemente que, até que tal missão seja realizada, nenhuma decisão que afete a CBF, incluindo quaisquer eleições ou convocação de eleições, será tomada. Caso isso não seja respeitado, a FIFA não terá outra opção senão submeter o assunto ao seu órgão de tomada de decisão relevante para consideração e decisão, o que também pode incluir uma suspensão.

“Por uma questão de ordem, gostaríamos também de sublinhar que, caso a CBF fosse eventualmente suspensa pelo órgão competente da FIFA, perderia todos os seus direitos de adesão com efeito imediato e até que a suspensão fosse levantada pela FIFA. que representantes da CBF e equipes de clubes não terão mais o direito de participar de qualquer competição internacional enquanto ela estiver suspensa.”

(Foto: CBF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *